PUBLICIDADE
O que é mastozoologia?
A mastozoologia ou mamalogia é a área da zoologia que estuda os mamíferos.
Vertebrados que alimentam suas crias com leite materno produzido pelas glândulas mamárias (estruturas únicas que deram nome à classe).
Os mamíferos tem uma distribuição mais vasta e diversa em terra, mas também colonizaram o ar e a água. São homeotérmicos, possuem a característica de manter a temperatura do corpo constante, ou seja, sem variação. O seu êxito deve-se em grande medida à capacidade de controlarem a temperatura corporal interna, independentemente das condições do exterior.
São, ainda, extremamente adaptáveis e capazes de modificar o seu comportamento de acordo com as condições ambientais. Alguns mamíferos, como os primatas (grupo que inclui os seres humanos) formam sociedades complexas.
Várias diferenças entre os esqueletos dos mamíferos e dos outros animais podem ver-se no crânio. Os mamíferos são os únicos que tem um maxilar inferior preso diretamente ao resto do crânio, nos outros vertebrados está ligação é indireta, existindo pelo menos outro osso entre os dois maxilares. Essa articulação direta e, o fato da parte inferior consistir em um único osso, transforma os maxilares em uma ferramenta poderosa para cortar e rasgar alimentos.
Ao contrário dos outros vertebrados, os mamíferos possuem um conjunto de dentes especializados, que facilita sua dieta variada. Todos os mamíferos têm três tipos de dentes: incisivos, que mordem; caninos, que rasgam; e os molares e pré-molares, que trituram. A forma e o tamanho de cada tipo variam conforme a dieta.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Os mamíferos dividem-se em três grupos, quanto ao modo como se reproduzem. Em todos os casos, a fertilização é sempre interna. O primeiro grupo, o dos monotrêmatos (que compreende os ornitorrincos e as equidnas) põe ovos. Os membros dos outros dois grupos dão à luz jovens semelhantes aos adultos. Em um deles, o grupo dos marsupiais, não existe placenta.
Quando nascem, os marsupiais não se encontram completamente desenvolvidos, algumas espécies guardam seus filhotes em uma bolsa localizada no corpo materno até desenvolverem-se por completo. O grupo maior compreende os mamíferos placentários, cujos filhotes crescem dentro do útero materno. Durante a gravidez, o alimento e o oxigênio passam da mãe para o embrião através da placenta e na direção oposta passam as excreções.
Os filhotes de todos os mamíferos alimentam-se do leite segregado pelas glândulas mamárias. Além de fornecerem nutrientes, o leite contem anticorpos que os ajudam a resistirem às doenças. O fato dos mamíferos se alimentarem de leite após o nascimento tem vantagem: não precisam procurar o seu alimento durante esta fase, o que aumenta muito as suas hipóteses de sobrevivência.
Camila Correia