Ivan Pavlov

PUBLICIDADE

Nascimento: 26 de setembro de 1849, Riazan, Rússia.

Falecimento: 27 de fevereiro de 1936, São Petersburgo, Rússia.

Ivan Pavlov – Fisiologista Russo

Ivan Pavlov
Ivan Pavlov

Fisiologista russo Ivan Pavlov desenvolveu seu conceito de reflexo condicionado através de um famoso estudo com cães e ganhou um Prêmio Nobel Prize em 1904.

Nascido em 14 de setembro de 1849, em Ryazan, na Rússia, Ivan Pavlov abandonou o seu início escolaridade teológica para estudar ciência.

Como chefe do Departamento de Fisiologia no Instituto de Medicina Experimental, seu trabalho inovador sobre os sistemas digestivo de cães lhe rendeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1904.

Ivan Pavlov permaneceu um pesquisador ativo até sua morte em 27 de fevereiro de 1936, em Leningrado, União Soviética, de causas naturais. Ele tinha 86 anos.

Ivan Pavlov – Vida

Ivan Pavlov
Ivan Pavlov

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em 14 de setembro de 1849 em Ryazan, onde seu pai, Peter Dmitrievich Pavlov, era um padre da aldeia. Ele foi educado pela primeira vez na escola da igreja em Ryazan e depois no Seminário Teológico.

Inspirado pelas ideias progressistas que DI Pisarev, o mais eminente dos críticos literários russos da década de 1860 e IM Sechenov, o pai da fisiologia russa, foram se espalhando, Pavlov abandonou a carreira religiosa e decidiu dedicar sua vida à ciência. Em 1870 matriculou-se na faculdade de física e matemática para fazer o curso na ciência natural.

Pavlov tornou-se apaixonadamente absorvido com a fisiologia, que na verdade era permanecer tão fundamental para ele ao longo de sua vida. Foi durante este primeiro curso que ele produziu, em colaboração com outro estudante, Afanasyev, seu primeiro tratado erudito, um trabalho sobre a fisiologia dos nervos pancreáticos. Este trabalho foi amplamente aclamado e ele foi premiado com uma medalha de ouro para ele.

Em 1875 Pavlov completou o seu curso com um excelente histórico e recebeu o grau do Candidato de Ciências Naturais. No entanto, impulsionado por sua grande interesse na fisiologia, ele decidiu continuar seus estudos e começou a Academia de cirurgia médica para tomar o terceiro curso lá.

Ele completou este curso em 1879 e foi novamente premiado com uma medalha de ouro.

Após um exame competitivo, Pavlov ganhou uma bolsa de estudos na Academia, e isso, juntamente com a sua posição como diretor do laboratório de fisiologia na clínica do famoso médico russo, SP Botkin, permitiu-lhe continuar o seu trabalho de investigação.

Em 1883 ele apresentou sua tese de doutoramento sobre o tema «Os nervos centrífugas do coração». Neste trabalho, ele desenvolveu a sua ideia de nervism, utilizando como exemplo o nervo intensificação do coração, que ele havia descoberto, e, além disso, estabeleceu os princípios básicos sobre a função trófica do sistema nervoso. Neste, assim como em outras obras, resultantes principalmente de sua pesquisa no laboratório da clínica Botkin, Pavlov mostrou que existia um padrão básico na regulação reflexo da atividade dos órgãos circulatórios.

Em 1890, Pavlov foi convidado para organizar e dirigir o Departamento de Fisiologia do Instituto de Medicina Experimental. Sob sua direção, que continuou ao longo de um período de 45 anos para o fim de sua vida, este Instituto se tornou um dos mais importantes centros de pesquisa fisiológica.

Em 1890, Pavlov foi nomeado Professor de Farmacologia na Academia Médica Militar e cinco anos depois, ele foi nomeado para a presidência, em seguida, vaga de Fisiologia, que ocupou até 1925.

