PUBLICIDADE
Roxinho – O que é
Roxinho, Peltogyne angustiflora, é uma árvore caducifólia com copa densa; pode crescer de 15 a 25 metros de altura. O tronco cilíndrico reto pode ter de 40 a 60 cm de diâmetro.
A árvore produz uma madeira de alta qualidade e muitas vezes é colhida na natureza. Tem uma coroa ornamental e, por isso, às vezes também é cultivada em jardins, etc.
A madeira é de textura fina, moderadamente pesada, dura, com alto grau de resistência aos ataques de organismos comedores de madeira. Fácil de trabalhar e de alta qualidade, é usado para marcenaria de luxo, piso de parquete, tacos de bilhar, rolamentos de madeira, etc; e para fins externos, como postes, travessas ferroviárias, pontes, construção de casas, etc
Características
Espécie com 15 a 25 m de altura, com tronco liso de 40 a 60 cm de diâmetro.
Folhas compostas de 2 folíolos glabros de 8 a 15 cm de comprimento por 3 a cm de lagura. Um Kg de sementes contém aproximadamente 700 unidades.
Habitat – Mata Atlântica
Propagação – sementes
Madeira
Moderadamente pesada, dura, fácil de trabalhar, com alta resistência ao ataque de xilófagos. Cerne de coloração roxa, escurecendo com a exposição ao ar, tronco diferenciado, branco-amarelado. Textura fina. Grã irregular. Superfície lisa ao tato e de brilho atenuado. Cheiro e gosto imperceptível.
Durabilidade: Cerne altamente resistente a ataque de fungos apodrecedores, muito resistente a cupins de madeira seca, mas pouco reistente a brocas marinhas
Utilidade
A madeira é utilizada em marcenaria fina, para construções externas, como postes, dormentes, moirões, cruzetas, porteiras, pontes, construção civil, caibros, vigas, ripas, guarnições, tacos, tábuas, assoalhos, na confecção de tacos de bilhar, mancais, cubos de rodas, carrocerias, esquadrias, etc.
Pode ser usada em paisagismo e na regeneração de áreas degradadas.
Florescimento – outubro a dezembro
Frutificação – setembo a outubro
Roxinho – Classificação
Nome científico: Peltogyne angustiflora ou Peltogyne paniculata
Família: Caesalpiniaceae
Ocorrência – sul da Bahia até São Paulo
Outros nomes – pau roxo, guarabu, barabu, gurabu
Roxinho – PAU-ROXO
Nome Científico: Peltogyne recifencis Ducke.
Família: Caesalpiniaceae
Outros nomes e Espécies Afins: Pau-roxo, Roxinho, Barabú e Guarabú. Algumas outras espécies do gênero Peltogyne (P. paradoxa, P. maranhensis) possuem madeira com características semelhantes.
Árvore:
Altura Comercial: 12,0 m;
Diâmetro (DAS): 59,70 cm;
Tronco: retilíneo;
Altura da sapopema: de 1,50 até 3,90 m
Descrição da Árvore
Varia em tamanho, comumente alcança de 38 a 45 m de altura com diâmetro acima de 1,2 m, mais usualmente 0,4 a 0,6 m. Tronco reto e limpo por 15 m ou mais, acima das sapopemas, que podem atingir até 3 m de altura.
Características da Madeira
Madeira muito pesada e dura; cerne de cor roxa, escurecendo com a exposição ao ar; alburno diferenciado, branco-amarelado; textura fina; grã irregular; superfície lisa ao tato e de brilho atenuado; cheiro e gosto imperceptível.
Região de Ocorrência: Matas pluviais de terras altas da região costeira de Pernambuco. As diversas espécies do género Peltogyne ocorrem desde o México até a região Sudeste no Brasil, passando pela parte Norte da mata Amazônica. Usualmente são encontradas em matas altas.
Propriedades Físico-Mecânicas: A madeira de Pau-roxo é muito pesada e com alta resistência mecânica, possuindo média retratibilidade.
Comportamento Durante a Secagem: De secagem ao ar fácil a moderada, com pequena incidência de rachaduras e empenamentos. A secagem artificial é reportada como sendo rápida e com poucos defeitos.
Trabalhabilidade: A madeira de Pau-roxo é moderadamente dificil de se trabalhar manualmente ou com máquinas, pois exsuda uma resina gomífera quando aquecida. É relatada como sendo de fácil colagem e de bom acabamento.
Indicações de Uso: Construções externas, postes, dormentes, viga, caibros, esteios, tacos para assoalho, construção naval, carroceria, torneados, tacos de bilhar, mobiliário.
Durabilidade Natural: A madeira de PAU-ROXO, é considerada de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos.
Principais Aplicações
A madeira de PAU-ROXO, pode ser de durabilidade e resistência mecânica altas, é indicada para construções externas, postes, dormentes, cruzetas; em construção civil; como vigas, caibros, ripas, guarnições, esteios, tacos para assoalhos; em construção naval; vagões, carrocerias, tornearia, tacos de bilhar, esquadrias, peças de adorno etc.
Roxinho – Fotos
Roxinho
Pau Roxo ( Arvore)
Roxinho – Tora
Pau-roxo
Roxinho – Madeira
Roxinho – Madeira
Fonte: www.vivaterra.org.br/tropical.theferns.info/www.madsaopaulo.com.br/www.madeiras.cc
Redes Sociais