Catuaba

PUBLICIDADE

 

Catuaba – O que é

Catuaba – Eriotheca candolleana (K. Schum.) A. Rob.

Família: Bombacaceae

Nomes Populares: Catuaba, catuaba-branca (ES) e embiruçu.

Catuaba é uma árvore que habita as matas pluviais da encosta atlântica, que atinge 12-24 m de altura e apresenta folhas compostas.

Catuaba uma espécie de árvore brasileira, de médio a grande porte, atingindo de 12 a 24 metros de altura, esguia e com copa alta e estreita de rápido crescimento. É ornamental, principalmente pela folhagem delicada, ideal para o paisagismo e arborização de praças e avenidas. Sua madeira é empregada como miolo de portas, painéis, forros e brinquedos.

Conhecida pelas propriedades medicinais que os populares atribuem a ela: afrodisíaco, digestivo, diurético, expectorante, estimulante e tonificante.

Entretanto, uma das mais preciosas qualidades, está nos belos tons de laranja que tingem a lã, a seda e o algodão.

Catuaba – Fruto

Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontâncea, o que é facilmente notado pela presença na árvore de pequenos flocos de pluma de cor creme semelhantes a algodão.

Em seguida deixar os frutos ao sol para completar a abertura e, retirar manualmente as sementes presas à plumas.

Pode-se também recolher as plumas após sua queda espontânea nas proximidades da árvore.

Um quilograma de sementes contém aproximadamente 19.000 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 6 meses.

Madeira: Madeira leve (densidade 0,43 g/cm3), macia, grã dierita, de baixa durabilidade natural.

Fenologia: Floresce durante os meses de julho-agosto. Os frutos iniciam a maturação em meados de outubro, prolongando-se até início de novembro.

Utilidade

A madeira é empregada como miolo de portas e painéis, forros, brinquedos, etc.

A árvore é bastante ornamental, pricipalmente pela copa estreita de folhagem delicada; presta-se admiravelmente para o paisagismo, principalmente para a arborização de praças e avenidas.

Como planta de rápido crescimento, é útil no plantio de áreas degradadas de preservação permanente.

Catuaba – Árvore

A catuaba é uma árvore pequena a vigorosa, que produz flores amarelas e cor-de-laranja, e pequenos frutos ovais, amarelados e não comestíveis.

Cresce no norte do Brasil na floresta amazónica. A árvore da catuaba pertence à família Erythroxylaceae, cujo género principal, o Erythroxylum, contém várias espécies que são fontes de cocaína. A catuaba, no entanto, não contém qualquer um dos alcalóides activos da cocaína.

catuaba tem uma longa história de uso medicinal natural como afrodisiaco.

Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrir as qualidades afrodisíacas da planta e nos últimos séculos inventaram muitas canções sobre as suas qualidades e capacidades.

Uma infusão da raiz é usada na medicina tradicional brasileira como afrodisíacco e estimulante do sistema nervoso central. Uma decoção da raiz é comummente usada para a impotência, agitação, nervosismo, nevralgia e cansaço, problemas de memória e fraqueza sexual.

Características Morfológicas

Altura de 12-24m, com tronco liso de 40-50cm de diâmetro.

Folhas compostas digitadas, com 5-7 folíolos glabros da página superior e ferrugíneo pubescentes na inferior, de 5-8 cm de comprimento.

Catuaba: efeitos e propriedades medicinais

catuaba é uma planta medicinal também conhecida como catuaba-marapuama, catuaba-selvagem, catuaba-verdadeira, catuabinha, caramuru, tatuaba, dentre outros nomes populares.

Ansiolitico, afrodisíaco, anti-sifilítico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.

catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções.

catuaba é um afrodisíaco. Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem como na mulher. Estimula o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção, aumenta a excitação sexual e dá orgasmos mais fortes.

Pouco após a ingestão, a maioria das pessoas sentirá formigueiros ao longo da coluna e um aumento da sensualidade pelo corpo inteiro. A pele e os órgãos genitais tornam-se mais sensíveis.

É uma erva que dá à tua vida amorosa um impulso especial.

No Brasil a catuaba também é usada para equilibrar e acalmar o sistema nervoso central.

Pertence a família Bignoniaceae.

Benefícios da catuaba

catuaba é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS). Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual.

catuaba funciona como um estimulante do sistema nervoso, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, sem nenhum efeito nocivo.

No Brasil é considerado um afrodisíaco com ?eficácia comprovada? e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).

Na Europa é feito um chá da casca de catuaba que é utilizado para fraqueza sexual, impotência, debilidade nervosa e exaustão.

Herbalistas e profissionais de saúde usam a catuaba nos Estados Unidos como um tónico para a função genital, estimulante do sistema nervoso central, tônico para a impotência sexual, cansaço geral e fadiga, insônia relacionada à hipertensão arterial, agitação e falta de memória. A catuaba é benéfica para homens e mulheres como afrodisíaco, mas é na área da impotência masculina que os resultados mais marcantes foram relatados e não há evidências de efeitos colaterais, mesmo após o uso a longo prazo.

Algumas variedades de catuaba contém ioimbina. O componente antibacteriano da erva é cinchonaina. A planta ainda é constituída de catuabina, ácidos graxos, fitoesteróis, antioxidantes, flavonóides, taninos, resinas e lipídeos. As partes medicinais da planta utilizada são as folhas, a raiz e a casca da Catuaba. A planta não deve ser utilizada durante a gravidez.

Indicações: Afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.

