PUBLICIDADE
Colostro – Definição
O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias após o parto.
É denso em nutrientes e rico em anticorpos e antioxidantes para construir o sistema imunológico de um bebê recém-nascido. Ele muda para o leite materno dentro de dois a quatro dias após o nascimento do bebê.
O colostro é mais espesso e mais amarelo do que o leite materno tradicional.
O colostro é um leite espesso, pegajoso e concentrado e geralmente é amarelo, claro ou branco, embora também possa ser de outras cores. É composto de fatores imunológicos, proteínas, açúcares e gorduras.
Colostro – O que é
O colostro é o primeiro leite que seu corpo produz durante a gravidez. Ele se forma nas glândulas mamárias (seios) e desempenha um papel importante na construção do sistema imunológico do bebê.
Se você planeja amamentar (amamentar ou amamentar), é o primeiro leite que seu bebê receberá de seus seios. Se você não quiser amamentar ou se seu bebê estiver lutando para mamar, você pode retirar o colostro manualmente. É rico em proteínas, vitaminas, minerais e imunoglobulinas (anticorpos) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê. Muitas vezes é chamado de “ouro líquido” por causa de sua rica cor dourada e benefícios valiosos.
Colostro – Do que é feito
Colostro
O colostro é rico em proteínas e pobre em gordura e açúcar. É preenchido com glóbulos brancos que produzem anticorpos. Esses anticorpos fortalecem o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções.
O colostro é altamente concentrado e denso em nutrientes, mesmo em pequenas doses, portanto, a barriga do seu bebê não precisa de muito para colher seus benefícios.
Colostro – Tipo de nutrientes
O colostro é rico em nutrientes que protegem e nutrem seu bebê como nada mais.
É composto de coisas como:
Imunoglobulina A (um anticorpo).
Lactoferrina (uma proteína que ajuda a prevenir infecções).
Leucócitos (glóbulos brancos).
Fator de crescimento epidérmico (uma proteína que estimula o crescimento celular).
Sua cor vem dos carotenóides (um antioxidante) e da vitamina A. A vitamina A desempenha um papel vital na visão, na pele e no sistema imunológico do bebê.
O colostro é rico em magnésio, que dá suporte ao coração e ossos do bebê, e cobre e zinco, que também dão suporte à imunidade.
Qual a diferença entre colostro e leite materno?
Colostro
O colostro é um primeiro leite rico em nutrientes produzido pelos seus seios durante a gravidez. Ele muda para leite materno de transição alguns dias após o nascimento do bebê. No entanto, pequenas quantidades de colostro permanecem no leite materno por várias semanas.
Existem diferenças distintas entre o colostro e o leite materno:
O colostro contém imunoglobulinas para estimular o sistema imunológico do bebê e protegê-lo de doenças.
O colostro tem duas vezes mais proteína.
O colostro tem quatro vezes mais zinco.
O colostro é mais baixo em gordura e açúcar, por isso é mais fácil de digerir.
O colostro é mais espesso e mais amarelo.
Quais são as fases do leite materno?
Existem três estágios diferentes do leite materno: colostro, leite de transição e leite maduro.
Colostro: Seu primeiro leite que dura entre dois e quatro dias após o nascimento.
Leite de transição: começa aproximadamente quatro dias após o nascimento e dura cerca de duas semanas.
Leite maduro: Leite que dura aproximadamente 14 dias após o nascimento até que você termine de produzir leite.
Quando o colostro vira leite?
Após aproximadamente três ou quatro dias, o colostro se transformará em leite de transição. Isso geralmente é chamado de leite de alguém “descendo”. Seus seios ficarão firmes, macios e cheios.
Isso significa que sua produção de leite aumentou. A essa altura, o estômago do bebê já se expandiu e ele pode beber mais leite a cada mamada. Uma vez que seu suprimento de leite é estabelecido e seu corpo se estabilizou, o leite de transição muda para leite maduro.
O que faz o colostro virar leite materno?
Os hormônios da gravidez criados pela placenta ajudam a criar o colostro. O hormônio progesterona cai significativamente quando a placenta se separa do útero (após o nascimento do bebê).
Essa queda na progesterona faz com que seus seios criem leite.
Colostro – Finalidade
A função de seus seios, ou glândulas mamárias, é produzir leite para alimentar seu bebê.
O colostro é mais do que o primeiro leite que seu bebê consome após o nascimento.
É altamente concentrado com nutrientes e anticorpos para combater infecções e proteger seu bebê. Ele fornece uma imunidade poderosa e única que só ele pode fornecer.
