Puericultura

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Puericultura – O que é

Puericultura é a ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento. Mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

O pensamento orientado para os cuidados e a prevenção de doenças na infância começa bem antes do nascimento, e até bem antes da fecundação do óvulo.

Puericultura, como toda ciência médica, está constantemente em desenvolvimento. Diariamente os cientistas trazem à tona novas informações pertinentes ao universo pediátrico ou peri-natal.

Puericultura é a área da pediatria que se dedica ao atendimento diferenciado de crianças e adolescentes, com a finalidade de proteger o crescimento e desenvolvimento contra os agravos à saúde que podem comprometê-los.

Puericultura – Calendário de frequência e regularidade

Lactente 0-2 anos: 1ª semana/1 mês/2 meses/3 meses/4 meses/5 meses/6 meses/9 meses/12 meses/15meses/8 meses

Pré-escolar 2-4 anos: 24 meses/30 meses/36 meses/42 meses/48 meses

Escolar 5-10 anos: 5 anos/6 anos/7 anos/8 anos/9 anos/10 anos

Adolescente 11-19 anos: 11 anos/12 anos/13 anos/14 anos/15 anos/16 anos/17 anos/18 anos/19 anos

Puericultura – Saúde

Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.

É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.

Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais frequentes. Em cada consulta o pediatra vai pedir informações de como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, condições de higiene, seu cotidiano.

O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência.

Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.

Por que o cuidado infantil é importante?

Puericultura

Definido de forma ampla, o termo cuidado infantil inclui todos os tipos de educação e cuidados fornecidos para crianças pequenas.

O termo também é usado mais especificamente para o cuidado suplementar de crianças desde o nascimento até a idade de oito anos por outras pessoas que não os pais.

cuidado infantil é usado por vários motivos e os programas variam de acordo com o número e a idade das crianças, o motivo pelo qual o cuidado é usado, a preparação e o status dos cuidadores e o local do cuidado.

A terminologia varia em diferentes países, embora possa haver preocupações semelhantes quanto a baixos salários e status e treinamento insuficiente para professores.

Os dois principais objetivos dos programas para a primeira infância são cuidados e educação. A maioria das famílias hoje usa creches enquanto estão empregadas ou realizando outras atividades.

Muitos programas incluem um componente educacional, baseado em um crescente corpo de pesquisas que documenta a importância das experiências iniciais das crianças para seu desenvolvimento saudável e sucesso acadêmico.

Um grande número de programas se originou da preocupação com as crianças que vivem na pobreza e que podem estar em risco de sucesso na escola e na vida adulta.

Os programas também podem incluir um componente para os pais projetado para educar os pais por meio de sua participação nas atividades dos filhos.

Puericultura – Cuidado infantil


Puericultura

cuidado infantil, também conhecido como creche, é o cuidado e supervisão de uma criança ou várias crianças ao mesmo tempo, cujas idades variam de duas semanas a vinte anos.

cuidado infantil é a ação ou habilidade de cuidar das crianças por uma creche, babá, babá, professores ou outros provedores. O cuidado infantil é um tópico amplo que cobre um amplo espectro de profissionais, instituições, contextos, atividades e convenções sociais e culturais. O cuidado da primeira infância é um componente igualmente importante e frequentemente esquecido do desenvolvimento infantil.

Os prestadores de cuidados infantis podem ser os primeiros professores das crianças e, portanto, desempenham um papel integral nos sistemas de educação infantil.

Cuidados de qualidade desde tenra idade podem ter um impacto substancial no sucesso futuro das crianças. O foco principal do cuidado infantil é o desenvolvimento da criança, seja ele mental, social ou psicológico.

Na maioria dos casos, as crianças são cuidadas pelos pais, tutores legais ou irmãos. Em alguns casos, também é visto que as crianças cuidam de outras crianças.

Esse cuidado informal inclui orientação verbal e outros treinamentos explícitos sobre o comportamento da criança e geralmente é tão simples quanto “ficar de olho” nos irmãos mais novos.

O cuidado facilitado por crianças com idades semelhantes cobre uma variedade de efeitos psicológicos e de desenvolvimento tanto para os cuidadores quanto para os responsáveis.

Isso se deve ao fato de seu desenvolvimento mental estar em um caso particular de não ser capaz de progredir como deveria ser na sua idade.

Este papel de cuidar também pode ser assumido pela família extensa da criança. Outra forma de cuidado infantil que está crescendo em contraste com o cuidado familiar é o cuidado infantil em centros.

Em vez da prestação de cuidados familiares, essas responsabilidades podem ser atribuídas a cuidadores pagos, orfanatos ou lares adotivos para fornecer cuidados, habitação e educação.

Os cuidadores profissionais trabalham no contexto de um centro de cuidados (incluindo creches, creches, pré-escolas e escolas) ou de um cuidado domiciliar (babás ou creche familiar).

A maioria das instituições de cuidados infantis disponíveis exige que os prestadores de cuidados infantis tenham amplo treinamento em primeiros socorros e sejam certificados em curso de Primeiros Socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Além disso, verificações de antecedentes, testes de drogas em todos os centros e verificação de referências são normalmente um requisito.

O cuidado infantil pode consistir em ambientes de aprendizagem avançados que incluem a educação infantil ou o ensino fundamental.

O objetivo do programa de atividades diárias deve ser promover o progresso incremental do desenvolvimento em um ambiente saudável e seguro e deve ser flexível para capturar os interesses das crianças e as habilidades individuais das crianças.

Em muitos casos, o provedor de cuidados infantis apropriado é um professor ou pessoa com formação educacional em desenvolvimento infantil, o que requer um treinamento mais focado, além das habilidades básicas comuns típicas de um cuidador infantil.

Além dessas opções licenciadas, os pais também podem optar por encontrar seu próprio cuidador ou organizar trocas/trocas de creches com outra família.

Fonte: www.docsystems.med.br/www.unimedlondrina.com.br/family.jrank.org/www.ebc.com.br/www.pixtastock.com

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