PUBLICIDADE
O que são himenópteros?
A ordem Hymenoptera pertence à classe Insecta e, compreende as abelhas, vespas e formigas.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Hymenopetra deriva das palavras gregas hymem que significa membrana e ptera definida como asas.
Estes animais possuem tais características:
– Triblásticos (três folhetos germinativos);
– Celomados;
– Simetria bilateral;
– Patas articuladas, que garante maior variedade de movimentos e adaptação em várias regiões do planeta;
– Corpo revestido por um exoesqueleto de quitina (polissacarídeo), que dá proteção e apoio para a musculatura;
– Corpo metamerizado, formado por vários segmentos, que durante a fase embrionária se fundem para formar os tagmas, que são a cabeça, tórax, e o abdome.
Abelhas
As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias, convivem em um sistema complexo de organização, dividindo as funções na colmeia.
As abelhas possuem um ótimo olfato e podem sentir odores a quilômetros de distância. De acordo com pesquisadores as abelhas estão desaparecendo, fato este preocupante uma vez que as mesmas são responsáveis pela polinização de grande parte dos vegetais.
Vespas
As casas são semelhantes as das abelhas, divididas em favos, existindo uma rainha na colônia.
Possuem um papel importante na polinização de diversos vegetais. Também exercem controle biológico, sendo predadores de diversas espécies de insetos considerados pragas.
Formigas
Possuem corpo dividido em três segmentos e envolto por um exoesqueleto, grandes mandíbulas para defesa e transporte pesado, glândulas de cheiro que soltam feromônios, sendo este o segredo da comunicação das formigas e, ainda antenas revestidas por células nervosas sintonizadas no cheiro e no toque.
Seres extremamente sociais que vivem em colônias.Quando as formigas se unem o indivíduo desaparece e o grupo transforma-se em um único ser. Os cientistas as classificam como um superorganismo, transformando-as em super potencias. O conceito de superorganismo é usado por muitos pesquisadores para determinar quando um grupo de indivíduos está tão conectado quanto um único ser autônomo. Em vez de pensar na colônia como um único organismo separado, pensa-se nela como um grande organismo, onde as formigas operárias individuais são como células e, são especializadas para tarefas especificas como tecidos e órgãos. Este trabalho tornou as formigas superadaptáveis na natureza.
São responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria,também são grandes polinizadoras, levando o pólen das plantas e permitindo a fertilização destas, além de renovar os nutrientes do solo. Porém são vetores mecânicos/passivos de algumas doenças, pois carregam microrganismos em seus corpos, contaminando o ambiente por onde passam.
Camila Correia
Redes Sociais