O que é Gradualismo?
Ao longo dos anos observa-se um questionamento sobre a origem da vida e como a mesma se transforma. A teoria do gradualismo foi proposta em 1859 pelo naturalista Charles Darwin, sendo esta hipótese formulada em seu livro A origem das espécies. Segundo o gradualismo, a especiação é definida como um processo lento e gradual, que ocorre pelo acúmulo de pequenas mudanças ao longo do tempo. Estas diferenças vão se acumulando, e passam para os seus descendentes, ou seja, as espécies descendem de um ancestral comum e vão sofrendo modificações graduais ao longo do tempo, onde cada geração deixa para a próxima algum tipo de modificação.
Estas mudanças ajudam na adaptação do organismo ao habitat natural, e a manter-se em harmonia com outros seres e o meio ambiente.
Através de um registro fóssil, houve muita discussão, alguns pesquisadores não constataram evidências de mudanças graduais, porém outros questionaram ao relatar que o registro era impreciso e falho, ou seja, nenhuma teoria foi determinada através deste fóssil.
Com base em argumentos outros pesquisadores acreditam na teoria do equilíbrio pontuado contrário ao gradualismo. Esta outra teoria surgiu em 1.972, proposta por Stephen Jay Gould e Niles Eldrege, que defende que as espécies passam milhares de anos sem sofrerem alterações, e pouco se modificam, ou seja, ficam longos períodos sem modificações significativas, mas de repente as espécies se diversificam rapidamente, ocorrendo grandes transformações,originando as pontuações de mudanças rápidas de equilíbrio constante.
A teoria do gradualismo é influenciadora, porém questionada por alguns cientistas. Há quem concorde com ela, enquanto outros acreditam que grandes mudanças evolutivas ocorrem de maneira rápida, como relata a teoria do equilíbrio pontuado.Estas discussões são benéficas, pois busca dar uma resposta precisa a respeito das características evolutivas, e como os seres vivos se adaptam ao meio como um todo.
Camila Correia