O que são Microtúbulos?
PUBLICIDADE
Os microtúbulos são estruturas celulares formadas por uma proteína denominada tubulina. São ocos, cilíndricos, longos e delgados (firmes). Estes formam os centríolos, compostos por 27 microtúbulos, que são distribuídos em nove fileiras, com três microtúbulos cada uma, denominadas trincas. São responsáveis por:
– formação das fibras polares durante a divisão celular;
– formação do citoesqueleto, estrutura que dá o formato ás células;
– formação da parte interna dos cílios e flagelos, que são constituídos pela proteína tubulina;
– pela ciclose que é o movimento de organelas citoplasmáticas dentro da célula;
– pelo transporte de substâncias.
Os cílios são curtos e encontrados em grandes números envoltos ás células. São responsáveis pela movimentação das mesmas e dos fluídos extracelulares, além de fixar determinados agentes invasores, tentando jogar para fora do corpo tais microrganismos como: bactérias.
São encontrados em células, por exemplo: do tecido epitelial da traqueia, onde tentam expelir para fora partículas estranhas através dos movimentos e, tubas uterinas, onde atuam auxiliando o óvulo a chegar ao útero.
Os flagelos são longos e encontrados em poucos números nas células. Tem como função o movimento das mesmas tais como: espermatozoides, algumas espécies de algas, bactérias e protozoários.
Centríolos: são organelas citoplasmáticas não membranosas. Em cada célula são encontrados dois centríolos, que estão localizados no centrossomo, próximo ao núcleo.
São encontrados na maioria das células eucarióticas, com exceção da maior parte das células vegetais, além de não serem encontrados nos fungos.
Os centríolos têm como principais funções:
– a formação dos cílios e flagelos das células que apresentam tais características;
– movimentação das organelas dentro do citoplasma e, estão diretamente ligados ao processo de mitose e meiose (divisão celular).
Durante este processo, os centríolos duplicam-se e, a partir dos mesmos surgem fibras polares (fibras de proteínas), estas com a função de se ligar ao cromossomo e encaminhá-lo para o lugar correto.
Camila Correia