Isópodes

PUBLICIDADE

O que são Isópodes?

Os Isópodes ou Isópodos pertencem a ordem Isopoda, da classe dos Malacostráceos, do filo dos Artrópodes. É o primeiro grupo dos crustáceos a serem verdadeiramente terrestres e acredita-se que existem há 300 milhões de anos, desde a Era Paleozoica. Atualmente, são conhecidos milhares espécies.

Possuem representantes marinhos, terrestres, salobros e límnicos. A grande maioria é de vida livre, mas existem muitas espécies parasitas de outros crustáceos e peixes, podendo apresentar morfologia muito modificada.

Isópodes

A maioria apresenta corpo achatado dorsoventral, divido em cabeça, tórax e abdome. Possuem dois pares de antenas localizadas na cabeça, membros articulados e exoesqueleto formado de quitina. O seu primeiro par de apêndices desses animais são maxilípedes ou patas-maxilas que são apêndices torácicos que servem para auxiliar na alimentação de muitos crustáceos, encontrado em volta da boca para sugarem o alimento. Os terrestres, não têm uma cobertura cuticular e outras adaptações como existentes nos insetos para conservar a água.

A grande parte das espécies são dioicas (sexos separados), mas algumas são hermafroditas.Nos machos os primeiros dois pares de pleópodos são órgãos copulatórios.

A fêmea possui aberturas genitais, denominadas gonóporos. Os ovos são fertilizados internamente, numa estrutura chamada oviduto. O desenvolvimento é direto, podendo passar por metamorfoses em alguns parasitas.

A alimentação varia de espécie para espécie. Alguns se alimentam de plantas, outros de animais em decomposição, outros são filtradores e algumas espécies são parasitas.

Estes animais realiza troca gasosa através de brânquias, estas são protegidas por uma estrutura denominada de opérculo.

Os crustáceos possuem apêndices abdominais utilizados para locomoção chamados pleópodes.

Exemplos de animais isópodes: uma das espécies mais conhecida é o Armadillidium vulgare, tatuzinho de jardim, também conhecido como tatu-bolinha; Eurydice pulchra; Asellota; Phoratopus remex. O Bathynomus spp. é o maior isópode que existe, conhecido como isópode gigante, com cerca de 50 cm de comprimento.

Camila Correia

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.