Foi no Instituto de Medicina Experimental, nos anos 1891-1900 que Pavlov fez a maior parte de sua pesquisa sobre a fisiologia da digestão. Foi aqui que ele desenvolveu o método cirúrgico do experimento «crônica» com o uso extensivo de fístulas, o que permitiu as funções de vários órgãos a serem observados continuamente sob condições relativamente normais.

Esta descoberta abriu uma nova era no desenvolvimento da fisiologia, pois até então o principal método utilizado foi o de «aguda» vivissecção, e a função de um organismo só havia sido chegou por um processo de análise. Isto significava que a investigação sobre o funcionamento de qualquer órgão exigiu a interrupção da inter-relação normal entre o órgão e seu ambiente.

Tal método era inadequada como um meio de determinar como as funções de um órgão foram regulamentados ou de descobrir as leis que regem o organismo como um todo, em condições normais – problemas que tinham dificultado o desenvolvimento de toda a ciência médica.

Com seu método de pesquisa, Pavlov abriu o caminho para novos avanços na medicina teórica e prática. Com extrema clareza, ele mostrou que o sistema nervoso desempenhou o papel dominante na regulação do processo digestivo, e esta descoberta é de fato a base da moderna fisiologia da digestão.

Pavlov deu a conhecer os resultados de sua investigação neste domínio, que é de grande importância na medicina prática, em palestras que ele entregues em 1895 e publicado sob o título Lektsii O Rabote glavnykh pishchevaritelnyteh zhelez (Palestras sobre a função dos principais glândulas digestivas) (1897).

A pesquisa de Pavlov sobre a fisiologia da digestão levou logicamente para criar uma ciência da reflexos condicionados. Em seu estudo sobre a regulação reflexo da atividade das glândulas digestivas, Pavlov especial atenção ao fenómeno da «secreção psíquica», que é causada por estímulos de comida a uma distância a partir do animal. Ao empregar o método – desenvolvido pelo seu colega DD Glinskii em 1895 – de estabelecer fístulas nos ductos das glândulas salivares, Pavlov foi capaz de realizar experimentos sobre a natureza destas glândulas. Uma série desses experimentos causada Pavlov para rejeitar a interpretação subjetiva da secreção «psíquica» salivares e, com base na hipótese de Sechenov que a atividade psíquica era de natureza reflexa, a concluir que mesmo aqui um reflexo – embora não permanente, mas um temporário ou condicionado um – estava envolvido.

Esta descoberta da função de reflexos condicionados, foi possível estudar toda a atividade psíquica objetivamente, em vez de recorrer a métodos subjetivos como até então tinha sido necessário; agora era possível investigar por experimental significa as inter-relações mais complexas entre um organismo e seu ambiente externo.

Em 1903, no 14º Congresso Internacional de Médicos em Madrid, Pavlov leu um artigo sobre «A Psicologia Experimental e Psicopatologia dos Animais». Neste documento, a definição dos reflexos condicionados e outros foi determinada e mostrou-se que um reflexo condicionado deve ser considerada como um fenômeno psicológico fundamental, que ao mesmo tempo é um fisiológico. Seguiu-se daí que o reflexo condicionado era uma pista para o mecanismo das formas mais desenvolvidas de reação em animais e humanos ao seu meio ambiente e fez um estudo objetivo de sua atividade psíquica possível.

Posteriormente, em um programa sistemático de pesquisa, Pavlov transformado tentativa teórica de Sechenov para descobrir os mecanismos reflexos de atividade psíquica em uma teoria experimentalmente comprovado de reflexos condicionados.

Como princípios de ensino materialista sobre as leis que regem a atividade dos organismos vivos guiando, Pavlov deduziu três princípios para a teoria dos reflexos: o princípio do determinismo, o princípio de análise e síntese, e o princípio da estrutura.

O desenvolvimento destes princípios por Pavlov e sua escola ajudou muito para o edifício-up de uma teoria científica da medicina e para a descoberta das leis que regem o funcionamento do organismo como um todo.