Parte utilizada: Folhas, raiz, casca.

Contraindicações e efeitos colaterais da catuaba

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Catuaba – Casca

casca da catuaba é a casca de uma pequena árvore nativa Brasileira.

Embora o fruto da árvore não seja comestível, a casca é um remédio tradicional à base de ervas usado na América do Sul e cada vez mais em outras partes do mundo.

casca da catuaba tem um sabor um tanto amargo, embora não particularmente desagradável, e pode ser preparada como chá de ervas, tintura ou moída e, em seguida, embalada em cápsulas.

A casca da catuaba é mais conhecida por sua alegada eficácia como afrodisíaco e também é considerada um bom tônico geral, tem propriedades antibióticas e antivirais e às vezes é usada como um tratamento para a ansiedade.

Embora a casca da catuaba, também conhecida como pau de reposta ou tatuaba, seja usada para uma variedade de propósitos e esteja sendo pesquisada como um possível preventivo do HIV, é mais conhecida como uma erva para aumentar a sexualidade. A eficácia da catuaba para o aprimoramento sexual teria sido descoberta pela tribo Tupi, que passou a oferecê-la no comércio. Com isso, o uso da casca da catuaba como afrodisíaco e intensificador do prazer sexual se espalhou pelo Brasil.

A demanda por ervas femininas e masculinas em muitos países fora do Brasil resultou no aumento do uso de catuaba como suplemento dietético. Na verdade, muitas lojas de produtos naturais agora oferecem suplementos de ervas que apresentam a casca de catuaba como ingrediente. No Brasil, a catuaba costuma ser misturada com outra erva afrodisíaca, muira-puama, para criar uma tintura. Alguns usuários incluem casca de catuaba em licores e cervejas caseiros.

O uso tradicional da casca de catuaba costumava incluir tratamento para impotência, mas também pode aumentar a sensação tátil, tornando a atividade sexual mais agradável para seus usuários.

Enquanto muitas mulheres usam catuaba, os homens parecem relatar os efeitos mais fortes. Outros usos da casca de catuaba incluem o tratamento de uma variedade de distúrbios nervosos, incluindo ansiedade e, talvez, paradoxalmente, letargia. É considerado um estimulante leve do sistema nervoso central. Não foi objeto de muitos estudos científicos e há poucos efeitos colaterais relatados, se houver algum.

Catuaba e marapuama

catuaba é mais comumente disponível em forma de bebida e tintura, mas também pode ser tomada como uma decocção. Para ter o efeito máximo, a tintura deve ser colocada em pequena quantidade de um copo com água e uma pequena color de chá de suco de limão. A tintura da catuaba libera alcalóides e taninos.

Os povos nativos da Amazônia usam catuaba combinada com marapuama, permitindo que a mistura repouse em água morna durante a noite para fazer uma infusão de medicamentos.

Como usar a catuaba

A catuaba pode ser encontrada de várias formas, em cascas, em tintura, em pó ou bebida (conhecida como garrafada), a esta se deve ficar mais atento, pois na mesma são adicionadas outras substâncias, como gengibre e cachaça, as quais o consumidor pode ter algum tipo de aversão ao produto.

Cascas da catuaba: adicione três pedaços da casca a meio litro de água e coloque para ferver, depois de três minutos desligue o fogo e deixe em infusão, após isso o chá fica pronto, coe e já pode beber. O chá pode ser levado à geladeira, conservando por mais tempo o mesmo.
Tintura: coloque uma pequena quantidade da tintura em um copo com um pouco de água e com um pouco de chá de suco de limão. Se preferir use água morna ou quente.
Pó da catuaba: adicione 0,5 gramas do pó a bebidas como sucos e vitaminas. Para funcionar como um tônico do sistema nervoso ou como um afrodisíaco faça isso três vezes ao dia.
Bebida: é comum encontrar em alguns lugares do país a catuaba em forma de bebida, por conter álcool o uso excessivo não é recomendado, como remédio tome um pequeno cálice uma vez ao dia.

Contra-indicações da catuaba

Crianças pequenas
Gestantes
Lactantes
Quem possui problemas cardíacos
Quem possui glaucoma

Catuaba – História

catuaba possui uma longa história de uso na medicina herbal como um afrodisíaco.

Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíacas da planta e durante os últimos séculos compuseram muitas canções elogiando suas qualidades e capacidades. Além dos Tupis, outros povos indígenas e populações locais usam o caramuru por gerações. Em Minas Gerais há um ditado que diz que ?se o pai gerar um filho até os 60 anos, o filho é dele, mas depois dessa idade, o filho é da catuaba!?.

catuaba inclui as espécies Erythroxylum catuaba, Erythroxylum vacciniifolium, Trichilia catigua, Anemoegma arverse, Anemopaegma mirandum, Bignonia miranda, Anemopaegma sessilifolium e outras que possuem as mesmas propriedades medicinais. Dentre as variações da árvore da tatuaba, algumas delas são de pequeno porte, atingindo cerca de 3 metros de altura, como é o caso da Erythroxylum catuaba, nativa da Norte e Nordeste do Brasil. A espécie Trichilia catigua pode chegar a 10 metros de altura. A Anemopaegma é uma grande árvore, crescendo até mais de 40 metros de altura e chamada de catuaba-verdadeira.

Catuaba – Fotos

Catuaba
Catuaba Branca

Catuaba
Catuaba Árvore


Casca da catuaba

Fonte: www.clubedasemente.org.br/www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/ervalife.com.br/www.remedio-caseiro.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.