PUBLICIDADE
Gêmeo Parasita – O que é
O gêmeo parasita é considerado como uma má formação rara em um dos embriões. Ocorre a partir da mesma falha que pode originar gêmeos siameses. Ocorre quando um dos gêmeos univitelinos, não se desenvolve de forma completa e independente.
Um feto adquire características completa, porém o outro não, se tornando assim parasitário.
Mesmas estruturas como órgãos, tronco e/ou membros estão ligadas a qualquer região do corpo de seu gêmeo, sendo este considerado hospedeiro do gêmeo malformado. Geralmente são anencefálicos, não desenvolvendo estruturas cerebrais,
O termo parasita é usado, pois seu desenvolvimento ocorre de forma parasitária, o gêmeo malformado não é capaz de sobreviver e absorve nutrientes do hospedeiro.
Gêmeo Parasita
Gêmeos Siameses
São gêmeos univitelinos que nascem ligados por alguma região do corpo, podendo dividir órgãos, troncos e/ou membros. Não apresentam características de gêmeo parasita, pois possuem estruturas vitais e, podem viver normalmente. Em alguns casos podem ser separados através de cirurgia.
Fetus in fetu
Anomalia rara que ocorre devido à má formação de um dos embriões.Também considerado um tipo de gêmeo parasita, porém menos desenvolvido,que se torna uma massa que fica alojada dentro do corpo de seu gêmeo e, absorve nutrientes de seu hospedeiro. Pode apresentar resquícios de órgãos, tronco,membros, ossos, dentes e/ou cabelos.
O ideal é que se possível seja removido, já que pode se tornar um tumor.
Gêmeo Parasita – Gestação
Existem dois tipos de gestação de gêmeos: os univitelinos e os bivitelinos.
Os gêmeos univitelinos são aqueles fecundados a partir do mesmo óvulo e um só espermatozoide, e que posteriormente se dividem, formando dois embriões, que compartilham a mesma placenta. São do mesmo sexo, idênticos e possuem o mesmo DNA.
Os gêmeos bivitelinos não são idênticos, podendo ser de ambos os sexos, são fecundados em dois óvulos diferentes por dois espermatozoides, ou seja, não ocorre divisão, além de não compartilharem a mesma placenta.
Gêmeo Parasita – Resumo
Gêmeo Parasita
Um gêmeo parasita é um gêmeo idêntico que parou de se desenvolver durante a gestação, mas está fisicamente ligado ao gêmeo em pleno desenvolvimento.
O gêmeo totalmente desenvolvido também é conhecido como o gêmeo dominante ou autosite.
O gêmeo parasita nunca completa o desenvolvimento.
Raramente, ou nunca, gêmeos parasitas têm cérebro completo ou coração funcional. Eles geralmente não compartilham órgãos com o gêmeo dominante.
Eles não podem sobreviver por conta própria.
Em alguns casos, o gêmeo dominante parece um bebê normalmente desenvolvido com membros extras ou protuberâncias irreconhecíveis. Sem tratamento, este gêmeo pode desenvolver graves problemas de saúde devido aos esforços para apoiar o gêmeo parasita.
Gêmeos parasitas também são conhecidos por outros nomes, incluindo:
Geminação anormal
Gêmeos siameses assimétricos
Feto em feto
Gêmeos vestigiais
Gêmeos parasitas ocorrem em menos de 1 em 1 milhão de nascimentos. Por ser tão raro, não há muita documentação para os pesquisadores trabalharem. Muitas perguntas permanecem, mas as técnicas de imagem e cirúrgicas aprimoradas ajudarão os médicos a compreender os mistérios dos gêmeos parasitas.
Fonte: Camila Correia