Cartilagem – Definição
PUBLICIDADE
A cartilagem é o principal tipo de tecido conjuntivo visto em todo o corpo. Ele serve a uma variedade de propósitos estruturais e funcionais e existe em diferentes tipos em nossas articulações, ossos, coluna, pulmões, orelhas e nariz.
Cartilagem, tecido conjuntivo que forma o esqueleto de embriões de mamíferos antes do início da formação óssea e persiste em partes do esqueleto humano até a idade adulta.
A cartilagem é o único componente dos esqueletos de certos vertebrados primitivos, incluindo lampreias e tubarões.
É composto de uma densa rede de fibras de colágeno incorporadas em uma substância base gelatinosa e firme que tem a consistência de plástico; esta estrutura confere resistência à tração do tecido, permitindo-lhe suportar o peso, mantendo maior flexibilidade do que o osso. As células da cartilagem, chamadas de condrócitos, ocorrem em locais espalhados pela cartilagem e recebem nutrição por difusão através do gel; a cartilagem não contém vasos sanguíneos ou nervos, ao contrário do osso.
Existem três tipos de cartilagem:
Cartilagem elástica
Fibrocartilagem
Cartilagem hialina
Derivada da palavra grega “Hyali”, que significa “vidro”, a cartilagem hialina é lisa e brilhante. É o tipo mais comum de cartilagem, encontrada no nariz, na traqueia e na maioria das articulações do corpo.
O que é cartilagem?
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo do corpo. É feito de células chamadas condrócitos embutidas em uma matriz, reforçadas com fibras de colágeno e às vezes elastina, dependendo do tipo.
Existem três tipos diferentes: cartilagem hialina, cartilagem elástica e fibrocartilagem. Esse tecido serve para fornecer estrutura e suporte aos outros tecidos do corpo, sem ser tão duro ou rígido como o osso.
Ele também pode fornecer um efeito de amortecimento nas articulações.
Articulação do cotovelo com cartilagem mostrada em violeta-claro
Este tipo de tecido é avascular, o que significa que não é fornecido por vasos sanguíneos; em vez disso, os nutrientes se difundem pela matriz. A cartilagem geralmente é flexível, novamente dependendo do tipo.
Algumas das estruturas corporais que o incluem são as orelhas, nariz, caixa torácica e discos intervertebrais.
A cartilagem hialina constitui a maior parte das encontradas no corpo humano. Ele reveste os ossos nas articulações, ajudando-os a se articularem suavemente.
Este tipo contém principalmente fibras de colágeno do tipo II.
A cartilagem elástica é mais flexível do que os outros tipos por causa das fibras de elastina que contém. É encontrado no ouvido externo, na laringe e nas trompas de Eustáquio, por exemplo.
Este tipo oferece o equilíbrio perfeito entre estrutura e flexibilidade e ajuda a manter as estruturas tubulares abertas.
A fibrocartilagem é o tipo de cartilagem mais forte e rígido. Ele contém mais colágeno do que hialino, incluindo mais colágeno tipo I, que é mais resistente que o tipo II.
A fibrocartilagem compõe os discos intervertebrais, conecta tendões e ligamentos aos ossos e aparece em outras áreas de alto estresse.
A cartilagem hialina danificada é frequentemente substituída por fibrocartilagem, que infelizmente não suporta o peso devido à sua rigidez.
Existem alguns distúrbios associados à cartilagem. As condrodistrofias são um grupo de doenças nas quais é ossificado ou transformado em osso.
A artrite é caracterizada pela degradação da cartilagem nas articulações, levando a movimentos limitados e dor. A acondroplasia é um distúrbio que resulta em nanismo.
Tumores benignos chamados condroma também podem surgir nesse tecido.
Do que é feita a cartilagem?
Cartilagem uma substância forte e lisa composta de “condrócitos”, ou células de cartilagem especializadas, que produzem uma matriz de colágeno, proteoglicanos (um tipo especial de proteína) e outras proteínas não colágenas. Esses materiais ajudam a cartilagem a atrair água e dar-lhe sua forma e propriedades específicas.
O que é cartilagem hialina?
A cartilagem hialina é um tipo de tecido corporal, também denominado cartilagem. É brilhante, escorregadio, firme, translúcido e de cor cinza-azulada. Tem uma estrutura simples, sem nervos ou vasos sanguíneos.
Possui alta elasticidade e ajuda a amortecer e proteger os ossos. A palavra hialina vem do grego para vítreo e se refere à translucidez do tecido.
Esta cartilagem é um dos três principais tipos de cartilagem do corpo, sendo as outras cartilagem elástica e fibrocartilagem. A cartilagem, por sua vez, é uma forma de tecido conjuntivo, que também inclui osso, sangue e gordura.
A cartilagem é mais forte e rígida que o músculo, mas mais flexível que o osso.
