PUBLICIDADE
O que é contaminação do solo?
O solo é a camada mais fina e superficial da crosta terrestre, onde ocorre grande parte dos ciclos biogeoquímicos. Composto de água, minerais, matérias orgânicas, rochas, etc. A contaminação do solo ocorre devido às interferências diretas e indiretas causados pelo homem, podendo ser rurais e urbanos.
Intensificou-se com a grande exploração e ocupação do homem ao meio, que depositou substâncias tóxicas e poluentes, alterando sua estrutura natural e o ecossistema a sua vida.
Principais exemplos de contaminação do solo:
Lixo: quando não destinados corretamente contaminam o solo.O lixo produz o chorume, formado pela decomposição dos resíduos. É um líquido escuro de mau cheiro com grande potencial poluidor que infiltra o solo, contaminando-o e atingindo os lençóis freáticos.
Os aterros sanitários são eficazes no destino do lixo. O mesmo sofre um preparo, é colocado em local impermeabilizado e enterrado. Um aterro sanitário dura em média 25 anos e, a cada novo mais áreas naturais são suprimidas. Por isso a importância da reciclagem, pois a mesma diminui o acúmulo de lixo e, reduz a exploração de matérias-primas não renováveis.
No caso do lixo orgânico existe a compostagem, que é a geração de adubo a partir do mesmo.
Magnificação trófica ou bioacumulação: lixo tóxico e lixo eletrônico, os mesmos contêm metais pesados tais como: chumbo, cadmio, bário, cobre, níquel, alumínio, entre outros. São altamente acumulativos e, quando não separados corretamente, se misturam ao lixo comum, atingem a solo, rios, mares, contaminando-os. Muitas vezes são absorvidos por animais, entrando assim na pirâmide alimentar.
As fábricas são grandes produtoras de lixo tóxico.
Esgoto: contaminam o solo quando não tratados e despejados de forma incorreta.
Monocultura: produção agrícola de apenas um produto, por exemplo: soja.
Empobrece o solo, diminui sua produtividade e reciclagem de nutrientes.
Agrotóxicos e fertilizantes: causam desequilíbrio e contaminação do solo.
Queimadas e desmatamentos: causam empobrecimento e enfraquecimento pela perda de nutrientes do solo.
Erosão: pode ser causada por excesso de chuvas ou pela ação do homem. Destrói o solo e o deixa vulnerável.
Impermeabilização: procedimento utilizado para cobrir o solo para construções. Torná-lo vulnerável, pois dificulta a infiltração de água da chuva.
Compactação: compressão do solo. Diminui a movimentação da água na terra, dificulta seu areiamento, fertilidade, estabilidade e atividade biológica.
Camila Correia