PUBLICIDADE
Protostômios – O que são
Um tipo de classificação que é levada em conta quando se fala em biologia, é aquela que ocorre durante o desenvolvimento embrionário, pois ajudam a diferenciar os grupos de animais.
Durante este período os mesmos passam por vários processos até estarem completamente formados.
A mórula é o primeiro estágio de desenvolvimento embrionário, caracterizada por um aglomerado de células que se dividem. Logo depois surge a blástula e a gástrula. Na blástula ocorre a secreção de líquidos, além de formar uma cavidade chamada blastocele, que vai ser o futuro líquido amniótico.
Posteriormente a blástula se forma a gástrula, que é caracterizada pela formação dos folhetos embrionários, onde ocorre o início da diferenciação celular, e se dá nesta fase o surgimento do blastóporo, primeira abertura embrionária ao meio externo, sendo este que vai determinar a classificação do animal em protostômio ou deutorostômio. Divisão esta que será baseada na estrutura que será formará a partir do mesmo.
Protostômios
Protostômios: o blastóporo que é a entrada da gástrula, como pode ser visto na ilustração acima, é responsável por dá origem à boca.
Protostômios: qualquer um de um grupo importante de animais definido por seu desenvolvimento embrionário, no qual a primeira abertura no embrião se torna a boca. Nesse estágio de desenvolvimento, a especialização posterior de qualquer célula embrionária já foi determinada. Os protostômios são um dos dois grupos de animais que possuem uma verdadeira cavidade corporal (celoma) e acredita-se que compartilhem um ancestral comum. Eles incluem os moluscos, anelídeos e artrópodes.
Nos animais denominados protostômios o blastóporo dá origem inicialmente à boca do animal, depois ao orifício excretor. São considerados seres mais primitivos.
Principais Características
Clivagem: espiral
Blastóporo: origina primeiro a boca
Celoma: formação esquizocélica
Exemplos:Vermes, artrópodes, moluscos.
Deuterostômios: possuem desenvolvimento inicial igual aos protostômios, por meio de um aglomerado de células chamado mórula, onde começam as divisões celulares. Durante a gástrula surge o blastóporo, primeira abertura embrionária, porém neste grupo o blastóporo dará origem ao orifício excretor, ou seja, o orifício excretor se forma antes da boca, que sua formação será a partir de outra abertura, localizada esta no arquêntero.
Principais Características
Clivagem: radial
Blastóporo: origina primeiro o orifício excretor
Celoma: formação enterocélica
Exemplos:cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), equinodermos (estrela-do-mar).
Protostômios – Origem
O termo Protostomia (do grego “proto”, que significa primeiro, e “estoma”, que significa boca) foi cunhado pelo biólogo Karl Grobben em 1908.
Ele distingue um grupo de animais invertebrados com base no destino do blastóporo (a primeira abertura do trato digestivo inicial) durante o desenvolvimento embrionário.
Os animais nos quais o blastóporo se torna a boca são chamados de protostômios; aqueles nos quais a boca se desenvolve após a abertura exterior do tubo digestivo são chamados de deuterostômios (do grego “deutero”, que significa segundo, e “estoma”, que significa boca).
Fonte: Camila Correia