Ectoplasma

PUBLICIDADE

ectoplasma é a porção externa da fase contínua do citoplasma de uma célula, às vezes distinguível como uma camada gelificada um pouco rígida sob a membrana celular.

O que é o ectoplasma?

Derivado da palavra grega ethos, que significa “fora” e Plasma grego (a) (aquele que tem forma).

Em termos de informação médica, ectoplasma refere-se à parte da construção celular comum.

O termo designa a porção do citoplasma encontrada no exterior de uma célula.

Origem da palavra: Ethos) grego (s) – (fora) + Plasma grego (a) (aquele que tem forma)

O citoplasma de certas espécies pode ser dividido em endoplasma e ectoplasma.

A parte densa interna do citoplasma, e frequentemente granulada, é o endoplasma.

A parte externa clara do citoplasma é o ectoplasma.

Enquanto o endoplasma é adjacente ao envelope nuclear, o ectoplasma encontra-se imediatamente na membrana plasmática. Assim, o endoplasma abriga o sistema endomembranar, o que torna o endoplasma metabolicamente ativo.

O ectoplasma, por sua vez, contém um grande número de filamentos de actina e, como tal, está associado ao fornecimento de um suporte elástico para a membrana celular.

Em certos organismos, como a ameba, o ectoplasma é a porção contrátil fina, transparente e um tanto rígida do citoplasma.

As diferentes consistências do endoplasma e ectoplasma auxiliam na formação de pseudópodes.

Outra função do ectoplasma em certas amebas é a ingestão de alimentos.

Quando o alimento entra em contato com uma célula da ameba, o ectoplasma forma um tubo chamado tubo ectoplasmático, leva o alimento para ele e depois é convertido em um vacúolo alimentar.

Em certos ciliados, as placas basais de onde os cílios surgem estão embutidas no ectoplasma. No Paramecium, por exemplo, o ectoplasma contém o sistema infraciliar (além de tricocistos).

Ectoplasma – Biologia celular

O ectoplasma, plasma externo, é a camada externa do citoplasma de muitos organismos unicelulares.

A parte interna do citoplasma, no entanto, é referida como endoplasma, ambas as espécies plasmáticas não são fundamentalmente diferentes, mas as organelas intraprotoplasmáticas diferem uma da outra apenas em sua consistência e distribuição diferente.

O que é o citoplasma?

Na biologia celular, o citoplasma é uma substância altamente viscosa (semelhante a gel) fechada dentro da membrana celular.

É composto de água (cerca de 85%), proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 4%), ácidos nucleicos, sais inorgânicos e polissacarídeos em quantidades menores.

Dependendo da célula, o citoplasma também pode conter grânulos ocasionais de inclusões (por exemplo, nutrientes e pigmentos armazenados, etc.).

Além da membrana celular, que envolve todos os componentes celulares, a maioria das organelas celulares (ribossomo, aparelho de Golgi, retículo endoplasmático etc.) estão localizadas no citoplasma. Por esse motivo, a maioria das atividades metabólicas ocorre dentro do citoplasma.

Organelas também fazem parte do citoplasma.

citoplasma compõe nove décimos da célula inteira.

Algumas das outras funções do citoplasma incluem:

Manter a forma de uma célula
Movimento celular
Troca de material

Localização

O citoplasma é encerrado dentro da membrana celular, como é o caso dos outros componentes/organelas celulares.

No que diz respeito à localização específica, no entanto, isso depende do tipo de célula. Por exemplo, nas células eucarióticas, o citoplasma está localizado entre a membrana celular/membrana plasmática e a membrana nuclear.

Ao contrário das células procarióticas, as células eucarióticas contêm um núcleo ligado à membrana. Esse envelope nuclear separa o núcleo das outras partes da célula. Como resultado, o citoplasma é restrito ao espaço entre a membrana nuclear e a membrana celular.

Os procariontes, por outro lado, carecem de um núcleo verdadeiro (material de DNA contido em uma membrana nuclear). Como resultado, não há membrana nuclear que separa o material genético (DNA) dos outros componentes da célula.

Nos procariontes, então, o citoplasma ocupa todo o ambiente celular (dentro da membrana plasmática). Nesse caso, todos os componentes/organelas celulares, incluindo o material genético, estão suspensos no citoplasma.

No que diz respeito à localização, o citoplasma também é dividido em duas camadas. Estes incluem o ectoplasma e o endoplasma. Na maioria das vezes, os dois são usados para descrever o citoplasma dos protozoários (ameba em particular) que varia em estrutura, localização e função.

O ectoplasma é a camada externa do citoplasma em uma célula eucariótica (ameba). Como tal, está localizado logo abaixo ou adjacente à membrana plasmática. Nessas células e ameba, essa camada do citoplasma é claramente visível, dada a sua localização.

Algumas das principais características do ectoplasma incluem:

Não granulado
Menos denso e, portanto, mais claro
Fino e superficial
Contém filamentos de actina em maior número (isso fornece à membrana celular suporte elástico)

Na ameba, o ectoplasma desempenha um papel importante na locomoção. Isso é alcançado através de alterações na acidez e alcalinidade da água no ectoplasma.

Aqui, mudanças na alcalinidade/acidez da água fazem com que a quantidade de água no pseudopódio mude. Como resultado, o organismo muda de direção, dependendo do alongamento ou encurtamento do pseudopódio, como resultado da concentração de água.

O endoplasma ao contrário do ectoplasma, o endoplasma é a camada interna do citoplasma. Como tal, está localizado mais profundamente na célula onde rodeia o núcleo. Contém muitos grânulos (vesículas secretórias) e, portanto, é mais denso em comparação com o ectoplasma.

Alguns dos outros componentes do endoplasma incluem:

Aminoácidos
Carboidratos
Lipídios
Enzimas
Água
Íons inorgânicos
Vários compostos moleculares

Dado que o endoplasma contém muitas organelas do sistema endomembranar; é o local da maioria dos processos que ocorrem em uma célula. Como tal, contribui significativamente para as várias atividades metabólicas das células, bem como para a divisão celular.

Como o ectoplasma, o endoplasma também desempenha um papel importante na locomoção. Aqui, o endoplasma flui e preenche o pseudopódio, onde é convertido em ectoplasma.

A mudança na alcalinidade ou acidez desse fluido altera a concentração de água, possibilitando que o organismo se mova em uma direção específica (dependendo da localização das substâncias alimentares).

Como o ectoplasma no pseudopódio faz com que a ameba se mova em uma direção, o ectoplasma no final da cauda é lentamente convertido em endoplasma que contém mais grânulos.

Isso permite que o ciclo continue possibilitando ao organismo mudar de direção, dependendo de suas necessidades.

Fonte: Editores Portal São Francisco

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …