PUBLICIDADE
Células eucarióticas são definidas como células que contêm um núcleo e organelas e são envolvidas por uma membrana plasmática, que envolve e separa o DNA de uma célula do seu citoplasma.
Os organismos que possuem células eucarióticas incluem protozoários, fungos, plantas e animais.
Estes organismos estão agrupados no domínio biológico Eukaryota.
As células eucarióticas são maiores e mais complexas do que as células procarióticas, encontradas em Archaea e Bacteria, os outros dois domínios da vida.
Exemplos de células eucarióticas são plantas, animais, protistas, fungos. Seu material genético é organizado em cromossomos. Aparelhos de Golgi, mitocôndrias, ribossomos, núcleo são partes de células eucarióticas.
O que são células eucarióticas?
As células eucarióticas são um tipo de célula mais complexa do que suas contrapartes, procariotos.
Os procariontes incluem as bactérias e arquéias simplistas, enquanto os eucariontes compõem todos os fungos, animais, plantas e protistas, como a ameba. Juntamente com vírus e outros fragmentos de material genético, procariontes e eucariotos compõem toda a vida terrestre conhecida.
As células eucarióticas são caracterizadas por membranas internas e um citoesqueleto forte.
Um citoesqueleto é uma estrutura de proteínas, como a actina e a queratina, que ajudam a manter uma célula unida e a diferenciar suas organelas.
Eucarioto significa “porca verdadeira”, referindo-se ao fato de que as células eucarióticas possuem um núcleo interno, enquanto os procariontes (significando “antes da porca”) não. Nos procariontes, o material genético flutua livremente no citoplasma (sangue celular), enquanto nos eucariotos, é protegido em um núcleo especial. O DNA eucariótico é organizado em cromossomos, enquanto o DNA procariótico não é.
Os eucariotos são mais recentes na história da vida do que os procariontes, e a célula eucariótica típica é maior que uma célula procariótica típica. Enquanto a vida procariótica surgiu há 3,8 bilhões de anos, os eucariotos só evoluíram entre 1,6 e 2,1 bilhões de anos atrás. Um dos primeiros organismos eucarióticos foram as algas vermelhas, cuja forma mal mudou em 1,2 bilhão de anos.
Os eucariotos têm organelas, ou órgãos celulares, enquanto os procariontes basicamente não. Uma organela característica encontrada em quase todos os eucariotos é a mitocôndria, conhecida como central elétrica da célula.
Pensa-se que as mitocôndrias já foram um procarionte de movimento livre que cooperou tão estreitamente com os eucariontes primitivos que se tornaram parte do mesmo organismo em um processo conhecido como apego endossimbiótico.
Outras organelas incluem o ribossomo, vesículas, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, citoesqueleto, flagelos, vacúolos, lisossomos e centríolos.
Todas as organelas têm funções especiais e geralmente são encerradas em suas próprias membranas lipídicas.
As células eucarióticas têm uma diversidade muito maior em sua estrutura do que as células procarióticas. Por exemplo, as células vegetais são muito diferentes das células animais.
As células vegetais têm uma casca externa dura chamada parede celular, enquanto as células animais têm apenas uma membrana celular flexível. As células vegetais também possuem uma organela especial, o cloroplasto, que se envolve na fotossíntese.
Quais são os diferentes tipos de células?
Todas as células dos seres vivos podem ser classificadas em um dos dois tipos básicos de células: procariótica e eucariótica.
As células procarióticas tendem a ser pequenas, primitivas e independentes de outras células e abrangem bactérias, algas verde-azuladas e arqueos.
As células eucarióticas são tipos maiores e mais complexos encontrados em todas as outras plantas, animais, fungos e protistas.
Os diferentes tipos de células eucarióticas são organizados por estrutura e função, alguns dos quais existem independentemente um do outro e outros ligados a outras células de função especializada comum.
O corpo humano contém centenas de diferentes tipos de células, muitas das quais possuem estruturas funcionais únicas.
Uma célula é a menor parte de uma coisa viva e é o cenário para todos os processos químicos necessários à vida. As células procarióticas são as formas celulares mais simples, sem núcleo ou organelas.
Essas células não têm cromossomos; plasmídeos circulares contêm o material genético. Algumas células procarióticas não precisam de oxigênio para realizar os processos vitais.
As células eucarióticas têm um núcleo definido contendo material genético organizado em cromossomos lineares.
Eles têm várias organelas especializadas que realizam os processos e as transferências de energia necessárias para sustentar a vida. As células animais, vegetais, fungos e protistas são muito diferentes umas das outras.
Os fungos podem ser unicelulares ou multicelulares, possuem mais de um núcleo e paredes celulares não seladas que permitem que o citoplasma flua livremente entre as células.
