PUBLICIDADE
Definição
A sacarose é um açúcar dissacarídeo, o que significa que é composta de duas unidades de açúcar monossacarídeo.
No caso da sacarose, as duas unidades são glicose e frutose.
O nome sacarose vem da palavra francesa para açúcar: sucre.
O sufixo -ose é sempre usado para açúcares.
Sacarose – Açúcar
A sacarose é simplesmente açúcar de mesa. É uma forma de açúcar que o corpo precisa decompor em uma forma mais simples antes que o sangue possa absorvê-lo e levá-lo às células para combustível.
A sacarose é um açúcar não redutor e é composta por uma unidade de d-glicose e uma unidade de d-frutose.
O que é sacarose?
Sacarose é o termo apropriado usado para descrever o açúcar.
Dois açúcares simples, glicose e frutose, são combinados para formar o carboidrato complexo conhecido como sacarose.
O complexo carboidrato de sacarose também é um dissacarídeo, um termo sofisticado que significa simplesmente um carboidrato composto de dois monossacarídeos, que neste caso são glicose e frutose.
Independentemente do que é chamado, a sacarose é usada para adoçar os alimentos e aumentar o consumo de energia do consumidor.
O corpo humano decompõe carboidratos para obter energia, que todas as pessoas precisam para continuar funcionando. O corpo deve quebrar esses carboidratos em glicose, também conhecido como açúcar no sangue.
O corpo absorve a glicose encontrada nos alimentos e converte os outros carboidratos em glicose.
Quando o corpo decompõe a complexa sacarose de carboidratos, encontrada em muitos alimentos, absorve a glicose e metaboliza a frutose, que pode ser armazenada no corpo.
O açúcar cria um rápido impulso de energia porque é fácil e rapidamente absorvido pela corrente sanguínea.
Existem dois tipos principais de açúcar: marrom e branco.
O açúcar branco é criado a partir da cana ou beterraba. Ele pode consistir apenas de cristais muito finos, cristais de tamanho médio ou ser embalados em cubos de açúcar.
Os cristais finos são melhores para cozinhar, porque dissolvem o mais rápido e são fáceis de mexer.
Cubos de açúcar e açúcar com cristais de tamanho médio são normalmente usados na mesa de jantar quando o açúcar é necessário para adicionar a uma bebida ou polvilhar sobre uma sobremesa.
O açúcar mascavo é simplesmente açúcar branco, com uma quantidade muito pequena de melaço adicionada. A única diferença é a coloração marrom e o açúcar marrom pode parecer mais úmido que o açúcar branco.
O açúcar mascavo pode ser substituído no lugar do açúcar branco durante o cozimento. Existe uma forma de açúcar mascavo que difere ligeiramente do açúcar branco, que é conhecido como açúcar mascavo natural.
É feito de açúcar bruto e naturalmente tem uma cor marrom, em vez de obter a cor do melaço.
Muitos ouviram dizer que o açúcar pode levar a cáries nos dentes. Enquanto o açúcar em si não causa cáries, não escovar depois de comer açúcar ou outros alimentos.
Uma criança com cáries pode estar consumindo muito açúcar e não escovando os dentes regularmente.
Outros efeitos do açúcar no corpo estão sendo estudados atualmente. Embora ainda esteja sendo pesquisado, muitos estudos estão demonstrando que o açúcar pode não ter um efeito significativo na forma como as crianças hiper são como se acreditava.
Sacarose – Açúcar
A sacarose, comumente conhecida como “açúcar de mesa” ou “açúcar de cana”, é um carboidrato formado a partir da combinação de glicose e frutose.
A glicose é o carboidrato simples formado como resultado da fotossíntese.
A frutose é quase idêntica, exceto pela localização do oxigênio com dupla ligação.
Ambas são moléculas de seis carbonos, mas a frutose tem uma configuração ligeiramente diferente.
Quando os dois se combinam, eles se tornam sacarose.
As plantas usam sacarose como uma molécula de armazenamento.
Para energia rápida, as células podem armazenar o açúcar para uso posterior.
Se acumular demais, as plantas podem começar a combinar os açúcares complexos, como a sacarose, em moléculas ainda maiores e mais densas, como os amidos.
Essas moléculas e lipídios oleosos são os principais produtos químicos de armazenamento usados pelas plantas. Por sua vez, os animais comem esses açúcares e amidos, os transformam novamente em glicose e usam a energia dentro dos laços de glicose para alimentar nossas células.
A sacarose tem sido um açúcar importante para os seres humanos porque é fácil de extrair de plantas como cana e beterraba.
Essas plantas tendem a armazenar um excesso de açúcar e, a partir disso, produzimos a maioria do açúcar que usamos.
Mesmo a maioria dos adoçantes “naturais”, que alegam ser mais saudáveis que a sacarose, são simplesmente uma versão diferente da glicose combinada de maneira diferente pelas plantas.
Sacarose – Fórmula
C12H22O11
Sacarose – Fórmula
Fonte: study.com/www.webmd.com/www.adriennesmillie.com.au/www.wisegeek.org/biologydictionary.net/www.sciencedirect.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/chem.libretexts.org