Coqueiro

PUBLICIDADE

Coqueiro – O que é

Cocos nucifera, o coqueiro, é um membro perene monocotiledôneas do Arecaceae (família de palma), cultivadas em regiões tropicais em todo o mundo por sua frutas e fibras. Ele tem sido exaltado em canções, romances e filmes, como o filme dos Irmãos Marx, Cocoanuts e A canção de coco.

É particularmente importante em ilhas do Pacífico, onde pode ser uma fonte primária de alimentos e uma grande colheita de dinheiro.

A espécie tem sido cultivada desde os tempos pré-históricos e não é mais encontrada em estado selvagem. Seus progenitores são pensados para ter originado na região oeste do Pacífico conhecida como Malásia (a região florística que inclui a península malaia e arquipélago, Nova Guiné, e o Arquipélago de Bismarck) e do sudoeste do Pacífico. Ele agora é cultivada e, por vezes naturalizada em todas as áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, onde cresce ao longo das áreas costeiras.

Coqueiros são de tamanho médio, plantas herbáceas solitários. Embora arbórea na forma, seus troncos são compostas não de madeira, mas de fibroso, robusto, sobreposição hastes, e pode crescer até 25 m de altura, encimado por uma coroa de folhas pinadas composto de até 4 metros muito tempo.

coco é conhecida por sua grande versatilidade como visto em muitos usos domésticos, comerciais e industriais de suas peças diferentes.

Os cocos são parte da dieta diária de muitas pessoas.

Seu endosperma é conhecida como a “carne” comestível do coco; quando seca é chamado copra.

O óleo de leite e derivados dela são comumente utilizados em cozinhar e fritar; óleo de coco também é amplamente usado em sabões e cosméticos.

A água de coco líquido transparente dentro é uma bebida refrescante e pode ser processada para criar o álcool ou misturado com gengivas e branqueadores para fazer um substituto do leite popular.

As cascas e folhas podem ser utilizadas como material para fazer uma variedade de produtos para fornecer e decorar. Ele também tem um significado cultural e religioso em muitas sociedades que o utilizam.

Os cocos foram usadas na medicina tradicional em todo o mundo para o tratamento de inúmeras doenças, variando de dores de garganta, resfriados, dores de ouvido e a tuberculose, tumores, e úlceras.

Estudos médicos recentes verificaram que coco pode ter antibacteriana, antifúngica, anti-helmíntico, e propriedades anti-virais, entre outros benefícios para a saúde. O óleo de coco já foi evitado, pois é composta de gorduras saturadas, que foram pensados para aumentar o colesterol. No entanto, a pesquisa recente sugere que uma vez que tem de médio em vez de ácidos gordos de cadeia longa, de óleo de coco não aumentar o colesterol, mas, na verdade, pode proteger contra a doença de coração. Coco agora se tornou popular como um alimento de saúde, com inúmeros produtos e sites exaltando seus benefícios.

O termo coco pode referir-se a toda a palma de coco, a semente ou o fruto, que não é tecnicamente uma porca. A ortografia coco ortografia é uma forma antiquada da palavra.

De seus frutos, altamente nutritivos, utiliza-se tanto o líquido quanto a polpa para consumo ´´in natura´´, na fabricação de óleo comestível, manteiga e coco ralado.

O termo é derivado do Português do século 16 e espanhóis “cocos”, que significa “rosto sorridente”, a partir dos três pequenos furos na casca de coco que se assemelham as características faciais humanas.

Atualmente utiliza-se a fibra da casca do fruto para obtenção de vasos e substratos para plantas, em substituição à fibra de xaxim. Além disso, a fibra presta-se também para a fabricação de cordas, esteiras, capachos, estofados etc. É a palmeira de maior importância econômica do mundo. É muito usada nas avenidas e calçadões das praias brasileiras, por vegetar bem (e preferir) em solos arenosos e salinos, onde produz frutos de excelente qualidade. As mudas geradas de sementes levam de 8 a 10 anos para iniciar a produção de frutos. Por essa razão, hoje existem variedades anãs que iniciam bem antes a frutificação.

Coqueiro – Planta

Coqueiro é uma planta de longa duração que podem viver tanto quanto 100 anos. Tem um único tronco, 20-30 m de altura, a sua casca é lisa e cinza, marcado por cicatrizes deixadas por anilhadas leafbases caídos.

As folhas, de 4 a 6 m de comprimento, são pinadas. Eles consistem de linear-lanceoladas, mais ou menos recurvado, rígidas, folhetos verdes brilhantes.

As inflorescências, que se colocam nas axilas das folhas e envolto por uma espata carenada, são spadices não ramificados; flores femininas são suportadas basally, flores masculinas no ápice.

Flores suportar pétalas lanceoladas, 6 estames e um ovário composto por 3 carpelos connate.

A polinização cruzada, ou anemophilous ou entomófilas, ocorre. Seu fruto, do tamanho da cabeça de um homem e 2/1 kg de peso, é uma drupa com um, liso, cinza-amarronzado epicarpo fino, um fibroso, 4-8 cm de espessura, mesocarpo e endocarpo lenhoso. Como é bastante leve, que pode ser levada a longas distâncias de água, mantendo a sua capacidade de germinação de um longo período de tempo.