Experimentos realizados por Pavlov e seus alunos mostraram que reflexos condicionados originam no córtex cerebral, que atua como o «distribuidor privilegiada e organizador de toda a atividade do organismo» e que é responsável pela muito delicado equilíbrio de um animal com o seu ambiente.

Em 1905, foi estabelecido que qualquer agente externo poderia, por coincidindo no tempo com um reflexo normal, torna-se o sinal condicionado para a formação de um novo reflexo condicionado.

Em conexão com a descoberta deste postulado geral Pavlov começou a investigar «artificiais reflexos condicionados».

Pesquisa em laboratórios de Pavlov sobre um número de anos, revelou pela primeira vez as leis básicas que regem o funcionamento do córtex das grandes hemisférios. Muitos fisiologistas foram atraídos para o problema do desenvolvimento de leis básicas de Pavlov que regem a atividade do cérebro. Como resultado de toda essa pesquisa surgiu uma teoria de Pavlov integrada na atividade nervosa superior.

Mesmo nos estágios iniciais de sua pesquisa Pavlov recebeu aclamação mundial e reconhecimento.

Em 1901, ele foi eleito membro correspondente da Academia de Ciências da Rússia, em 1904 ele foi premiado com o Prêmio Nobel, e em 1907 ele foi eleito acadêmico da Academia Russa de Ciências; em 1912 ele recebeu um doutorado honorário da Universidade de Cambridge e nos anos seguintes membro honorário de várias sociedades científicas no estrangeiro.

Finalmente, por recomendação da Academia de Medicina de Paris, ele foi premiado com a Ordem da Legião de Honra (1915).

Após a Revolução de Outubro, um decreto especial do governo, assinado por Lenin em 24 de Janeiro de 1921, observou «os excelentes serviços científicos do Acadêmico Pavlov, que são de enorme importância para a classe trabalhadora de todo o mundo».

O Partido Comunista eo governo soviético fez com que Pavlov e seus colaboradores foram dadas alcance ilimitado para a investigação científica.

A União Soviética tornou-se um centro importante para o estudo da fisiologia, e o fato de que o 15º Congresso Internacional fisiológica de 9-17 agosto de 1935, foi realizada em Leningrado e Moscou mostra claramente que ele foi reconhecido como tal.

Pavlov dirigiu toda a sua energia incansável no sentido de reformas científicas. Ele dedicou muito esforço para transformar as instituições fisiológicas dirigido por ele em centros mundiais de conhecimento científico, e é geralmente reconhecido que sucedeu neste esforço.

Pavlov nutria uma grande escola de fisiologistas, que produziu muitos alunos ilustres. Ele deixou o mais rico legado científico – um grupo brilhante de alunos, que iria continuar a desenvolver as idéias de seu mestre, e uma série de seguidores em todo o mundo.

Em 1881, Pavlov casou com Seraphima (Sara) Vasilievna Karchevskaya, um professora, a filha de um médico na frota do Mar Negro. Ela primeiro teve um aborto, disse ser devido ao seu ter que correr atrás de seu marido muito rápido-walking. Posteriormente, eles tiveram um filho, Wirchik, que morreu subitamente como uma criança; três filhos, Vladimir, Victor e Vsevolod, um dos quais era um físico bem conhecido e professor de física na Leningrado, em 1925, e uma filha, Vera.

Ivan Pavlov morreu em Leningrado em 27 de fevereiro de 1936.

Ivan Pavlov – Biografia

Ivan Pavlov
Ivan Pavlov

Ivan Pavlov nasceu em uma pequena aldeia na Rússia central. Sua família esperava que ele iria se tornar um padre, e ele foi para um seminário teológico. Depois de ler Charles Darwin, ele descobriu que ele se importava mais para atividades científicas e deixou o seminário para a Universidade de São Petersburgo. Lá, ele estudou química e fisiologia, e ele recebeu seu doutorado em 1879.

Ele continuou seus estudos e começou a fazer a sua própria investigação em temas que lhe interessavam mais: a digestão e a circulação sanguínea. Seu trabalho tornou-se conhecido, e ele foi nomeado professor de fisiologia na Academia Médica imperial.

