PUBLICIDADE
Bioestatística é a aplicação de estatísticas para uma ampla gama de tópicos em biologia. Abrange o desenho de experimentos biológicos, especialmente em medicina, farmácia, agricultura e pesca; a coleta, sumarização e análise de dados desses experimentos; e a interpretação e inferência dos resultados. Um ramo importante é a bioestatística médica, que se preocupa exclusivamente com medicina e saúde.
A modelagem bioestatística é uma parte importante de inúmeras teorias biológicas modernas. No início de 1900, após a redescoberta de Gregor Mendel ‘s herança mendeliana trabalho, as lacunas no entendimento entre a genética e evolucionária Darwinismo levou a um debate vigoroso entre biometristas, como Walter Weldon e Karl Pearson , e Mendelianos, como Charles Davenport , William Bateson e Wilhelm Johannsen. Na década de 1930, estatísticos e modelos baseados no raciocínio estatístico haviam ajudado a resolver essas diferenças e a produzir a síntese evolutiva moderna neodarwiniana.
O que é
A bioestatística é, na verdade, duas palavras – e dois campos de estudo – combinados. A parte bio envolve biologia, o estudo dos seres vivos. A parte de estatísticas envolve o acúmulo, rastreamento, análise e aplicação de dados. A bioestatística é o uso de procedimentos e análises estatísticas no estudo e na prática da biologia. Como tal, possui muitas aplicações científicas e do mundo real.
A bioestatística é usada rotineiramente para conduzir experimentos de biologia. Os dados são coletados e analisados antes, durante e depois de um experimento de biologia, com a intenção de chegar a alguma forma de conclusão lógica sobre o que pode não ser exatamente um resultado empírico. Por outro lado, um experimento de bioestatística pode ser inteiramente matemático; por exemplo, a medição da temperatura de um animal em vários momentos do dia, e o rastreamento subsequente de outras variáveis envolvidas nessas medidas de temperatura, podem ser expressos em termos totalmente numéricos.
Falando de medições, é hora de alguns termos. Uma população é um conjunto de medições. No exemplo acima, as medidas de grau da temperatura do animal – tomadas como um todo – compõem a população. Uma ou algumas dessas medidas avaliadas separadamente do resto da população compõem uma amostra .
Medições e outros usos da bioestatística nem sempre envolvem coisas tão mundanas. A bioestatística é comumente usada em esforços de larga escala, como o teste de drogas e a construção de modelos ambientais. Especialmente no caso de ensaios para novos fármacos, a bioestatística é fortemente confiada para rastrear e interpretar dados e fazer recomendações com base nessas interpretações.
Fonte: es.wikipedia.org/www.wisegeek.com