Brachiopoda

PUBLICIDADE

Brachiopoda – O que é

Braquiópodes são animais marinhos que, à primeira vista, parecem com amêijoas.

Eles são realmente muito diferentes de moluscos em sua anatomia, e eles não estão intimamente relacionados com os moluscos. Eles são lophophorates, e por isso estão relacionados com o briozoários e Phoronidas.

Embora pareçam raro nos mares de hoje, eles são realmente bastante comum. No entanto, eles muitas vezes fazem suas casas em água muito fria, seja nas regiões polares ou em grandes profundidades no oceano, e, assim, muitas vezes não são encontrados. Existem cerca de 300 espécies vivas de braquiópodes.

Brachiopoda
Braquiópodes

Brachiopoda
Braquiópodes

Os Brachiopoda são invertebrados exclusivamente marinhos e bentônicos, que habitam desde as águas rasas da plataforma, onde são mais freqüentes, até áreas abissais. Abundantes em épocas geológicas anteriores, são representados na fauna atual por relativamente poucas espécies.

Na costa do estado de São Paulo, ocorrem duas espécies de braquiópodos: Bouchardia rosea (Mawe, 1823), da classe Articulata e único representante vivo da família Terebratullidae, e uma espécie do gênero Discinisca, da classe Inarticulata, família Discinidae. A distribuição de Bouchardia rosea abrange a costa atlântica da América do Sul, tendo sido referida sua presença no Brasil para os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, a espécie foi referida para o Litoral Norte.

A presença de Discinisca é conhecida em Ubatuba, onde ocorre, principalmente, sobre fundos duros do médio litoral; porém, não existe referência a uma comunicação formal de sua ocorrência na área.

Braquiópodes – Organismos

Os braquiópodes são um grande grupo de organismos solitários e exclusivamente marinhos com uma boa história geológica na maior parte do Fanerozóico e estão entre os macroinvertebrados bentônicos de maior sucesso do Paleozóico.

Eles caracterizam-se por duas válvulas mineralizados que encerram mais do animal.

Como os briozoários, braquiópodes são filtradores que recolhem as partículas de alimento em um órgão ciliado chamado lofóforo.

Um exemplo excelente de uma lofóforo braquiópode pode ser visto na terebratulid recentes. Brachiopods diferem em muitos aspectos de briozoários (tanto mole e morfologia hard-parte), e são, portanto, considerado pela maioria dos trabalhadores como um filo separado, mas intimamente relacionados.

No entanto, uma das características mais distintas de braquiópodes é a presença de um pedículo, uma estrutura de caule semelhante carnoso que auxilia o animal em tocas e manter a estabilidade.

O pedículo pode ser visto na Lingula recentes.

Atualmente, braqueápodes são divididas em dois ou três grupos principais.

Partimos de seu texto em considerar dois grandes grupos: Classe Inarticulata (incluindo lingulids) e Classe articulata com base na presença ou ausência de dentes dobradiça e tomadas

Uma grande parte deste laboratório é projetado para torná-lo familiarizado com os termos morfológicos aparentemente intermináveis associados braquiópodes.

Este é um processo necessário, como compreender tais características são as únicas ferramentas disponíveis para permitir um para identificar braquiópodes com algum sucesso.

Embora possa parecer razoável pedir um para aprender os vários grupos apresentados a seguir, com um pouco de bom senso e capacidade de observação, reconhecimento é realmente mais fácil, então ele pode parecer primeiro.

Brachiopoda
Braquiópodes

Braquiópodes – Morfologia

As duas válvulas de braquiópodes são bastante diferentes. A válvula de pedículo tem todos (ou a maioria) da abertura pedículo; que é o mais baixo (e portanto ventral) das duas válvulas.

A válvula braquial contém suportes para os lophophora; que é o superior (portanto dorsal) das duas válvulas. A anterior da brachiopod é o oposto parte do bico e linha de articulação; enquanto que o bico e da dobradiça são posterior. Deve ser notado que termos tais como dorsal, ventral, anterior e posterior são em referência a partes de corpo macio e pode não reflectir a posição de estar do animal.

A largura da carapaça brachiopod é medido como a dimensão máxima paralela à linha de articulação; enquanto que o comprimento da casca é medida normal à largura (a partir do bico a comissura).

