PUBLICIDADE
Fisiopatologia é uma convergência de patologia com fisiologia. A patologia é a disciplina médica que descreve condições normalmente observadas durante um estado de doença, enquanto que a fisiologia é a disciplina biológica que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo . A patologia descreve a condição anormal ou indesejada, enquanto a fisiopatologia procura explicar os processos ou mecanismos fisiológicos em que essa condição se desenvolve e progride.
A fisiopatologia também pode significar as alterações funcionais associadas ou resultantes de doenças ou lesões. Outra definição é as mudanças funcionais que acompanham uma determinada doença.
Usos
A fisiopatologia é uma área de estudo necessária para quase todos os programas escolares profissionais de saúde (médicos, odontológicos, assistente médico, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermeiro, terapeutas de radiação, farmácia, enfermagem, ciências radiológicas, programas de quiropraxia e paramédicos).
A fisiopatologia da doença de Parkinson é a morte de neurônios dopaminérgicos como resultado de mudanças na atividade biológica no cérebro em relação à doença de Parkinson (PD). Existem vários mecanismos propostos para a morte neuronal na DP; no entanto, nem todos eles são bem compreendidos. Cinco mecanismos principais propostos para a morte neuronal na doença de Parkinson incluem agregação de proteínas em corpos de Lewy , interrupção da autofagia , alterações no metabolismo celular ou função mitocondrial , neuroinflamação e barreira hematoencefálica (BBB), resultando em vazamento vascular.
A fisiopatologia da insuficiência cardíaca é uma redução na eficiência do músculo cardíaco, por danos ou sobrecarga. Como tal, pode ser causada por um grande número de condições, incluindo o infarto do miocárdio (em que o músculo cardíaco está morrendo de fome de oxigênio e morre), hipertensão (que aumenta a força de contração necessária para bombear sangue) e amiloidose (em que misfolded As proteínas são depositadas no músculo cardíaco, fazendo com que elas se endureçam). Ao longo do tempo, esses aumentos na carga de trabalho produzirão mudanças no próprio coração.
A fisiopatologia da esclerose múltipla é a de uma doença desmielinizante inflamatória do SNC, na qual as células imunes ativadas invadem o sistema nervoso central e causam inflamação, neurodegeneração e danos nos tecidos. A condição subjacente que produz esse comportamento é desconhecida atualmente. Pesquisas atuais em neuropatologia, neuroimunologia, neurobiologia e neuroimagem, juntamente com a neurologia clínica, fornecem suporte para a noção de que a EM não é uma doença única, mas sim um espectro.
A fisiopatologia da hipertensão é a de uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial . A hipertensão pode ser classificada por causa como essencial (também conhecida como primária ou idiopática ) ou secundária . Cerca de 90-95% da hipertensão é hipertensão essencial.
A fisiopatologia do HIV / AIDS envolve, após a aquisição do vírus, que o vírus se replica dentro e mata as células T helper , que são necessárias para quase todas as respostas imunes adaptativas. Existe um período inicial de doença tipo influenza e , em seguida, uma fase latente assintomática. Quando a contagem de linfócitos CD4 cai abaixo de 200 células / ml de sangue, o hospedeiro HIV evoluiu para AIDS, uma condição caracterizada por deficiência na imunidade mediada por células e a susceptibilidade aumentada resultante a infecções oportunistas e certas formas de câncer.
A fisiopatologia das mordidas de aranha se deve ao efeito do seu veneno. Uma envenenamento por aranha ocorre sempre que uma aranha injeta veneno na pele. Nem todas as picadas de aranha ingerem veneno – uma mordida seca, e a quantidade de veneno injetado pode variar de acordo com o tipo de aranha e as circunstâncias do encontro. A lesão mecânica de uma mordida de aranha não é uma preocupação séria para os seres humanos.
A fisiopatologia é o estudo de alterações funcionais no corpo que ocorrem em resposta a doença ou lesão. Por exemplo, se alguém ingerir uma toxina, essa toxina pode estar associada a uma variedade de mudanças físicas, como inflamação no revestimento do estômago ou necrose das extremidades. O campo é projetado para ajudar as pessoas a estudar o progresso da doença para que possam identificar rapidamente doenças e considerar várias opções de tratamento.
Esta área de estudo é necessária para a maioria das pessoas que trabalham na profissão médica , incluindo médicos, enfermeiros e técnicos médicos. Compreender o progresso da doença é fundamental para aprender a identificá-lo e tratá-lo, e muitos profissionais médicos ganham habilidades adicionais no decorrer do trabalho. Um radiologista , por exemplo, muitas vezes se torna bastante habilidoso na identificação das mudanças estruturais associadas ao câncer como resultado de ver centenas ou milhares de filmes.
Existem dois campos médicos separados envolvidos em fisiopatologia. O primeiro é a fisiologia, o estudo do corpo e suas funções. O segundo é a patologia , o estudo da doença e seu impacto no corpo. Quando combinados, os alunos olham como o progresso de uma doença muda o corpo e como as mudanças podem ser tratadas ou revertidas.
Fonte: en.wikipedia.org/www.wisegeek.org