PUBLICIDADE
Notocorda – Definição
A notocorda é um corpo em forma de haste flexível semelhante a uma cartilagem encontrada em embriões de todos os cordados, fornecendo suporte rígido.
É composto de células derivadas a partir do mesoderme e define o eixo primitivo do embrião.
Em alguns cordados, persiste durante toda a vida, como o principal suporte axial do corpo, enquanto que na maioria dos vertebrados, torna-se o núcleo pulposo do disco intervertebral.
A notocorda ou notocórdio é encontrado ventral do tubo neural.
Notocorda – O que é
Estrutura fibrosa e flexível que fornece certa sustentação, não deixa o embrião se dobrar.
Na maioria dos vertebrados, a notocorda regride na fase adulta e é substituída pela coluna vertebral. Em agnatas e muitos protocordados, a notocorda pode permanecer na fase adulta.
Notocorda – Formação
Notocorda
Enquanto o tubo nervoso surge pelo dobramento do ectoderma dorsal do embrião, um conjunto de células começa a se isolar do mesoderma constituindo um cordão maciço bem embaixo do tubo nervoso em formação. Esse cordão celular, disposto ao longo do dorso do embrião, recebe o nome de notocorda (do grego notos, dorso, costas) ou corda dorsal.
A notocorda é, sem dúvida, uma estrutura de grande importância para o desenvolvimento embrionário. Suas células produzem substâncias gelatinosas e consistentes, transformando-a em um bastão semi-rígido que exerce função esquelética. Além de definir o eixo corporal, a notocorda dá suporte ao tubo nervoso, impedindo assim que esse tubo venha a sofrer danos nas torções a que o embrião possa eventualmente ser submetido.
Qual é a origem da notocorda? Que papel tem e estrutura?
Notocorda
A notocorda é uma estrutura formada por uma matriz gelatinosa que é envolvida por um tecido conjuntivo fibroso. A origem da notocorda se deu primeiramente em organismos aquáticos, foi uma das primeiras estruturas que forneciam locomoção e rigidez a esses organismos.Ele fornecia sustentação para o corpo do organismos e alguns movimentos simples para sua locomoção.
Essa estrutura mais tarde foi a base para o surgimento da coluna vertebral, e ainda e encontrada em embriões de vertebrados antes da formação da coluna.
A notocorda é formada a partir da mesoderme do embrião e é um bastão de material gelatinoso que percorre o dorso. Sua função é dar sustentação mecânica ao animal, da mesma maneira que nossa coluna vertebral.
A notocorda é uma estrutura de sustentação, tecido conjuntivo modificado com fibras colágenas, é um tecido não muito rígido, flexível mas difícil de quebrar, as fibras se movimentam sem partir o tecido.
Possuem sistema nervoso formado por um tubo nervoso dorsal oco, apresentam a formação de fendas faríngeas perfuradas usadas principalmente para trocas gasosas e alimentação, além de reprodução, servem para a captação de oxigênio e limpeza do tubo digestivo; encontra-se uma cauda pós-anal muscular em algum período de vida do organismo.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso. Na maioria dos cordados,essa estrutura some no fim da fase embrionária.
A notocorda é uma estrutura embrionária que tem origem ainda no estágio de nêurula e é originada pela mesoderma (ou mesoderme), um folheto embrionário presente nos seres vivos triblásticos.
Ao longo do desenvolvimento do embrião, a notocorda sumirá e no lugar aonde ficava surgirá a coluna vertebral.
A notocorda é originária do mesoderma, um dos folhetos embrionários durante a neurulação.
Notocorda – Esqueleto
Nos cordados, a notocorda é o esqueleto axial (axis = eixo) primitivo, pois constitui o eixo esquelético corporal, formado logo no início da fase embrionária, paralelamente ao tubo neural.
Normalmente, a notocorda é um longo bastão flexível, que se estende da cabeça à cauda do animal, constituída de um tecido conjuntivo com células vacuolizadas, envolto por uma bainha fibrosa, elástica.
Nos cordados simples?, a notocorda permanece com o mesmo aspecto por toda a vida, mas nos urocordados ela é restrita à cauda, sendo reabsorvida durante a metamorfose.
Nos peixes, a notocorda ainda persiste nos adultos, na forma de uma série de placas circulares, encaixadas nos grandes espaços entre os corpos das vértebras.
Nos mamíferos, finalmente, ela fica reduzida a uma pequena porção central dos discos invertebrais, os quais têm a função de amortecer choques mecânicos que se propagam nos corpos vertebrais, ao longo da coluna.
Fica claro, então, que, na evolução dos vertebrados, a notocorda foi substituída pelo desenvolvimento da coluna vertebral. Esta, sem dúvida, permite maior mobilidade e proteção mais eficiente da medula espinhal por ter maior resistência e ser formada por uma série de peças articuladas, as vértebras.
A notocorda é uma estrutura embrionária que:
a) dá origem aos somitos
b) persiste no adulto de todos os vertebrados
c) desaparece no anfioxo adulto
d) é substituída pela coluna vertebral nos vertebrados
e) dá origem à coluna vertebral dos mamíferos
Fonte: www.geocities.com/embryology.med.unsw.edu.au