O trabalho que fez Pavlov um nome familiar na psicologia, na verdade, começou como um estudo na digestão. Ele estava olhando para o processo digestivo em cães, especialmente a interação entre a salivação ea ação do estômago. Ele percebeu que eles estavam intimamente ligados por reflexos no sistema nervoso autônomo. Sem a salivação, o estômago não obter a mensagem para começar a digerir. Pavlov queria ver se estímulos externos poderiam afetar este processo, então ele tocou um metrônomo, ao mesmo tempo ele deu o experimental cães alimentos.

Depois de um tempo, os cães – que antes única salivated quando viram e comeu sua comida – começaria a salivar quando o metrônomo soou, mesmo sem comida estavam presentes. Em 1903 Pavlov publicou seus resultados chamando isso de “reflexo condicionado”, diferente de um reflexo inato, como arrancando uma mão de volta de uma chama, em que tinha de ser aprendido. Pavlov chamou esse processo de aprendizagem (em que o sistema nervoso do cão vem para associar o o som do metrônomo com a comida, por exemplo) “condicionado”. Ele também descobriu que o reflexo condicionado vai ser reprimida se o estímulo prova “errado” com demasiada frequência. Se o metrônomo soa repetidamente e nenhuma comida aparece, eventualmente, o cão parar de salivar com o som.

Pavlov estava muito mais interessado na fisiologia do que a psicologia. Ele olhou para a jovem ciência da psiquiatria um pouco de dúvida. Mas ele achava que os reflexos condicionados poderia explicar o comportamento das pessoas psicóticas. Por exemplo, ele sugeriu, aqueles que se retiraram do mundo pode associar todos estímulo com possível lesão ou ameaça. Suas idéias desempenharam um grande papel na behaviorista teoria da psicologia, introduzida por John Watson volta de 1913.

Pavlov foi realizada em muito alta conta em seu país – tanto como a Rússia ea União Soviética – e em todo o mundo.

Em 1904, ele ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia / Medicina por suas pesquisas sobre a digestão. Ele era franco e muitas vezes em desacordo com o governo soviético mais tarde em sua vida, mas a sua fama mundial, e o trabalho que seu país estava orgulhoso, o manteve livre de perseguição.

Ele trabalhou ativamente no laboratório até sua morte aos 87 anos.

Ivan Pavlov – Prêmio Nobel de Medicina

A nação russa foi berço de grandes nomes, seja na ciência, na literatura ou nas artes. No campo científico, um dos mais importantes e conhecidos é Ivan Petrovich Pavlov, Prêmio Nobel de Medicina, em 1904.

Nascido na cidade de Ryazan, em 1849, e sob a influência do pai – um sacerdote – Pavlov parecia ter o destino traçado em direção a uma carreira religiosa.

Durante os primeiros anos de vida estudou em uma escola de caráter religioso e, depois, entrou para o seminário.

As idéias progressistas e o desenvolvimento científico da metade do século XIX, entretanto, mudaram radicalmente a sua trajetória. Abandonou a carreira religiosa, e decidiu dedicar-se à ciência.

Para isso, ingressou no curso de Ciências Naturais, em 1870. Durante este período, apaixonou-se especialmente pela Fisiologia. O primeiro trabalho da faculdade, feito em conjunto com um colega, foi exatamente sobre a fisiologia dos nervos pancreáticos. Pelo estudo, Pavlov foi homenageado com uma medalha de ouro.

Depois de concluir o curso de Ciências Naturais, em 1875, e confirmando o seu interesse pela área fisiológica, foi estudar na Academia de Cirurgia Médica.

Formou-se quatro anos depois, novamente como um aluno destacado.

Isto o levou a diretor do Laboratório Fisiológico – pertencente a um famoso médico russo – e serviu como incentivo às suas pesquisas. Entre estas, está a sua tese de doutorado sobre os nervos do coração, apresentada em 1883. Nesse estudo, Pavlov demonstrou princípios básicos de funcionamento do sistema nervoso.

