PUBLICIDADE
O que cotilédone?
Os cotilédone são as primeiras folhas dos embriões das plantas com sementes, ou seja, são folhas embrionárias que também se formam a partir do zigoto, fazendo parte do embrião da semente e, podem tornar-se as primeiras folhas de uma planta. Possuem em sua maioria estruturas diferentes das outras folhas.
Estão diretamente ligados à nutrição da planta, contendo reservas de nutrientes que alimentam a mesma, enquanto esta não pode produzir alimento suficiente para seu desenvolvimento através da fotossíntese.
O número de cotilédones é uma característica usada para classificar as angiospermas (plantas com flores). Dois grupos de angiospermas, especialmente, recebem seus nomes de acordo com o número de cotilédones que cada embrião da semente apresenta. Plantas com uma única folha embrionária são denominadas monocotiledôneas e plantas com dois cotilédones são chamados dicotiledôneas.
Um Cotilédone
Dois Cotilédones
Os nutrientes ficam armazenados no endosperma da semente das monocotiledôneas, o cotilédone tem a função de transferir esses nutrientes para a planta em desenvolvimento, já que inicialmente (através da fotossíntese) ela não é capaz de produzir todo o seu alimento. No caso das dicotiledôneas, como na maioria das vezes elas não apresentam o endosperma, os próprios cotilédones armazenam os nutrientes de reserva.
Existem outras espécies, menos comuns, que apresentam mais de dois cotilédones denominadas de multicotiledôneas.
Exemplo: o pinheiro Pinus maximartinezii, que atualmente tem o maior número de cotilédones que se tem conhecimento, sendo 24.
Em embriões de sementes de gimnospermas, o número de cotilédones varia de 8 a 20 ou mais.
Angiospermas: grupo muito bem adaptável, formando a maior parte da diversidade vegetal do planeta. Presença de flores e frutos. Dividem-se em:
Monocotiledôneas: plantas angiospérmicas cujo embrião só possui um cotilédone. Exemplos: arroz, trigo, cebola, banana, orquídeas, bromélias, etc.
Dicotiledôneas: plantas angiospérmicas cujo embrião possui dois cotilédones. Exemplos:feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, cerejeira, morango, algodoeiro, café, girassol e margarida.
Camila Correia