PUBLICIDADE
Bacteremia – Definição
A bacteremia é uma invasão da corrente sanguínea por bactérias.
A bacteremia é uma infecção bacteriana que se espalhou para a corrente sanguínea. Isso é sério porque pode causar muitos danos ao corpo. Pode se espalhar para outros órgãos, incluindo rins, cérebro e pulmões.
A bacteremia que se espalha e prejudica outras partes do corpo é chamada de sepse.
Bacteremia – Bactérias
Conhecida também como intoxicação do sangue é basicamente a presença de bactérias no sangue.
A Bacteremia é a principal forma pela qual as bactérias se difundem no corpo humano causando doenças como meningite, endocardite entre outras.
Normalmente o sistema defensivo do corpo gera grande quantidade de anticorpos quando detecta as bactérias. Essa resposta dada pelo sistema defensivo é conhecida como sépsis e pode dar origem a febre, resfriados, entre outros.
Quando essa resposta gera distúrbios mais sérios então caracteriza-se síndrome sética ou choque séptico, e pode resultar em síndrome de disfunção múltipla de órgãos.
A presença em alto ou baixo grau de bactérias na corrente sanguínea é denominada bacteremia. Se a quantidade de bactérias na corrente não for significativa, é bem provável que o próprio organismo se encarregue de retirá-las da circulação. Porém, se o número for alto, os anticorpos não darão conta e será necessária uma intervenção farmacológica (através de medicamentos específicos ? os antibióticos). Contudo, dependo da velocidade da evolução do quadro do paciente, esta bacteremia deixa de ser ?preocupante? e passa a ser letal, culminando num choque séptico. Neste caso o que ocorre é a infecção sanguínea (a sepsis) e pode levar o paciente à morte.
A Bacteremia é a presença de bactérias no sangue, logo a sépsis é uma infecção na corrente sanguínea. Pessoas que fazem uso de drogas injetáveis são mais susceptíveis a sépsis, pois estão com sistema auto-imune comprometido.
O que é Bacteremia?
Bacteremia basicamente se trata de uma intoxicação no sangue, essa intoxicação é causa pela presença de bactérias.
A Bacteremia é forma mais comum pela qual as bactérias se espalham pelo corpo humano, isso causa doenças como meningite, endocardite e muitas outras.
A simples presença de bactérias no sangue já se caracteriza como Bacteremia. Essa a principal forma de bactérias se espalharem pelo corpo do ser humano.
Quando as bactérias se espalham pelo corpo humano podem causar meningite, endocardite e muitas outras doenças perigosas.
O corpo, porém, está quase sempre preparado para invasão de bactérias e quando as detecta prepara anticorpos buscando ficar imune a sua manifestação. Essa produção de anticorpos é conhecida como Sépsis pode acarretar em ferbre, resfriados e outras reações semelhantes.
Quando o corpo é invadido por bactérias tende a reagir criando anticorpos, quando são criados muitos anticorpos pode acabar criando o que é conhecido como Sepsis.
A sepsis é responsável por gerar febre, resfriados e outras reações.Esse tipo de reação pode gerar alguns distúrbios que podem então se tornar síndrome sética.
Essa síndrome se muito séria pode gerar uma disfunção múltipla dos órgãos. Então podemos concluir que Bacteremia é a presença de bactérias no sangue e sepsis é uma infecção na corrente sanguínea.
É preciso ter muito cuidado com bactérias, elas podem acabar com a imunidade de qualquer individuo.
Mas, em alguns momentos essa defesa do corpo pode acabar causando problemas como uma síndrome sética ou choque sético, isso pode resultar numa síndrome de disfunção múltipla dos órgãos.
Podemos entender, em suma, que a Bacteremia é ter bactérias no sangue e a sépsis é um tipo de infecção na corrente sanguinea. Para quem usa drogas a injetáveis a sépsis pode ocorrer de maneira mais comum, isso por que o sistema auto-imune está bem comprometido.
A sépsis gera alguns sintomas nas pessoas infectadas, são eles calafrios, tremores, náusea, diarréia, vomito, entre outros.
Bacteremia – Características
A bacteremia ocorre quando as bactérias entram na corrente sanguínea. Isto pode ocorrer através de uma ferida ou de infecção, ou através de um procedimento cirúrgico ou de injeção.
A bacteremia pode não causar sintomas e resolver sem tratamento, ou pode produzir febre e outros sintomas de infecção. Em alguns casos, a bacteremia leva a choque séptico, uma condição potencialmente ameaçadora da vida.
Bacteremia – Causas
Bacteremia
A bacteremia geralmente começa com uma infecção em uma área (local), mas depois se espalha para o sangue.
Vários tipos de bactérias vivem na superfície da pele ou de colonizar os revestimentos húmidos do tracto urinário inferior, do tracto digestivo, e outras superfícies internas.
