PUBLICIDADE
Um nicho ecológico é o papel e a posição que uma espécie tem em seu ambiente; como ele atende às suas necessidades de comida e abrigo, como ele sobrevive e como ele se reproduz.
O nicho de uma espécie inclui todas as suas interações com os fatores bióticos e abióticos de seu ambiente.
Os fatores bióticos são coisas vivas, enquanto os fatores abióticos são coisas não-vivas.
É vantajoso que uma espécie ocupe um nicho único em um ecossistema porque reduz a quantidade de concorrência para recursos que as espécies vão encontrar.
Definição de Nicho: uma posição particularmente adequada para a pessoa que o ocupa e encontrou seu nicho no mundo acadêmico.
Existem muitas formas diferentes de definir um nicho de mercado, com alguns exemplos que se referem à localização geográfica, idade, gênero, orientação sexual, religião ou profissão.
O marketing de nicho efetivo depende da satisfação das necessidades específicas de um grupo de compradores de nicho, e a pesquisa de nicho é a melhor maneira de determinar quais mudanças para fazer para melhor atender a um nicho de mercado. A pesquisa de nicho começa por analisar publicações de mídia de nicho e os anúncios que eles carregam.
Na biologia, o que é um nicho?
Em biologia ou ecologia, um nicho é uma área especializada em que a evolução otimiza determinadas espécies.
Alguns exemplos são predadores, gado, caçador-coletor, carniceiro e parasitas. Exemplos de animais que ocupam esses nichos são leões, veados, humanos, abutres e lombriz.
Existem muitas maneiras diferentes de determinar e listar essas áreas, incluindo muitos níveis possíveis de especificidade.
O primeiro nicho provavelmente foi ocupado por quimiotrofes, microorganismos que ganharam energia do meio ambiente pela oxidação de compostos inorgânicos como sulfatos. Alguns bilhões de anos depois, os quimiotrópicos foram seguidos por fotossintetizadores, ou produtores / autótropos, que ganharam energia usando os raios solares, dióxido de carbono e água para gerar ATP, a moeda de energia da célula. Esses organismos eram cianobactérias, e eles persistiam em grande número até hoje. Os autótrofos mais modernos incluem árvores, plantas com flores e videiras.
Para as plantas, a floresta pode ser o melhor exemplo de diferenciação de nicho. Existem plantas que gastam grandes quantidades de energia ao serem mais altas do que as demais, e compõem o que é chamado de camada emergente. Eles podem espalhar seus ramos e absorver luz sem concorrência, mas devem colocar muita energia no crescimento que o tamanho da sua folhagem no topo é limitado. Depois, há a camada do dossel, que busca ser apenas média, absorvendo toda a energia que pode ao competir com as plantas vizinhas. Abaixo do dossel são várias plantas especializadas, como a vinha e até plantas carnívoras, como a planta de jarro. Todas essas estratégias evolutivas representam um nicho distinto. Cada um pode ser ocupado por centenas ou milhares de organismos concorrentes.
Entre os animais, as principais categorias são predadores, consumidores e onívoros.
Existem variantes incomuns nessas categorias, como catadores e parasitas. Ecologias tendem a ter uma estrutura de pirâmide, com os produtores como a maioria dos organismos, seguidos pelos consumidores e depois pelos predadores.
Nicho – Ecologia
Na ecologia, um nicho pode pertencer a uma variedade de significados. Provavelmente, é devido à definição de nicho que mudou as horas extras. Joseph Grinnell, em 1917, cunhou o termo nicho, que ele usou como bastante equivalente a um habitat de espécies. Em 1927, Charles Sutherland Elton considerou que o nicho era equivalente à posição de uma espécie em uma rede trófica.
Em 1958, George Evelyn Hutchinson usou o termo nicho para descrever o espaço multidimensional de recursos disponíveis e usados por uma espécie. Apesar das diferentes definições de nicho, geralmente é considerado como se refere a como um organismo ou uma população responde, além de alterar a concorrência e a distribuição de recursos. Ele descreve particularmente a posição relacional de um organismo ou uma população em um ecossistema particular.
Nicho – Biologia
Um nicho é um termo que é usado na biologia ecológica para definir o papel de um organismo em um ecossistema. Não só um nicho inclui o ambiente em que um determinado organismo vive, como também inclui o “trabalho” do organismo nesse ambiente. Um nicho também pode abranger o que o organismo come, como ele interage com outros seres vivos ou fatores bióticos, e também como ele interage com as partes não vivas ou abióticas do meio ambiente também.
Todos os organismos vivos têm o que é chamado de nicho fundamental. Estas são todas as possibilidades disponíveis para que o organismo aproveite. Todas as fontes possíveis de alimentos, todos os papéis abertos no meio ambiente e qualquer habitat adequado estão incluídos em um nicho fundamental.
Na realidade, um organismo não vai usar todos os recursos adequados em um ambiente ao mesmo tempo. Em vez disso, um organismo terá um alcance mais estreito que ele usará. Esse papel mais específico é chamado de nicho realizado pelo organismo.
As relações simbióticas também entram em jogo para determinar o nicho de um organismo. Os predadores que estão na área podem limitar o nicho de um organismo e particularmente onde pode encontrar segurança e abrigo. Os concorrentes também limitarão as fontes de alimentos e outros nutrientes necessários, para que eles também possam afetar o local onde um organismo faz sua casa. Um organismo também pode procurar outras espécies para ter interações positivas para definir seu nicho.
Comensalismo e mutualismo com outras espécies na área pode facilitar a vida de um organismo.
Fatores abióticos, como disponibilidade de água, clima, clima, e no caso de plantas, tipos de solo e quantidade de luz solar também podem reduzir um nicho fundamental para um nicho realizado. Um organismo pode adaptar-se um pouco ao seu ambiente, mas as necessidades básicas devem ser cumpridas primeiro para que tenham tempo para encontrar seu nicho.
Resumo
Nicho, em ecologia, todas as interações de uma espécie com os outros membros de sua comunidade, incluindo competição, predação, parasitismo e mutualismo.
Uma variedade de fatores abióticos, como o tipo de solo e o clima, também definem o nicho de uma espécie. Cada uma das várias espécies que constituem uma comunidade ocupa seu próprio nicho ecológico. Informalmente, um nicho é considerado o “trabalho” ou “papel” que uma espécie desempenha dentro da natureza.
Fonte: www.biology-online.org/www.wisegeek.org/www.thoughtco.com/study.com/www.britannica.com