PUBLICIDADE
Derme – Definição
A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos propósitos diferentes, incluindo proteger seu corpo contra danos, apoiar sua epiderme, sentir diferentes sensações e produzir suor e cabelo.
A derme é a espessa camada de tecido vivo abaixo da epiderme que forma a verdadeira pele, contendo capilares sanguíneos, terminações nervosas, glândulas sudoríparas, folículos pilosos e outras estruturas.
A derme consiste em tecido conjuntivo fibroso no qual estão inseridos vasos sanguíneos, terminações nervosas sensoriais e (nos mamíferos) folículos pilosos, glândulas sebáceas e ductos sudoríparos.
Abaixo da derme encontra-se o tecido subcutâneo.
Camada da Derme – O que é
Sua pele tem três camadas principais, e a derme (cório) é a camada intermediária da pele em seu corpo. As outras duas camadas da pele são a epiderme e a hipoderme.
Sua camada de derme consiste em duas camadas próprias.
Corium é outro nome para a derme. Corium é uma palavra latina que significa “couro” ou “pele”.
Sua derme consiste em duas camadas:
Derme reticular: A camada reticular é a camada inferior da derme. É espesso e contém vasos sanguíneos, glândulas, folículos capilares, vasos linfáticos, nervos e células adiposas. Uma estrutura semelhante a uma rede de fibras de elastina e fibras de colágeno envolve a derme reticular. Essas fibras sustentam a estrutura geral da pele, além de permitir que ela se mova e se estique.
Derme papilar: A camada papilar é a camada superior da derme. É muito mais fino que a derme reticular. É composto por fibras de colágeno, células de fibroblastos, células de gordura, vasos sanguíneos (alças capilares), fibras nervosas, receptores de toque (corpúsculos de Meissner) e células que combatem bactérias (fagócitos). A derme papilar se estende até a camada basal da camada da epiderme. Eles formam um vínculo forte que se conecta como dedos entrelaçados.
Qual é a diferença entre a derme e a epiderme?
Derme
Sua derme e sua epiderme são as duas camadas superiores da pele em seu corpo.
Sua epiderme é a camada superior e sua derme é a camada intermediária. Sua derme existe entre sua epiderme e hipoderme.
Sua epiderme é a camada mais fina da pele. Ajuda a hidratar o corpo, produz novas células da pele, protege o corpo contra danos e produz melanina, que dá cor à pele.
Enquanto sua epiderme é a camada mais fina da pele, sua derme é a camada mais espessa da pele.
Sua derme contém colágeno e elastina, que ajudam a tornar sua derme espessa e dar suporte à estrutura geral de sua pele.
Todos os seus tecidos conjuntivos, terminações nervosas, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e folículos pilosos existem em sua derme.
Derme – Função
Derme
Cada camada de sua pele trabalha em conjunto para proteger seu corpo.
Sua derme tem muitas funções adicionais, incluindo:
Apoiando sua epiderme: a estrutura de sua derme fornece força e flexibilidade, e os vasos sanguíneos ajudam a manter sua epiderme transportando nutrientes.
Sentir diferentes sensações: As terminações nervosas da derme permitem que você sinta diferentes sensações, como pressão, dor, calor, frio e coceira.
Produção de suor: Sua derme contém glândulas sudoríparas, que produzem suor quando você está com calor ou sob estresse. O suor ajuda a controlar a temperatura corporal (termorregulação).
Manter a pele úmida: Sua derme contém glândulas sebáceas, que secretam um lubrificante oleoso (sebo) que ajuda a manter a pele e o cabelo hidratados e brilhantes.
Produzindo pelos: Sua derme contém folículos pilosos, que produzem pelos em toda a pele, exceto nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
Derme
Juntamente com as outras camadas da pele, a derme protege o sistema esquelético, os órgãos, os músculos e os tecidos contra danos.
Derme – Localização
Sua derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme (camada superior) e a hipoderme (camada inferior) da pele.
Derme – Do que é feita
Sua derme contém tecidos com muitos vasos sanguíneos que também incluem:
Colágeno.
Elastina.
Um fluido transparente semelhante a um gel que preenche o espaço entre as células e as fibras (substância fundamental).
Várias glândulas, incluindo glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
Folículos capilares.
Derme – Distúrbios
Algumas condições e distúrbios que afetam sua derme incluem:
Síndrome de Ehlers-Danlos.
Urticária (urticária).
Síndrome de Marfan.
Melanoma dérmico primário.
Elastose solar.
Esclerose sistêmica (esclerodermia).
Tumores.
Derme – Sintomas
Alguns sinais ou sintomas comuns de condições que podem afetar sua derme incluem:
Sangue ou outro fluido vazando para o tecido de suas artérias, arteríolas, capilares, tubos, vênulas ou veias (extravasamento).
Alterações nos ossos, olhos, pulmões, pele, coração e vasos sanguíneos.
Manchas escuras e pruriginosas na pele.
Excesso de hematomas.
Articulações excessivamente flexíveis (hipermobilidade).
Pele macia que é mais fina e estica mais do que o normal.
Tecido inchado.
Vergões.
Derme – Tratamento
Alguns tratamentos comuns para condições que afetam sua derme incluem:
Corticosteróides: Os corticosteróides reduzem a inflamação e os danos nos tecidos.
Enxertos de pele: Os enxertos de pele tratam a pele danificada ou ausente que não pode cicatrizar sozinha. Enxertos de pele ajudam pessoas com danos profundos na pele ou perdas por queimaduras, infecções e úlceras.
Substitutos da pele: Substitutos de pele incluem células ou tecidos retirados de outra pessoa (aloenxerto), células ou tecidos retirados de um animal (xenoenxerto) ou pele feita de moléculas e polímeros não biológicos (pele sintética). Os substitutos da pele ajudam as pessoas com feridas ou condições profundas da pele, incluindo queimaduras e infecções.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.allthescience.org/www.worldhistory.org/www.encyclopedia.com/www.news-medical.net/www.sbd.org.br/www.shopify.com/cloudinary.com