Ecologia aplicada

PUBLICIDADE

Definição

ecologia aplicada é a ciência da aplicação da ecologia aos problemas contemporâneos no gerenciamento de nossos recursos naturais.

Como o próprio nome sugere, a ecologia aplicada se concentra na aplicação do conhecimento ecológico para enfrentar os desafios ambientais.

Em poucas palavras, o manejo ecológico exige dicção e predição requerem teoria.

Ecologia aplicada é um campo científico que estuda como conceitos, teorias, modelos ou métodos de ecologia fundamental podem ser aplicados para resolver problemas ambientais.

Esforça-se por encontrar soluções práticas para esses problemas, comparando plausíveis opções possíveis e determinar, no sentido mais amplo, a melhores opções de gerenciamento.

O que é ecologia aplicada?

A ecologia aplicada é uma disciplina dentro do campo da ecologia, focada na aplicação do conhecimento ecológico aos problemas.

Esse campo retira a ecologia do campo acadêmico e para o mundo real, usando a pesquisa realizada por ecologistas para responder a perguntas difíceis sobre o ambiente natural.

Os ecologistas aplicados podem trabalhar para governos, organizações ambientais, empresas de consultoria privadas, instituições educacionais e grupos de desenvolvimento comunitário, aplicando suas habilidades a questões que exigem a contribuição de um ecologista.

Grande parte da ecologia aplicada se concentra no gerenciamento de recursos ecológicos.

Os seres humanos reconhecem que os recursos naturais são finitos e vulneráveis a danos e que necessidades conflitantes podem precisar ser equilibradas ao decidir como alocar recursos.

Ecologia aplicada

Essas necessidades conflitantes podem estar entre as populações humanas, como quando os humanos querem usar o mesmo rio para irritação, recreação e como fonte de água potável pública, e também podem envolver conflitos com organismos vivos que não os humanos, que podem querer usar o rio. mesmo recurso, como peixes em nosso rio hipotético.

O gerenciamento de recursos é uma questão crescente, pois a população humana está constantemente aumentando e criando pressão crescente sobre o ambiente natural.

Os especialistas em ecologia aplicada ajudam as pessoas a alocar e gerenciar recursos de forma responsável e a fazer sugestões de políticas que são projetadas para beneficiar o meio ambiente a longo prazo, garantindo também que as pessoas possam continuar a usá-lo e se divertir.

Os ecologistas aplicados estão envolvidos na agricultura, silvicultura, desenvolvimento imobiliário, gerenciamento de água e em uma variedade de outros campos.

A ecologia aplicada também pode ser importante para a restauração do habitat e a remediação ambiental.

O conhecimento dos ecologistas pode determinar como um ambiente pode ser reparado após danos e pode reduzir erros, como a introdução de uma espécie invasora para resolver um problema que acaba causando um problema à medida que a espécie invasora assume o controle.

O planejamento a longo prazo também pode ser informado pela ecologia aplicada, incluindo planos para rejuvenescer os ambientes urbanos, controlar o desenvolvimento ou abrir novos recursos à exploração.

As pessoas que trabalham neste campo podem ser encontradas em uma variedade de ambientes.

Alguns trabalham no campo, realizando pesquisas, enquanto outros podem estar no laboratório, analisando amostras e realizando experimentos.

Os ecologistas aplicados podem trabalhar como defensores de políticas públicas e pessoas que realmente formulam e aplicam políticas ambientais, e também podem trabalhar em educação pública ou consultoria privada. O trabalho neste campo geralmente requer um diploma de bacharel em ecologia, no mínimo.

Ecologistas aplicados

Ecologistas aplicados são cientistas em um subcampo da ecologia.

Eles aplicam princípios em ecologia, genética, biologia e biotecnologia para conservar nossos ecossistemas, proteger espécies únicas e estudar como os seres humanos afetam nosso meio ambiente.

Como todos os ecologistas, os ecologistas aplicados estudam a distribuição, abundância e interações entre os organismos, bem como as maneiras pelas quais os organismos influenciam o movimento de energia e materiais através dos ecossistemas.

Os ecologistas aplicados têm um interesse particular nas maneiras pelas quais organismos e ecossistemas são influenciados pelos seres humanos.

E cada vez mais, os ecologistas aplicados incluem os seres humanos como parte integrante dos sistemas que estudam.

Embora o termo ecologia aplicada implique a existência de ecologia básica, os objetivos de pesquisa de muitos ecologistas contemporâneos adotam dimensões aplicadas, sugerindo que as distinções entre ecologia aplicada e ecologia básica podem ser menos óbvias do que eram antes.

Fonte: Encyclopedia of Ecology/www.oxfordbibliographies.com/www.wisegeek.org/www.eolss.net/www.researchgate.net/www.britishecologicalsociety.org/cals.ncsu.edu

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …