PUBLICIDADE
Flora no Brasil – O que é
Flora Brasileira
Quando falamos na flora brasileira, nos referimos a uma das maiores biodiversidades do planeta. Segundo projeções, o Brasil abriga níveis excepcionais de biodiversidade, com flora estimada em 41.000 espécies.
Isso se deve, inclusive, aos mais diversos biomas existentes no País, que o configuram como um lugar com características únicas e muito distintas conforme a região estudada.
Atualmente, existem aproximadamente 315.000 espécies conhecidas de flora (ou plantas) no mundo. Incrivelmente, cerca de 55.000 de todas essas plantas são endêmicas do Brasil, a maioria delas sendo encontrada na exuberante e abundante Floresta Amazônica.
Não apenas as espécies de plantas atuais são diversas e fascinantes, mas também há variedade nos muitos tipos de vegetação que se estabeleceram no Brasil ao longo dos séculos.
São seis biomas: Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.
Cada bioma apresenta características que os tornam único, com espécies vegetais que, muitas vezes, só ocorrem neles. Essas espécies são, portanto, chamadas de espécies endêmicas. Entre os biomas, podemos destacar o Cerrado, conhecido como a savana brasileira, com cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação.
Também há a Caatinga, caracterizada por espécies vegetais adaptadas a condições de clima seco e quente, com plantas rústicas, apresentando espinhos e ausência de folhas. Outro bioma é a Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo, apresentando vegetação arbórea. Este bioma é muito importante, pois auxilia na formação de “rios voadores”, por conta da evapotranspiração, ou seja, a transpiração feita pelas árvores, que auxiliam na formação de nuvens, as quais atuam no regime pluviométrico de outras regiões.
O Brasil também conta com o bioma Mata Atlântica, com mais de 20 espécies registradas, muitas das quais são endêmicas, sendo considerada um hotspot. Por hotspot se entende uma região considerada com uma grande riqueza biológica e níveis de ameaça de destruição muito grande. A Mata Atlântica faz parte de outras 33 regiões do planeta consideradas como um hotspots.
Flora no Brasil
Outro bioma é o Pantanal, uma das maiores planícies alagadas do mundo,contando com vegetais provenientes de outros biomas, com poucas espécies endêmicas. O Brasil também apresenta o bioma Pampas, caracterizado por uma flora com espécies vegetais com predominância de gramíneas, sendo possível encontrar também cactáceas e leguminosas.
É importante destacar que a flora brasileira corre grandes riscos, por conta dos avanços da urbanização, desmatamento, queimadas, falta de fiscalização, expansão agrícola, entre outras ações antrópicas (do ser humano).
Flora no Brasil – Plantas
Flora no Brasil
A flora nativa do Brasil tem uma diversidade incrível com diferentes biomas, incluindo floresta tropical, floresta subtropical, savana tropical, floresta de mangue, floresta tropical seca, pântanos e savana.
Ao mesmo tempo em que agregam uma beleza natural extraordinária ao Brasil, essas plantas também estão intimamente ligadas à história, à indústria, à economia e, de fato, ao futuro deste país sul-americano.
A vegetação também desempenha um papel fundamental na existência da fauna silvestre, dos insetos e das aves que ocupam a área, uma vez que dependem desta (direta ou indiretamente) para alimentação e sobrevivência.
As florestas tropicais do Brasil são densas, exuberantes e assustadoras em sua magnitude envolvente. O Brasil, como área, não foi afetado pela Idade do Gelo de séculos atrás, e as áreas de floresta tropical remanescente nunca foram suscetíveis a secas; deixando-os crescer, se entrelaçar e se desenvolver ao longo dos tempos.
Isso resultou em uma combinação complexa de plantas que não tiveram a oportunidade de crescer em nenhum outro lugar do mundo. Isso inclui centenas de espécies de orquídeas e palmeiras requintadas, que contribuem para belas paisagens e achados fascinantes. Os cientistas continuam descobrindo novas espécies no Brasil regularmente, embora esses números sejam compensados pelo número de espécies que enfrentam a extinção devido ao desmatamento e urbanização.
Em termos econômicos, a seringueira (Hevea brasiliensis) continua sendo uma das espécies florais mais importantes do Brasil. Pode ser cultivado em grande escala, mas também pode ser encontrado crescendo descontroladamente. Essa árvore produz o material necessário para produzir todos os produtos feitos de látex. O Brasil também é o lar das madeiras nobres, incluindo o mogno, que agora está protegido devido à sua popularidade tanto no mercado local quanto internacional.
A flora no Brasil também inclui frutas comestíveis, muitas das quais só podem ser encontradas nas florestas tropicais. Entre eles estão o açaí e o cupuaçu, além do guaraná, famoso por ser uma fonte natural de energia.
Fonte: Juliano Schiavo