Estas bactérias são normalmente inofensiva, contanto que sejam mantidos em controlo por barreiras naturais do corpo e o sistema imunitário.
Pessoas com boa saúde, com sistemas imunológicos fortes raramente desenvolvem bacteremia.
No entanto, quando as bactérias são introduzidas directamente no sistema circulatório, especialmente numa pessoa que está doente ou em tratamento médico agressivo, o sistema imune pode não ser capaz de lidar com a invasão, e sintomas de bacteremia pode desenvolver.
Por esta razão, bacteremia é mais comum em pessoas que já são afetados por ou em tratamento para algum outro problema médico. Além disso, o tratamento médico pode trazer uma pessoa em contato com novos tipos de bactérias que são mais invasivos do que aqueles que já residem no corpo da pessoa, aumentando ainda mais a probabilidade de infecção bacteriana.
Quase qualquer tipo de infecção pode causar bacteremia.
Isso inclui:
Infecção do trato urinário
Infecção de pele
Problema gastrointestinal
Infecção após cirurgia
Infecção pulmonar (pneumonia)
Condições que aumentam a probabilidade de bacteremia em desenvolvimento incluem:
Imunossupressão, devido a infecção pelo HIV ou terapia medicamentosa
Antibioticoterapia, que altera o equilíbrio de tipos de bactérias no corpo
Doença prolongada ou grave
Alcoolismo ou outra droga abuso
Subnutrição
Doenças ou terapia com drogas que causam úlceras nos intestinos, por exemplo, a quimioterapia para o câncer
Causas comuns imediatas de bacteremia incluem:
Drenagem de um abscesso, incluindo um dente inflamado
Infecção do tracto urinário, especialmente na presença de um cateter da bexiga
Úlceras de decúbito (úlceras de pressão)
Procedimentos intravenosos usam agulhas não esterilizadas, incluindo o uso de drogas IV
Colocação da agulha IV prolongada
Utilização de ostomia, incluindo tubos de gastrostomia (que faz cirurgicamente uma nova abertura para o estômago), jejunostomia (fazendo Cirurgicamente uma abertura a partir da parede abdominal para o jejuno) e colostomia (criação cirúrgica de uma abertura articifical no cólon).
As bactérias mais susceptíveis de causar bacteremia incluir membros do Staphylococcus, Streptococcus, Pseudomonas, Haemophilus, e Escherichia coli (E. coli) gêneros.
Bacteremia – Sintomas
A princípio, os sintomas podem parecer qualquer infecção ou doença local. Mas então eles pioram.
Os sintomas podem incluir:
Febre acima de 38,3 ° C
Calafrios
Perda de apetite
Náusea ou vômito
Dificuldade para respirar ou respiração rápida
Freqüência cardíaca rápida
Sensação de tontura ou desmaio
Erupções ou manchas na pele
Confusão, sonolência intensa ou perda de consciência
Nem todos esses sintomas estão geralmente presentes. Nos idosos, a confusão pode ser o único sintoma proeminente. A bacteremia pode levar a choque séptico, cujos sintomas incluem diminuição da consciência, freqüências cardíaca e respiratória rápidas e múltiplas falhas de órgãos.
Bacteremia – Diagnóstico
Bacteremia
A bacteremia é diagnosticada através da cultura de sangue para as bactérias. As amostras podem ter de ser testadas diversas vezes ao longo de várias horas.
Análise do sangue também pode revelar um número elevado de glóbulos brancos. A pressão arterial é acompanhada de perto; uma descida da pressão sanguínea pode indicar o início de séptico choque.
Bacteremia – Tratamento
A bacteremia pode não causar sintomas, mas pode ser descoberto através de um exame de sangue para uma outra condição. Nesta situação, pode não precisam ser tratados, exceto em pacientes especialmente em risco de infecção, tais como aqueles com defeitos nas válvulas cardíacas ou cujos sistemas imunitários são suprimidos.
Bacteremia – Prognóstico
Antibioticoterapia geralmente consegue limpar bactérias na corrente sanguínea. Recorrência pode indicar um local desconhecido de infecção.
Bactérias não tratados no sangue podem espalhar, causando infecção do coração (endocardite ou pericardite) ou infecção do revestimento do sistema nervoso central (meningite).
Bacteremia – Prevenção
Bacteremia pode ser prevenida através da prevenção das infecções que frequentemente a precedem.
Uma boa higiene pessoal, especialmente durante a doença viral, poderão reduzir o risco de desenvolver uma infecção bacteriana.
Tratar infecções bacterianas rapidamente e completamente pode minimizar o risco de propagação de infecção.
Durante os procedimentos médicos, o ônus recai sobre os profissionais médicos para minimizar o número ea duração dos procedimentos invasivos, para reduzir a exposição dos pacientes à fontes de bactérias quando em tratamento, e para usar a técnica escrupulosa.
Fonte: www.fairview.org/www.geocities.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.fontedosaber.com