As células vegetais têm vários tipos de células que desempenham múltiplas funções. A célula vegetal menos especializada é a célula do parênquima, que metaboliza e armazena alimentos.
As células do colênquima e esclerênquima ajudam a apoiar a planta.
As células xilemas conduzem a água enquanto o floema conduz os alimentos. As células epidérmicas cobrem as folhas, caules e raízes como uma pele. Células esponjosas absorvem a luz e produzem alimento para a planta.
Os pêlos das raízes são encontrados nas raízes e têm uma grande área de superfície para absorver a água.
Os tipos de células humanas e animais variam consideravelmente, dependendo da função e localização. Algumas células existem independentemente de outras células. Os glóbulos brancos são um exemplo. Outras células, como as células da pele, estão firmemente ligadas a outras células da pele e trabalham juntas para desempenhar várias funções.
Muitas células possuem partes especializadas que realizam operações que nenhum outro tipo de célula realiza.
As células-tronco, por exemplo, têm fotopigmentos que respondem à luz e transmitem informações às células nervosas que transmitem informações ao cérebro, permitindo que um humano veja.
As células em humanos e animais variam muito em tamanho. As menores células do corpo humano são os espermatozóides e a célula granular do cerebelo. Alguns neurônios, ou células nervosas, podem crescer até vários metros e se estender dos membros à medula espinhal e ao cérebro.
Quais são as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas?
Células procarióticas e eucarióticas são as duas formas básicas que as células podem assumir.
As células procarióticas formam organismos unicelulares, como bactérias e arquéias, enquanto as células eucarióticas são a base de todos os outros tipos de vida. Em termos da evolução da Terra, as células procarióticas vieram primeiro e mais tarde foram substituídas por suas contrapartes eucarióticas.
A diferença mais perceptível entre as células procarióticas e eucarióticas é a capacidade desta última de formar um organismo complexo. Os procariontes são todos os organismos unicelulares, enquanto os eucariotos incluem plantas, fungos e animais. A capacidade de combinar e cooperar permitiu que os eucariotos se desenvolvessem muito além dos procariontes.
Ambos os tipos de células contêm elementos semelhantes entre si. Ambos os tipos são organismos baseados em ácido desoxirribonucléico (DNA) que contêm uma membrana celular, flagelo, citoplasma e ribossomos.
Eles compartilham o mesmo tipo de DNA e o mesmo tipo de código genético. Uma diferença é que o DNA de um procarionte é circular enquanto o de um eucarioto é linear.
O DNA eucariótico se liga às proteínas das histonas para formar cromossomos, enquanto o DNA procariótico não.
A diferença fisiológica mais notável entre células procarióticas e eucarióticas é a falta de um núcleo verdadeiro do primeiro.
Um núcleo contém e processa a maioria do DNA da célula eucariótica e sua função é controlar a atividade celular. O núcleo está contido dentro de uma membrana para mantê-lo separado do resto da célula.
O procarionte possui um centro nucleoide onde o DNA é coletado, mas não há membrana separadora.
Membranas internas são uma diferença recorrente entre os dois tipos de células. Uma célula eucariótica é preenchida com distintos órgãos em miniatura chamados organelas.
Esses elementos ligados à membrana desempenham funções específicas dentro da célula e são distintos do citoplasma da célula. Os procariontes tendem a não ter organelas separadas do citoplasma.
O citoplasma é um líquido viscoso contido na célula.
Enquanto as células procarióticas e eucarióticas têm ribossomos, os ribossomos nas células eucarióticas são maiores e mais desenvolvidos. Os ribossomos usam aminoácidos e ácido ribonucleico (RNA) para criar proteínas dentro da célula. Um ribossomo procariótico é composto de três tipos de RNA ribossômico (rRNA) e cerca de 50 tipos de proteínas. O ribossomo eucariótico, no entanto, consiste em cinco tipos de rRNA e cerca de 80 tipos de proteínas.
As células eucarióticas contêm uma organela distinta chamada mitocôndria, e as células vegetais também possuem organelas chamadas plastídeos.
As células procarióticas não têm. Mitocôndrias e plastídios parecem ter uma origem comum. Ambos parecem ter sido procariontes distintos absorvidos dentro de eucariotos em uma relação simbiótica permanente.
Algumas diferenças generalizadas são complicadas por exclusões. Como regra geral, essas células diferem sobre as paredes celulares. Embora todos os procariontes os possuam e a maioria dos eucariotos não, existem exceções.
Alguns procariontes desenvolveram organelas primitivas, mas geralmente estão ausentes.
Uma célula eucariótica
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Fonte: www.khanacademy.org/courses.lumenlearning.com/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/biologydictionary.net/www.toppr.com/www.bbc.co.uk/openstax.org/faculty.ccbcmd.edu/www.brooklyn.cuny.edu