Todos os braquiópodes apresentam simetria bilateral. O plano de simetria (um plano de espelho) é paralelo ao comprimento e passa através do meio de ambas as válvulas; é normal ao plano comissural.

Filo Brachiopoda

Os membros do reino Animalia são multicelulares, organismos eucarióticos. Eles são tipicamente heterotróficos que carecem de paredes celulares.

filo Porifera representa o animal mais primitivo, que carece de tecidos; filtro alimenta e é séssil como adultos. O filo Cnidaria é um pouco mais complexa na medida em que eles têm de tecidos, mas não há órgãos.

Cnidários têm simetria radial e são sésseis ou flutuante como adultos.

Simetria Bilateral e Coelomates

O próximo passo na evolução animal é representado pelos vermes, que têm um corpo alongado, com uma cabeça definida final (anterior) ea cauda (posterior) final.

Um aparelho digestivo unidirecional corre da boca ao ânus, o que leva à simetria bilateral. Esta organização produz um organismo que procura activamente a sua comida. A maioria dos worms (exceto platelmintos) têm um celoma verdadeiro ou cavidade do corpo.

Coelomates têm um arranjo corporal “tubo-dentro-um-tubo”. A parede do corpo externo envolve um tubo interno, o tracto digestivo. O espaço entre estes dois tubos é celoma.

O celoma é de grande importância evolutiva. O celoma cheio de fluido proporciona um espaço para os órgãos e sistemas do organismo, e serve como um esqueleto de fluido hidrostático em formas primitivas.

As ajudas esqueleto fluidos hidrostáticos em movimento e permite que o organismo se enterrar (Hickman, 1970, p. 109).

Tocas profundas em sedimentos marinhos aparecem pela primeira vez no registro fóssil durante o final do Pré-Cambriano (Prothero, 1998, p. 227).

Buraqueira nos sedimentos autorizados organismos de explorar um novo nicho, que forneceu proteção para estes animais de corpo mole. Coelomates diversificou em vermes segmentados, moluscos, equinodermes, e lophophorates. Briozoários e braquiópodes são ambos lophophorates.

Brachiopoda – Braquiópodes

Braquiópodes estão em grão, organismos marinhos solitários que vão desde o Cambriano para últimos tempos. Assemelham-se a moluscos bivalves em ter duas válvulas (conchas).

A maioria das conchas de moluscos bivalves, como a amêijoa, são imagens de espelho um do outro. Conchas de braquiópodes são ambos ao contrário e desigual. Brachiopods têm uma casca maior ventral (válvula pedículo) e um escudo dorsal menor (válvula braquial). A simetria da brachiopod é através de ambos os reservatórios, em vez de entre as conchas como em moluscos.

Em algumas espécies a válvula pedículo tem uma haste carnuda chamado pedículo com a qual o brachiopod atribui-se a um substrato. Músculos que abrir e fechar as válvulas de anexar ao interior da válvula pedículo.

Cicatrizes musculares na válvula pedículo pode ajudar na identificação. O pedículo sai de um buraco (forame), perto do bico da válvula ventral.

O corpo mole braquiópodes é imprensada entre as duas válvulas ou conchas.

O plano básico do corpo de braquiópodes consiste em uma massa visceral com órgãos, um manto que secreta a concha, o pedículo eo lofóforo. Braquiópodes e briozoários têm uma estrutura em forma de ferradura, com tentáculos ciliados chamados lofóforo, que é usado para a alimentação por filtração. O lofóforo move comida para a boca. A válvula dorsal ou braquial tem o órgão de alimentação (lofóforo ou braquial).

Em alguns braqueápodes lofóforo é suportado por uma estrutura de calcário chamado brachidium. O brachidium pode ser importante para ajudar a identificar braquiópodes.

Classe Inarticulata

Braquiópodes são tradicionalmente agrupadas em duas classes. Os membros da classe Inarticulata têm conchas que falta articulação dente-e-soquete ou dobradiças.

Uma vez que os reservatórios não são fechados na base do aparelho digestivo unidirecional pode terminar em um ânus. As conchas são feitos de fosfato de cálcio e quitina (conchas chitinophosphatic), embora algumas espécies conchas feitas de carbonato de cálcio (calcite). Braquiópodes inarticulados eram comuns no Cambriano. Durante as formas articuladas Ordoviciano deslocadas braquiópodes inarticulados.