A cartilagem hialina pode ser encontrada na traqueia
A cartilagem hialina aparece nas extremidades dos ossos onde se formam as articulações, entre as costelas e o esterno ou couraça, na traqueia e brônquios dos pulmões e no ouvido e na laringe ou caixa vocal.
É também o precursor dos ossos esqueléticos do feto. A cartilagem hialina torna-se osso em um processo denominado ossificação endocondral. No ouvido, a cartilagem hialina ajuda a absorver sons altos.
A cartilagem hialina, como a cartilagem elástica, é geralmente revestida com pericárdio, uma camada de tecido conjuntivo irregular que auxilia no crescimento e reparo da cartilagem.
Todos os tipos de cartilagem obtém a maior parte de suas propriedades físicas da matriz extracelular, o material que envolve as células, do que das próprias células.
A matriz desse tipo de cartilagem é rica em colágeno tipo II e proteoglicanos, que contribuem para sua elasticidade.
A cartilagem é caracterizada por lacunas, literalmente “janelas”, na matriz, na qual as células do tecido estão localizadas. Cada lacuna pode conter uma, duas, quatro ou oito células.
As fibras da matriz extracelular formam linhas concêntricas ao redor das lacunas. As células, chamadas de condrócitos, são responsáveis pela produção da matriz extracelular.
A cartilagem não cresce tão rápido ou tão facilmente quanto alguns outros tecidos do corpo porque não tem suprimento de sangue. Além disso, os condrócitos são incapazes de se mover para fora das lacunas para alcançar as áreas danificadas.
A cartilagem hialina danificada é frequentemente substituída por tecido cicatricial que consiste na fibrocartilagem mais resistente e menos flexível, que pode prejudicar o desempenho das articulações.
A cartilagem hialina aparece nas extremidades dos ossos, onde formam as articulações
O que são células da cartilagem?
Menos rígida que o osso e ainda mais rígida que o músculo, a cartilagem é um tipo importante de tecido que compõe partes do sistema esquelético. Encontrada em humanos e animais, a cartilagem pode formar partes menores de estruturas esqueléticas, como na articulação do joelho, ou formar seções principais da composição de um organismo, como no caso de tubarões e raias.
A cartilagem é composta por células de cartilagem, chamadas condrócitos, que auxiliam na produção, função e reparo do tecido.
As células da cartilagem são compostas por vários materiais diferentes, mas contêm uma grande quantidade de fibras de colágeno gelatinosas.
Essas fibras permitem que a cartilagem retenha a flexibilidade necessária para revestir as terminações das articulações e formar estruturas como o nariz e as orelhas. Ao contrário de muitas outras células, as células da cartilagem não estão conectadas aos vasos sanguíneos. Em vez disso, os nutrientes são absorvidos pela matriz das células para permitir a função continuada.
Em humanos e em alguns mamíferos, as células que constituem a cartilagem começam seu trabalho muito antes do nascimento. O esqueleto inicial de um feto é em grande parte composto de cartilagem, que é gradualmente substituída por osso à medida que o desenvolvimento continua. Mesmo após o desenvolvimento do esqueleto, a cartilagem desempenha um papel importante na formação e na forma do corpo.
Além de servir como um mecanismo de conexão entre os ossos, muitas articulações humanas são protegidas por cartilagem.
As células e os tecidos da cartilagem também desempenham um papel importante na função da coluna vertebral, constituindo grande parte do material para os discos que ficam entre cada vértebra.
As células da cartilagem geralmente crescem em pequenas cavidades ou fendas no osso, conhecidas como lacuna. Eles tendem a formar um dos três tipos diferentes de cartilagem, dependendo da localização das células e das necessidades do organismo.
A fibrocartilagem é o material mais resistente que vem dessas células e é encontrada nos discos intervertebrais e em outras áreas que estarão sujeitas a grande estresse e peso.
A cartilagem elástica é encontrada nos tecidos das orelhas, nariz e garganta. A cartilagem hialina também está no ouvido e na garganta e é a principal substância com a qual o sistema pré-esquelético é formado.
Um dos principais problemas com as células e os tecidos da cartilagem é que as células têm um mecanismo deficiente para reparar danos. Uma vez que as células crescem na lacuna, a migração para reparar lesões pode ser lenta ou impossível. Mesmo quando uma nova cartilagem cresce sobre uma área erodida ou ferida, pode ser a fibrocartilagem muito menos flexível, que pode limitar a função e o movimento. De acordo com alguns especialistas, a terapia de reposição de cartilagem pode ter um grande avanço com a aplicação de células-tronco cultivadas em laboratório.
Fonte: www.orthocarolina.com/www.nhs.uk/Encyclopaedia Britannica/www.ouhsc.edu/www.wisegeek.org/www.arthritis-health.com/biologydictionary.net/www.histology.leeds.ac.uk