A importância do seu trabalho e o respeito ao cientista tornaram-se claros, quando foi convidado para dirigir o Departamento de Fisiologia do Instituto de Medicina Experimental, em 1890. Lá, permaneceu por 45 anos, até a morte. Ainda nessa última década do século XIX, tornou-se professor de Farmacologia e, depois, de Fisiologia da Academia Médica Militar.

Entre 1891 e 1900, Pavlov desenvolveu estudos essenciais sobre fisiologia digestiva. A partir destas pesquisas, demonstrou que o sistema nervoso atuava de forma dominante no processo digestivo e abriu caminho para o surgimento da nova ciência dos reflexos condicionados.

A descoberta dos reflexos condicionados – uma das mais importantes do século passado – ocorreu após uma série de experimentos realizados por Pavlov.

Nestas experiências, o médico russo observou como os cães e todas as suas funções digestivas se comportavam, ao serem estimulados.

Inicialmente, o estímulo foi apenas com um pedaço de carne; em seguida, junto com a carne, havia um estímulo sonoro; depois que os animais já estavam acostumados, ou condicionados, foi dado apenas o estímulo sonoro, e eles reagiram da mesma maneira.

Além disso, em pesquisas posteriores, comprovou que os reflexos condicionados tem origem no córtex cerebral, responsável por distribuir e organizar todas as atividades do organismo.

Com essas pesquisas e descobertas, Pavlov deu uma contribuição fundamental não só para a medicina, mas para toda a ciência. Por isso, tornou-se reconhecido e respeitado em todo o mundo; ganhou o Prêmio Nobel de Medicina (1904), foi eleito para a Academia de Ciências da Rússia e recebeu homenagens de diversas instituições e países.

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em Ryazan, Rússia, no dia 14 de setembro de 1849. Morreu em 27 de fevereiro de 1936, em Leningrado (atualmente com o nome original de São Petesburgo).

Ivan Pavlov – Reflexo Condicionado

Ivan Pavlov
Ivan Pavlov

Ivan Pavlov era um fisiologista russo (alguém que estuda o funcionamento físicas e químicas dos seres vivos) e um líder no estudo da circulação sanguínea, digestão e reflexos condicionados (reações físicas inconscientes a forças externas que são o resultado da repetição dessas forças e reações). Ele acreditava que ele estabeleceu o fisiológico (relacionada com o funcionamento físicas e químicas dos seres vivos) natureza psicológica (relativa ao comportamento da mente) atividade.

Contribuições Científicas

Durante a primeira fase de sua atividade científica (1874-1888), Pavlov estudou o sistema circulatório. Ele se concentrou em como alterações da pressão arterial sob várias condições e como atividade cardíaca é regulamentado. Ele viu que a pressão sanguínea de cães em seu laboratório quase não mudou, se eles foram alimentados com comida seca ou quantidades excessivas de caldo de carne.

Pavlov observou fibras especiais chamados nervos que levam sensações e criar movimento em todo o corpo. Suas observações o levaram a afirmar que o ritmo ea força dos batimentos cardíacos é regulada por quatro fibras nervosas específicas. É agora geralmente aceite que os dois nervos, o vago e simpático, produzir os efeitos sobre o coração que Pavlov notou.

Em sua segunda fase do trabalho científico (1888-1902), Pavlov concentrada sobre os nervos que dirigem as glândulas digestivas. Em 1888, ele descobriu os nervos do pâncreas que controlam o fluxo de insulina. A insulina é uma substância que regula a digestão de amidos e açúcares. Em 1889, Pavlov descobriu os nervos que controlam as glândulas gástricas (estômago). Para este trabalho Pavlov recebeu o Prêmio Nobel 1904 em Fisiologia ou Medicina.