Dentro dele contém uma semente, rica em substâncias de reserva localizados no endosperma, que é parcialmente líquido (leite de coco), em parte sólida (carne). Quando seus germina embrião, as suas pausas radícula através de um dos três poros de germinação, visíveis a partir do exterior também.

Coqueiro – Características

Espécie com estipe solitário de até 30 m de altura, curvado ou ereto, com 20 a 30 cm de diâmetro.

Folhas de até 3 m de comprimento, pêndulas, largas, com folíolos de coloração verde-amarelada, rígidas, em número de 20 a 25 contemporâneas.

Espécie monóica, com flores numerosas brancas, pequenas, reunidas em cacho de até 1 m de comprimento.

Fruto grande, fibroso, de forma ovóide, quase globoso, de coloração esverdeada a amarela, de casca lisa, com cerca de 25 cm de comprimento e 15 em de diâmetro, que demora a amadurecer, quando então torna-se castanho.

Polpa abundante de até 2 cm de espessura. Cavidade central contendo a conhecida “água-de-coco”.

Cada fruto pesa em média 1,2 Kg.

Habitat: faixa litorânea

Propagação: plantio do fruto seco (coco-semente)

Florescimento: janeiro a abril

Frutificação: julho a fevereiro

Coqueiro – Raízes

O coqueiro possui sistema radicular fasciculado, com raízes primárias de 8mm a 10mm de diâmetro e um número variável de 2000 a 10000 raízes dependendo das condições ambientais e/ ou material genético.

Das raízes primarias partem as secundarias, de onde se originam as terciárias, que produzem radicelas medindo 1mm a 3mm de diâmetro, sendo verdadeiros órgãos de absorção.

A profundidade do sistema radicular é variada.

Coqueiro – Caule

O caule do coqueiro é do tipo estirpe, não ramificado, muito desenvolvido e bastante ramificado. Em seu ápice, prende-se um tufo de folhas que protege a sua única gema apical.

A inflorescência é a única ramificação deste caule, pois é considerada um ramo caulinar modificado. A parte terminal do tronco, de onde se formam novas folhas, é tenra e comestível, constituindo o palmito.

Coqueiro – Folha

A folha do coqueiro é do tipo penada, sendo constituída pelo pecíolo, que continua pelo raquis onde se prendem numerosos folíolos. Uma folha madura possui comprimento variável, com 200 a 300 folíolos de 90cm a 130cm de comprimento. O comprimento e o número de folíolos varia de acordo com a idade do coqueiro. Um coqueiro-gigante adulto emite de 12 a 14 folhas por ano e um coqueiro-anão adulto 18 folhas por ano.

Essas folhas permanecem no coqueiro por um período de três a três anos e meio, apresentando uma copa de 25 a 30 folhas.

Coqueiro – Utilidade

É a palmeira de maior importância econômica em todo o mundo. A polpa é usada como alimento e matéria-prima para numerosos produtos.

As fibras do mesocarpo são usadas na indústria têxtil para fabricação de cordas, capachos, esteiras, estofados, etc. Do endosperma líquido, imaturo, se retira a água de coco.

A espécie é amplamente usada em paisagismo e cultivada na fruticultura.

Coqueiro – Usos

Esta árvore é forte, resistente e pode fornecer-nos com a nossa necessidade mais básica para a vida – água! A água mais estéril na Terra é encontrado nesta fruta.

Há histórias de ilha e pessoas costeiras sobreviventes durante meses de seca com água de coco como a única fonte de água potável disponível.

É verde, sem nenhum traço de cor amarela, e deve ser escolhido. Até um litro de água está dentro, mas você não consegue ouvir quando o agita.

O amarelo ou escurecimento do coco é sinal que ele está maduro e cai no chão.

Há ainda alguma água no interior da cavidade, que podem ser combinados para fazer o leite de coco. O leite de coco é uma mistura de água de coco e as raspas de carne de coco.

Este leite é uma boa fonte de ferro e contém cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas.

A água de coco, é um produtor alcalino no sistema digestivo e, portanto, ajuda no equilíbrio importante de pH no corpo humano. Muitas vezes, um corpo muito ácida está propenso a doença, enquanto que se o pH é equilibrada com alimentos produtores de alcalinas, o corpo é mais propenso a permanecer em boa saúde.

Como alimento, a carne é utilizada para fins diferentes, dependendo da maturidade do coco.

Coqueiro – Classificação

Nome Científico: Cocos nucifera L

Nomes Populares: Coco, Coco-da-baía, Coco-da-praia, Coqueiro, Coqueiro-anão, Coqueiro-da-índia

Sinônimos botânicos: Palma cocos Mill.

Família: Arecaceae

Altura: 20 m.

Diâmetro: 4 m.

Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Palmeiras

Clima: Tropical, Tropical úmido.

Origem: América do Sul, América Central, Antilhas, Região Nordeste.

Propagação: Sementes.

Mês(es) da Propagação: Primavera, Verao, Outono, Inverno, Ano Todo.

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Ocorrência: do Pará a São Paulo

Coqueiro – Fotos

Coqueiro
Coqueiro

Coqueiro
Coqueiro

Coqueiro
Coqueiro

Coqueiro
Cocos nucifera

Coqueiro
Cocos nucifera

Coqueiro
Coco – Fruto

Fonte: www.vivaterra.org.br/eol.org/www.ntbg.org/www.jardineiro.net/www.paisagismodigital.com/www.ceplac.gov.br/geocities.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.