PUBLICIDADE
Definição
Células Plasmáticas são um tipo de célula imunológica que produz grandes quantidades de um anticorpo específico. As células plasmáticas se desenvolvem a partir de células B que foram ativadas. Uma célula de plasma é um tipo de células brancas do sangue. Também chamado de plasmócito.
O que são Células Plasmáticas?
As células plasmáticas são um tipo de glóbulo branco que produz anticorpos. Como tal, eles são uma parte importante do sistema imunológico. Eles são formados a partir de células B produzidas na medula óssea de uma pessoa. Uma vez produzidas, as células B permanecem principalmente dentro da medula e esperam até que um antígeno apareça no corpo.
Os antígenos se ligam à célula e a estimulam para formar células plasmáticas. Essas células então produzem anticorpos para destruir o patógeno.
Existem cinco tipos de glóbulos brancos no corpo: os neutrófilos, os eosinófilos, os basófilos, os linfócitos e os monócitos.
Os linfócitos são divididos em três tipos de células: células T, células natural killer e células B. Células T migram para o timo onde esperam até serem chamadas.
Células assassinas naturais são aquelas que destroem células danificadas que podem crescer fora de controle. Todos os três tipos de linfócitos existem para ajudar o corpo a se defender contra doenças.
As células plasmáticas são apenas um método que o corpo usa para combater doenças. Cada um produz um anticorpo específico para neutralizar um determinado antígeno. Quando um antígeno entra no corpo, ele deve primeiro se ligar a uma célula B, que então se prolifera para formar células plasmáticas.
Essas células então secretam anticorpos que inativam o patógeno e o marcam para destruição.
Normalmente, uma célula produzirá anticorpos por quatro a cinco dias e então morrerá.
Quando um novo antígeno entra no corpo, é necessário algum tempo até que o corpo possa desenvolver anticorpos para combatê-lo.
Células B virgens, em primeiro lugar tem que ser ativado, a fim de ser capaz de responder a um agente causador da doença específica. O próprio antígeno faz isso enquanto está fluindo pelo corpo. Quando encontra uma célula B virgens, ela se liga a ela e ajuda a acionar a seleção clonal. A seleção clonal é o processo pelo qual as células B ativadas se multiplicam para formar vários clones de si mesmas.
Alguns destes clones tornam-se células de plasma, que são então capazes de produzir anticorpos contra o agente causador da doença.
Algumas células clonadas, no entanto, tornam-se células de memória e podem durar anos no corpo. Seu objetivo é fornecer uma resposta rápida ao antígeno, caso ele apareça no corpo no futuro. Desta forma, não demorará o corpo a lutar contra a mesma doença.
Células Plasmáticas – Biologia
Células plasmáticas, células produtoras de anticorpos de vida curta, derivadas de um tipo de leucócito (célula branca do sangue) chamada célula B.
As células B diferenciam-se em células plasmáticas que produzem moléculas de anticorpos modeladas de perto pelos receptores das células B precursoras. Uma vez liberadas no sangue e na linfa, essas moléculas de anticorpos se ligam ao antígeno alvo (substância estranha) e iniciam sua neutralização ou destruição.
A produção de anticorpos continua por vários dias ou meses, até que o antígeno seja superado.
Cada célula plasmática pode secretar vários milhares de moléculas de anticorpo, liberando assim uma grande quantidade de anticorpos na circulação. A explosão inicial da produção de anticorpos diminui gradualmente à medida que o estímulo é removido (por exemplo, pela recuperação da infecção).
Um plasmócito (B) libera anticorpos que circulam no sangue e na linfa,
onde se ligam e neutralizam ou destroem antígenos. (A e C são linfócitos)
Fonte: www.cancer.gov/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.medicinenet.com