A fase final da carreira científica de Pavlov (1902-1936) focada em determinar como reflexos condicionados afetar o cérebro. Pavlov tinha observado que os seus cães de laboratório que secretam saliva e sucos gástricos antes de carne foi realmente dado a eles. A visão, odor, ou até mesmo os passos do atendente trazer a carne eram suficientes para desencadear o fluxo de saliva.

Pavlov percebeu que os cães estavam respondendo a atividade associada com a sua alimentação. Em 1901, ele chamou essa resposta um “reflexo condicionado”.

Um reflexo condicionado é um comportamento aprendido, que acontece em resposta a algo. Isto é diferente de um reflexo condicionado. Um exemplo de um reflexo incondicionado é a pupila do olho ficando menor quando uma pessoa olha para uma luz brilhante. A pessoa não aprende como fazer a pupila do olho menor. Ela simplesmente acontece automaticamente.

Palestras de Pavlov importantes, documentos e discursos que tratam de reflexos condicionados e cérebro foram apresentados entre 1923 e 1927. Ele descobriu que as respostas condicionadas podem ser eliminados, pelo menos temporariamente, se não reforçados (reforçada através sendo recompensado).

Em 1918 Pavlov teve a oportunidade de estudar vários casos de doença mental. Descreveu um determinado tipo da esquizofrenia, uma doença mental grave, como sendo causada por enfraquecimento das células cerebrais. Ele pensou que a doença era uma forma de proteger as células do cérebro já enfraquecidos de mais destruição.

Último artigo científico de Pavlov foi escrito para a Grande Enciclopédia Médica em 1934. Nela, ele discutiu sua ideia de que existem dois sistemas de fibras nervosas. O primeiro sistema recebe sinais ou impressões do mundo externo por meio de órgãos dos sentidos. Os seres humanos e os animais têm este sistema.

O segundo sistema lida com os sinais do primeiro sistema e envolve palavras e pensamentos. Somente os seres humanos têm este sistema. Os reflexos condicionados desempenhar um papel significativo em ambos os sistemas nervosos. Pavlov achava que o reflexo condicionado foi a principal maneira pela qual os seres vivos se adaptarem ao ambiente.

Filosofia e perspectivas

Pavlov se opôs a posições políticas extremas de qualquer tipo. Ele não acolheu a Revolução Russa de 1917, que destruiu o antigo sistema dos czares, ou governantes supremos russos, e substituiu-o com um sistema comunista.

Em uma sociedade comunista, a propriedade é detida pelo Estado e o Estado controla a distribuição de bens. Pavlov era hostil ao novo sistema comunista. Mesmo assim, Premier Lenin (1870-1924; o líder da União Soviética) assinou um decreto especial em 1921, assegurando que Pavlov teria suporte para seu trabalho científico. Em 1930 o governo construiu-lhe um laboratório.

Em 1935 Pavlov tinha reconciliar-se com o sistema comunista. Ele declarou que “o governo, também, é um experimentador, mas em uma categoria incomensuravelmente maior.”

Pavlov ficou gravemente doente em 1935, mas recuperou o suficiente para participar no XV Congresso Internacional fisiológica. Mais tarde, ele participou do Congresso de Neurologia, em Londres, na Inglaterra. Ele faleceu em 27 de fevereiro de 1936.

O trabalho de Pavlov sobre os reflexos condicionados e atividade cerebral vive até hoje. Ele formou a base do behaviorismo. Behaviorismo é um importante ramo da psicologia que lida com observação dos comportamentos e hábitos dos seres humanos e animais.

Fonte: www.biography.com/www.nobelprize.org/www.notablebiographies.com

Veja também

John Locke

PUBLICIDADE John Locke, nascido em Wrington (Inglaterra), estudou em Oxford. Em 1688, fora nomeado membro …

Gugu Liberato

PUBLICIDADE Antonio Augusto Liberato de Moraes, muito conhecido por” Gugu”, foi um importante apresentador de …

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche

PUBLICIDADE Quem foi Friedrich Nietzsche? O filósofo alemão influente Friedrich Nietzsche (1844-1900) é conhecido por seus …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.