Pinheirais

PUBLICIDADE

Pinheirais – O que são

Os pinheiros são algumas das plantas mais conhecidas em todo o mundo.

Eles possuem grande importância econômica através do comércio de madeira e são facilmente identificáveis devido à sua forma de crescimento característica em forma de cone e folhas em forma de agulha.

Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família Pinaceae, distribuídas em todo o mundo, mas nativas principalmente das regiões temperadas do norte.

Os pinheiros podem ser encontrados em uma grande variedade de ambientes, desde o deserto semiárido, florestas tropicais e em ambientes mais frios e mais quentes da Terra.

Desenvolvem-se bem em solo ácido e alguns também em solo calcário, a grande maioria requer um solo bem drenado, ou seja, prefere solos mais arenosos.

Várias espécies estão adaptadas às condições climáticas extremas impostas pelas elevadas latitudes.

Eles frequentemente ocorrem em áreas montanhosas com solos favoráveis e pelo menos um pouco de água.

Pinheirais
Pinheiros

Várias espécies foram introduzidas em regiões temperadas e subtropicais de ambos os hemisférios, onde são cultivadas como madeira ou como plantas ornamentais em parques e jardins.

Várias dessas espécies introduzidas tornaram-se naturalizadas e algumas são consideradas invasivas em algumas áreas e ameaçam os ecossistemas nativos.

O principal valor econômico dos pinheiros está nas indústrias de construção e de produtos de papel, mas eles também são fontes de terebintina, resina, óleos e madeira.

Muitos pinheiros são cultivados como ornamentais atraentes para parques e jardins maiores, com uma variedade anãs sendo adequadas para espaços menores e, alguns são plantados em projetos de reflorestamento ou para quebra-ventos.

Os pinheiros também são cultivados comercialmente e colhidos para árvores de Natal.

O óleo de folhas de pinheiro, usado medicinalmente, é um produto de destilação das folhas e gases combustíveis são subprodutos da destilação.

Algumas espécies comestíveis têm sementes grandes, chamadas pinhões, que são colhidas e vendidas para cozinhar e assar.

Os pinheiros estão entre as espécies de árvores comercialmente mais importantes, valorizadas por sua madeira em todo o mundo, sendo amplamente utilizada em artigos de carpintaria de alto valor, como móveis, caixilhos de janelas, painéis, pisos e coberturas, e a resina de algumas espécies é uma importante fonte de terebintina, além de muito apreciados no inverno por seu cheiro agradável e vegetação, são popularmente cortados para decoração, também são usadas para fazer artigos decorativos, como cestas, bandejas, panelas, etc.

Em regiões temperadas e tropicais, elas são madeiras de crescimento rápido que crescem em áreas relativamente densas, suas agulhas ácidas em decomposição inibindo o surgimento de madeiras concorrentes.

São nativos, na sua maioria, do Hemisfério Norte.

Os pinheiros são também plantados extensivamente em muitas partes do Hemisfério Sul. No Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária mais conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pertence à família Araucariaceae, que é pequena e nativa apenas do hemisfério sul.

Fonte: Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.