PUBLICIDADE
Nascimento: 26 de setembro de 1754, Angers, França.
Morte: 5 de julho de 1826, Paris, França.
Joseph Louis Proust – Vida
Joseph Louis Proust
Joseph Louis Proust nasceu no dia 26 de setembro de 1754, em Angers, França.
Começou a aprender química com seu pai, que era farmacêutico.
Foi farmacêutico-chefe do hospital Salpêtrièr em Paris, enquanto interessava-se pelos problemas ligados à construção de balões ascencionais. Pronunciou conferências no Palais Royal.
Esteve na Espanha, onde ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e em Salamanca. Por influência de Carlos IV, em 1808, teve que voltar para a França. Em 1816 foi eleito para a Academia de Ciências da França, voltando para Angers.
Enquanto trabalhava no Salpêtrière, publicou trabalhos sobre a urina, o ácidi fosfórico e o alúmen. Em 1784, juntamente com Pilâitre de Rozier, participou de uma ascensão em aeróstato. Durante o tempo em que esteve na Espanha estudou os minerais espanhóis.
Em 1806 enunciou a Lei das Proporções Definidas, uma das bases do atomismo químico, e que recebe seu nome.
Em 1808 John Dalton formula a lei, mas é o trabalho de Proust que fornece as provas que a fazem ser aceita.
Em Madrid Proust descobre um processo de extração de açúcar da uva.
Durante o bloqueio continental, Napoleão I convida Proust para fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo que inventou. Proust porém, recusa o convite.
Foi um dos fundadores da análise química, conseguindo estabelecer a constância da composição dos compostos, na época em que predominavam as idéias de ação das massas. O prestígio de Berthellot estava em seu favor, pois este admitiu que a composição das diferentes substâncias dependia da concentração dos reagentes usados na sua obtenção.
Em 1799, através de ensaios analíticos realizados em seu laboratório, Proust provou a constância da composição do carbonato de cobre.
Provou que os dois óxidos de estanho e os dois óxidos de sulfuretos de ferro eram compostos diferentes.
Comprovou a não existência de substâncias com composição intermédia.
Suas experiências comprovaram que os óxidos de composição variável, estudados por Berthellot, eram produtos hidratados e que a variação do teor em oxigênio resultava do diferente grau de hidratação.
Estudou a caracterização dos açúcares presentes nos produtos vegetais, mostrando as semelhanças com os do mel.
Joseph Proust faleceu em 5 de julho de 1826 em Angers, sua cidade-natal
Joseph Louis Proust – Químico
Joseph Louis Proust
Joseph Louis Proust foi um químico francês que nasceu em Angers, França, em 26 de setembro de 1754, e morreu em 1826.
Tornou-se conhecido por seu trabalho de investigação sobre a estabilidade da composição de compostos químicos.
Ele estudou química com seu pai, que era um farmacêutico.
Em Paris foi farmacêutico chief- em Salpetrière pelo tempo que ele ficou interessado em balões de ascensão.
Depois disso, ele foi para a Espanha para ensinar na Escola de Química em Segovia e na Universidade de Salamanca.
Por influência de Carlos IV foi nomeado para o Laboratório Real, em Madrid. No entanto, a queda de Carlos IV, em 1808, obrigou-o a voltar para a França.
Joseph Louis Proust teve um papel importante como analista químico, que institui a estabilidade da composição de compostos químicos. Para isso contribui o prestígio de Berthellot, que admitiu que a composição de substâncias diferentes dependia da concentração dos reagentes utilizados nas reações.
Proust baseou seu trabalho no estudo das reações carbonato de cobre realizadas em laboratório.
Ele analiticamente estudou os dois óxidos de estanho e os dois sulfuretos de ferro, provando que tinha composições diferentes e que não havia substâncias com composição intermédia.
Seus exames laboratoriais mostraram que os óxidos de composição variável, estudados por Berthellot, eram produtos hidratados.
Ele também realizou uma série de pesquisas para caracterizar diferentes tipos de açúcares, presentes em produtos de origem vegetal.
Joseph Louis Proust – Biografia
Joseph Louis Proust
Joseph Louis Proust, químico francês, nascido em Angers em 1754 e morreu na mesma cidade em 1826, introdutor do conceito de composto químico e autor da lei de proporções constantes.
Joseph Louis Proust viveu na época da Revolução Francesa, que teve início em 1789 com a queda da Bastilha.
Até esse ano a burguesia vivia de festas e banquetes, enquanto a população sofria com a fome e a miséria.
Aqueles que se revoltassem contra o governo eram presos. Ficavam em um forte chamado Bastilha.
Em 14 de julho de 1789, uma multidão de revolucionários invade a Bastilha e liberta os presos políticos.
As idéias principais dessa revolução estavam baseadas no princípio do iluminismo, que expressava os direitos e deveres dos cidadãos e os limites da sociedade.
Em 1791 os franceses conseguiram sua Constituição, onde o poder estava na mão do rei e era limitado pelo Poder Legislativo. O voto porém, não teria caráter universal. Somente aqueles que tivessem uma renda mínima poderiam votar.
A servidão foi abolida, os bens eclesiásticos foram universalizados e foi feita a Constituição Civil do Clero.
Joseph Louis Proust – Lei das Proporções Definidas
Proust foi um químico francês que provou que as quantidades relativas de qualquer produto químico puro compostos elementos constitutivos permanecem invariáveis, independentemente da fonte do composto.
Isto é conhecido como a Lei de Proust (1793), ou a lei das proporções definidas, e é o princípio fundamental da química analítica.
Proust também realizou pesquisa aplicada importante na metalurgia, explosivos e química nutricional.
Seu trabalho mais tarde envolveu o estudo de açúcares. Ele mostrou que o açúcar em uvas é idêntico ao do açúcar no mel.
Nasceu em Angers, França, em 29 de setembro de 1754, sendo, portanto, compatriota e contemporâneo de Lavoisier. Filho de um farmacêutico, estudou Química e Farmácia, tornando-se chefe da farmácia do Hospital de Salpêtrière, em Paris. Aí realizou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen.
Em 1789, fugindo da Revolução Francesa, mudou-se para a Espanha, onde lecionou nas academias de Segóvia e Salamanca e trabalhou nos recém-instalados laboratórios do rei Carlos IV, em Madri. Aí estudou muitos minerais espanhóis e descobriu o processo de extração do açúcar da uva. Em 1808, o laboratório onde trabalhava foi destruído pelas tropas francesas que haviam invadido a Espanha. Isso forçou Proust a retornar para a França.
Em 1801 formulou sua famosa Lei de Proporções Definidas, que foi duramente combatida por outro eminente químico francês. Claude Louis Berthollet, durante oito anos, por cartas e artigos escritos em jornais. Bethollet achava que as composições de muitos compostos não eram constantes, mas Proust conseguiu provar que Bethollet falhava por não purificar suficientemente seus compostos e por cometer erros em suas análises químicas.
Finalmente, em 1808, reconheceu-se que a razão estava com Proust, e sua lei, sem dúvida, ajudou a fortalecer, na Química, a idéia do átomo de Dalton. Por seus trabalhos cuidadosos de purificação e análise de compostos químicos, Proust é considerado um dos fundadores da Análise Química.
Em 1816, Proust foi eleito para a Academia de Ciências da França, e logo depois se retirou para sua cidade natal, Angers, onde faleceu a 5 de julho de 1826.
Fonte: br.geocities.com/nautilus.fis.uc.pt/chemistry.about.com
Redes Sociais