Lingula é o brachiopod inarticulado mais conhecido vivo hoje.

Classe Articulata

Articula (classe articulata) compõem 95% dos gêneros brachiopod conhecido. Dobradiças bem desenvolvidos com os dentes e soquetes manter suas conchas de calcita juntos.

Articula têm um sistema digestivo em forma de U, que termina às cegas, sem ânus. Lixo é regurgitado como pequenas pelotas e expulso encaixando das válvulas.

Braquiópodes articulados têm dois conjuntos de músculos usados para abrir e fechar suas conchas. Os adutores fechar a shell, enquanto as diductors abrir as válvulas.

Amêijoas têm apenas adutores para fechar suas conchas e quando morrem suas conchas se tornar desarticulada.

Conchas de braquiópodes permanecer juntos quando morrem e são frequentemente encontradas totalmente articulado como fósseis. Braquiópodes articulados também têm músculos de ajuste para mover o pedículo.

Braquiópodes são invertebrados marinhos bentônicos que habitam tanto em águas profundas e ambientes rasos. No entanto, a maioria dos braquiópodes viviam e ainda vivem em águas rasas e zonas de águas baixas.

A maioria dos braquiópodes são filtradores sésseis e são incapazes de enterramento. Assim, eles devem viver em áreas eram correntes fornecer alimentos, remover resíduo e permitir a troca gasosa.

Braquiópodes não justo bem em águas turvas como seu lofóforo ficar entupido com sedimentos. Braquiópodes vivem lançar esperma e ovos na água durante a época de reprodução. Shell-menos nadar larvas na água e, eventualmente, juntar-se a uma superfície. A concha é então secretada e cresce através de acreção. Muito pouco é conhecido sobre a vida de braquiópodes fósseis.

O Braquiópode é o fóssil do estado de Kentucky.

O sucesso no Paleozóico

Braquiópodes são os invertebrados sem casca mais abundantes e diversificados do Paleozóico. A sua grande diversidade e abundância tornam ferramentas úteis para a paleoecologia, bioestratigrafia, biogeografia e estudos evolutivos. Brachiopods representando espécies diferentes podem ter conchas olhando muito semelhantes, mas têm diferentes estruturas internas.

Paleotogistas costumam fazer cortes finos através de braquiópodes fósseis para estudar a dobradiça e suportes calcarious internos do lofóforo (brachidium) para ajudar na identificação.

Braquiópodes evoluiu e diversificou para mais de 300 milhões de anos. Braquiópodes sofreu muito com a extinção do Permiano e continuou a diminuir depois disso.

Hoje, os alunos podem aprender sobre braquiópodes na aula de biologia, estudando um dos representantes vivos língula. Em uma aula de paleontologia braquiópodes são, obviamente, um importante tópico de estudo por causa de seu grande sucesso em ambientes marinhos antigos.

Brachiopoda – Fósseis

Brachiopoda (ou conchas de lâmpadas) são membros do Filo Brachiopoda, que foi muito bem sucedida durante o Paleozóico e sobreviveu, embora em muito menor diversidade, até os dias atuais.

Braquiópodes foram (são) os animais marinhos fechados em um par de conchas de tamanho desigual.

Cada lado do Braquiópode tem um plano de simetria bissectando (ao contrário dos moluscos bivalves, onde o plano de simetria corre entre as conchas, que são iguais em tamanho).

Eles são filtradores que vivem geralmente ligados ao fundo do mar. Geológico gama de braquiópodes é surpreendentemente longa, desde o Cambriano até o presente.

Brachiopoda eram muito mais abundantes no passado do que são agora, havendo apenas algumas centenas de espécies atuais e muitos milhares de formas fósseis.

Braquiópodes vivos são distribuídos em todo o mundo, encontrado a partir da linha da maré alta para as profundezas profundas.

Brachiopoda
Braquiópodes Paleozóico em calcário

Brachiopoda
Braquiópodes vivos de hoje

Após a extinção do Permiano que afetou quase todas as formas de vida na terra, praticamente todos os grupos paleozóicas foram extintos, apenas alguns sobreviventes perdeu-se nas eras Mesozóico e Cenozóico.

Fonte: paleo.cortland.edu/petrifiedwoodmuseum.org/www.biomania.com/www.t-rat.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.