Como seu bebê só precisa de um pouco de colostro, também o ajuda a aprender a sugar, engolir e respirar durante a alimentação.
Colostro – Benefícios
Colostro
O colostro fortalece o sistema imunológico do bebê e fornece nutrição concentrada.
Alguns dos benefícios do colostro são:
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico do seu bebê.
Ajuda a estabelecer um intestino saudável, revestindo os intestinos. Isso ajuda a evitar que as bactérias nocivas sejam absorvidas.
Oferece nutrição ideal para um recém-nascido.
Tem um efeito laxante que ajuda o bebê a eliminar o mecônio (o primeiro cocô do bebê) e diminui a chance de icterícia.
Fácil de digerir.
Ajuda a prevenir o baixo nível de açúcar no sangue em bebês a termo.
Por que o colostro é bom para recém-nascidos?
O colostro tem todos os nutrientes que seu bebê precisa nos primeiros dias de vida. Também é embalado com nutrientes e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico do seu bebê.
O fluxo de colostro de seus mamilos é lento para que seu bebê aprenda a mamar (amamentar). Aprender a amamentar exige prática e exige que seu recém-nascido não apenas aprenda a sugar e engolir, mas também a respirar ao mesmo tempo.
O vazamento de colostro significa que o trabalho de parto está próximo?
O vazamento de colostro de seus seios não significa que o trabalho de parto está chegando.
O vazamento de colostro é normal e algumas pessoas percebem isso já no segundo trimestre.
Algumas não percebem nenhum sinal de vazamento de colostro, enquanto outras verão colostro seco em seus mamilos. Se estiver vazando colostro, você pode usar absorventes descartáveis ou laváveis.
Você pode expressar o colostro se estiver grávida?
O colostro pode ser expresso por volta da 37ª semana de gravidez e é benéfico para algumas pessoas. Usar as mãos para comprimir os seios em um padrão rítmico para que o leite saia é chamado de extração manual.
Expressar o colostro antes do nascimento do bebê traz alguns riscos, como contrações ou trabalho de parto prematuro. Pode ser benéfico para aqueles em risco de parto prematuro, baixo suprimento de leite ou quando certas condições de saúde estão presentes.
Fale com seu médico antes de remover o colostro de seus seios. Se você estiver vazando colostro, pode ser seguro coletá-lo e armazená-lo para quando o bebê nascer.
Colostro – Como é
O colostro costuma ter uma cor amarela ou laranja profunda e rica, quase como a gema de um ovo. Isso ocorre porque contém altos níveis de beta-caroteno. Às vezes pode aparecer branco, claro ou cremoso.
É uma consistência mais espessa do que o leite materno (ou leite de vaca), mas a espessura varia de pessoa para pessoa.
O colostro costuma ser pegajoso e pode conter traços fracos de sangue (isso é normal).
Como sei que estou produzindo colostro?
Seu corpo começa a produzir colostro entre 12 e 18 semanas de gravidez. A maioria das pessoas produzirá de uma colher de sopa a uma onça de colostro nas primeiras 24 horas após o parto.
Isso aumenta lentamente até que o leite de transição chegue por volta do terceiro ou quarto dia. Na maioria dos casos, você não saberá se está produzindo colostro; no entanto, é muito raro não conseguir produzir colostro.
Você saberá se seu bebê está recebendo colostro se ele estiver mantendo o peso e molhando as fraldas.
Quanto tempo você tem colostro?
Seu corpo produz colostro por até cinco dias após o nascimento do bebê. Ele muda para leite de transição nessa época e, em seguida, muda novamente para leite maduro após cerca de 14 dias.
Traços de colostro estão presentes no leite materno por até seis semanas.
De quanto colostro um recém-nascido precisa?
A barriga do seu recém-nascido é do tamanho de uma bola de gude. Eles só precisam de cerca de 30 gramas de colostro por dia. Isso equivale a cerca de uma colher de chá a cada mamada (você pode esperar alimentar seu recém-nascido de oito a 10 vezes nos primeiros dias).
A quantidade de colostro (e depois leite de transição) que seu bebê precisa aumenta lentamente a cada dia à medida que o estômago se expande. À medida que seu corpo passa a produzir leite materno regular, sua produção de leite aumenta para atender às necessidades deles.
Fonte: www.parkview.com/my.clevelandclinic.org/www.iblce.org/users.erols.com/www.gale.com/americanpregnancy.org/www.parents.com/assets.ctfassets.net