Plantas Carnívoras

PUBLICIDADE

Plantas Carnívoras – O que são

As plantas carnívoras são plantas que prendem alimentos por meio de uma armadilha de queda embutida nelas por meio de um projeto evolutivo. Eles podem ser encontrados nas Américas, bem como na África, Ásia e Austrália e geralmente crescem em pântanos, pântanos e áreas de solo ácido e alagado.

As plantas carnívoras são definidas como plantas que atraem, capturam, digerem e absorvem os sucos corporais de presas.

Tais plantas possuem diversas formas, tamanhos e métodos para capturar e digerir animais, tais como: insetos, aracnídeos, moluscos (caracóis e lesmas), minhocas e pequenos vertebrados.

Diversos tipos de plantas possuem estruturas de atração de insetos, como folhas coloridas, flores que produzem secreções doces como o néctar.

As plantas carnívoras são plantas com flores predatórias que matam animais para obter nutrição de seus corpos.

Outras como as plantas carnívoras podem enredar e matar pequenos animais usando pelos pegajosos, espinhos, folhas em concha, líquidos venenosos ou uma combinação dessas táticas. Em alguns casos, sabe-se que os sucos de animais mortos podem ser absorvidos pelas superfícies das folhas das plantas. No entanto, apenas plantas carnívoras verdadeiras têm a capacidade de obter nutrientes de presas de animais.

Plantas CarnívorasPlantas Carnívoras

Plantas Carnívoras

Sabe-se que as plantas carnívoras podem sobreviver sem pegar presas. No entanto, os botânicos acreditam que a nutrição adicional ajuda a planta a crescer mais rapidamente e produzir mais sementes, permitindo assim que as mesmas sobrevivam melhor e se espalhem em novas áreas.

Em geral, crescem em solos pobres de nitrogênio, fósforo e potássio, por isso que todos os tipos de plantas carnívoras devem suplementar sua ingestão de nutrientes, obtendo os mesmos de suas presas, sendo absorvidos pelas superfícies das folhas e transportados por toda a planta.

As plantas carnívoras normalmente vivem em habitats úmidos que estão abertos e ensolarados. Como uma de suas características não gostam de competição com outras plantas e, portanto, prosperam em habitats pobres em nutrientes, onde outros tipos de plantas não crescem muito bem.

Algumas são encontradas em pântanos, águas calmas de lagos, valas, penhascos úmidos e vazios ou areia úmida. Em muitos casos, elas crescem em locais que têm incêndios periódicos que atuam para reduzir a competição, manter seus habitats abertos e liberar os nutrientes do solo.

Plantas Carnívoras – Nutrição

As plantas carnívoras desenvolveram um hábito carnívoro para compensar a má nutrição do solo, mas também são capazes de absorver nutrientes por meio de seu sistema de raízes simples.

Além de crescer na natureza, as mudas são cultivadas em muitos jardins botânicos como uma forma natural de controle de insetos e podem servir ao mesmo propósito em casa, além de serem decorativas.

Em jardins botânicos, as plantas de jarro são geralmente cultivadas em ambientes internos quentes e úmidos.

O termo “planta de jarro” é um nome guarda-chuva para plantas em duas famílias, Sarraceiniaceae e Nepenthaceae.

Em ambos os casos, as folhas das plantas enrolam-se sobre si mesmas para formar “jarras” altas e distintas.

Plantas Carnívoras

Os jarros costumam ser riscados de vermelho para atrair insetos e são forrados com pelos finos e ranhuras para que, uma vez que os insetos caiam, não possam escapar. A água se acumula no fundo do jarro, afogando os visitantes insetos involuntários, e a planta secreta enzimas digestivas para extrair nutrientes dos insetos. Em alguns casos, as plantas de jarro também vivem em uma relação simbiótica com insetos em forma de larva, permitindo que as larvas comam insetos presos e depois consuma alguns deles.

As armadilhas para insetos de um jarro podem ser bem grandes, vistosas e decorativas. Algumas variedades específicas são cultivadas para uso como plantas domésticas, embora a propagação em larga escala de plantas de jarro geralmente não seja bem-sucedida. Como os jarros crescem em pântanos protegidos, os biólogos tentam deixá-los in situ, pois constituem uma parte importante do ambiente do pântano. As plantas se reproduzem distribuindo pólen de suas flores vermelho-escuras, que crescem ao longo de longos caules que empurram as flores bem acima das folhas.

Viveiros de plantas carnívoras especializados cultivam e vendem mudas ao público em geral, junto com instruções sobre como cuidar. Junto com outras plantas carnívoras, as plantas carnívoras não precisam de carne para sobreviver, contanto que recebam nutrição adequada do solo e funcionam muito bem como plantas decorativas de interior de aparência incomum.

Apesar da ficção popular, os jarros nunca crescem o suficiente para comer humanos, mas eles consomem insetos, pequenas rãs e, às vezes, ratos e pássaros também, se a planta conseguir atraí-los.

Fonte: Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.