Trofoblasto

PUBLICIDADE

Definição

Trofoblasto são as células periféricas do blastocisto, que ligam o zigoto (óvulo fertilizado) à parede uterina e se tornam a placenta e as membranas que nutrem e protegem o organismo em desenvolvimento. A camada celular interna é o citotrofoblasto e a camada externa é o trofoblasto.

O que é o Trofoblasto?

Um trofoblasto é uma camada de células que compreende a camada externa de um blastocisto, um aglomerado celular que acabará por se transformar em um embrião.

O trofoblasto desempenha um papel importante na implantação e desenvolvimento embrionário e as células que ele contém estão entre as primeiras a começar a se diferenciar à medida que um óvulo fertilizado começa a se dividir para produzir um embrião.

Em última análise, essas células se desenvolvem na placenta, a interface entre feto e mãe projetada para fornecer um canal para nutrientes e produtos residuais.

Quatro a seis dias após a fertilização, o trofoblasto começa a se formar.

Essas células se organizam ao longo do exterior do blastocisto em desenvolvimento e começam a secretar hormônios destinados a preparar o endométrio, o revestimento do útero, para o implante. Inicialmente, o blastocisto se acumula no útero, até que o trofoblasto se conecte com sucesso ao revestimento e implantes uterinos.

O trofoblasto pode começar a se dividir e se diferenciar para criar a placenta.

Várias coisas podem dar errado nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário.

As células podem não conseguir se dividir, interrompendo o desenvolvimento ou podem ocorrer erros fatais de divisão.

Às vezes, o blastocisto não consegue implantar e vai parar de se desenvolver como resultado de não ter acesso aos nutrientes. Uma vez implantadas, exposições ambientais e uma ampla variedade de outros fatores podem interferir no desenvolvimento bem-sucedido.

Trofoblasto
A camada externa de um blastocisto é conhecida como trofoblasto

Após o parto, a placenta é expressa e pode ser descartada. É importante remover a totalidade da placenta do útero para limitar os riscos de infecção e outras complicações relacionadas ao material placentário retido. Há também preocupações sobre sangramento uterino e outras complicações após o parto, exigindo consultas médicas de acompanhamento para procurar sinais de complicações.

As células trofoblásticas podem se tornar cancerosas. Às vezes, um embrião não se desenvolve e as células trofoblásticas continuam a se dividir em uma gravidez molar, e se as células trofoblásticas são deixadas para trás após o parto, elas podem se transformar em um tumor trofoblástico. Conhecida como doença trofoblástica gestacional, essas anormalidades do desenvolvimento celular às vezes são benignas e às vezes não. A biópsia das células é necessária para aprender mais sobre as origens do crescimento e seu nível de malignidade.

Assim como outras células envolvidas no desenvolvimento embrionário, as células trofoblásticas são um tema de interesse para os pesquisadores. Os cientistas estão interessados em estudar o modo como as células sinalizam entre si à medida que o feto se desenvolve e também observam o que acontece de errado com o desenvolvimento embrionário. Esta pesquisa pode ser aplicada à infertilidade e a uma variedade de outras questões médicas.

Trofoblasto – Blastocisto

Blastocisto, um estágio distinto de um embrião de mamíferos.

É uma forma de blástula que se desenvolve a partir de um aglomerado de células berrantes, a mórula.

Uma cavidade aparece na mórula entre as células da massa celular interna e a camada envolvente. Esta cavidade fica cheia de fluido.

O blastocisto difere da blástula por ser composto por dois tipos celulares já diferenciados, a massa celular interna e a camada envolvente.

Outra diferenciação produz uma fina camada de células, chamada hipoblasto, entre a massa celular interna e a cavidade. Estas células contribuem para a formação do endoderma embrionário, do qual derivam os tratos respiratório e digestivo.

A camada envolvente é agora referida como o trofoblasto. Não contribui diretamente para a formação do embrião, mas serve para estabelecer uma conexão com o útero materno. É um precursor da placenta.

Resumo

Do Grego, trophe = “nutrição” e blast = uma célula primordial.

No desenvolvimento inicial, a camada de trofectoderma externa do blastocisto gerará todos os tipos de células trofoblásticas extra-embrionárias: citotrofoblasto, sincitiotrofoblasto, coluna trofoblástica e células trofoblásticas extra-vilositárias. Estas células têm uma contribuição importante para os tecidos extra-embrionários (placenta e membranas fetais) e processos de desenvolvimento inicial (implantação, implantação e suporte endócrino da gravidez).

Em humanos, na primeira semana, a formação de blastocistos na camada externa de células (adjacente à zona pelúcida) forma uma camada epitelial de células escamosas plana, a camada de trofectoderme.

A segunda semana após a eclosão do blastocisto, a camada de trofoblasto está envolvida com a adesão inicial à parede uterina e subsequente implantação dentro da parede. Durante este período, a camada de trofoblasto prolifera e se diferencia em duas camadas distintas (sincititrofoblasto e citotrofoblasto).

Após a implantação, as células trofoblásticas continuam a contribuir para a placenta. O diagnóstico pré-natal por amostragem invasiva das vilosidades coriônicas e a coleta de amostras de células cervicais não invasivas utilizam principalmente o DNA dessas células.

História

Ambrosius Arnold Willem Hubrecht (1853 – 1915)
Ambrosius Arnold Willem Hubrecht (1853 – 1915)

O nome “Trofoblasto” foi usado pela primeira vez por Ambrosius Arnold Willem Hubrecht (1853 – 1915) na reunião do Congresso Anatômico de Wiirzburg em 1888.

Sua definição mais antiga é encontrada no relatório daquela reunião nos números 17 e 18 do Anatomischer Anzeiger, Bd. III “Nós lemos, a respeito de uma fase muito inicial do ouriço (p. 510): ” Para esta camada externa (epi plástica) é o nome trofoblasto escolhido.”

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/embryology.med.unsw.edu.au/discovery.lifemapsc.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.