PUBLICIDADE
Nome de nascimento: Hillary Diane Rodham.
Data do Nascimento: 26 de outubro de 1947
Quando Hillary Clinton foi eleita para o Senado EUA em 2001, ela se tornou a Primeira-dama americana a ganhar um assento em cargo público.
Mais tarde, ela se tornou a 67ª secretária de Estado dos EUA em 2009, servindo até 2013.
Em 2016, ela se tornou a primeira mulher na história EUA a se tornar o candidato presidencial de um grande partido político.
Biografia
Hillary Clinton
Hillary Clinton nasceu em 26 de outubro de 1947, em Chicago, Illinois, passando a ganhar o seu diploma de Direito da Universidade de Yale.
Ela casou com o bacharel em direito Bill Clinton em 1975.
Mais tarde, ela serviu como Primeira-dama 1993-2001, e depois como senadora dos EUA de 2001 a 2009.
No início de 2007, Clinton anunciou seus planos para concorrer à presidência.
Durante as primárias do Partido Democrata de 2008, ela admitiu a candidatura quando se tornou evidente que Barack Obama detinha uma maioria de votos como delegado.
Depois de vencer a eleição nacional, Obama nomeou Clinton de Estado como secretária.
Ela foi empossada como parte de seu gabinete em janeiro de 2009, o qual serviu até 2013.
Na primavera de 2015, ela anunciou seus planos de concorrer novamente à presidência dos EUA.
Em 2016, ela se tornou a primeira mulher na história EUA a se tornar o candidata presidencial de um grande partido político.
Vida
Hillary Clinton
Hillary Diane Clinton nasceu com o nome de Hillary Diane Rodham em 26 de Outubro de 1947, em Chicago, Illinois.
Ela foi criada em Park Ridge, Illinois, um subúrbio pitoresco localizado a 15 milhas a noroeste do centro de Chicago.
Hillary Rodham foi a filha mais velha de Hugh Rodham, proprietário de uma loja de tecidos próspero, e Dorothy Emma Howell Rodham; ela tem dois irmãos mais novos, Hugh Jr. (nascido em 1950) e Anthony (nascido em 1954).
Como uma jovem mulher, Hillary era ativo em grupos republicanos jovens e fez campanha para o candidato republicano Barry Goldwater em 1964. Ela foi inspirada a trabalhar no serviço público depois de ouvir um discurso em Chicago pelo reverendo Martin Luther King Jr., e tornou-se uma Democrata em 1968.
Educação e Início de Carreira
Rodham participou do Colégio de Wellesley, onde foi ativa na política estudantil e eleita presidente da classe sênior antes de se graduar em 1969.
Em seguida, ela frequentou a Escola de Direito de Yale, onde conheceu Bill Clinton.
Graduando-se com honras em 1973.
Hillary Clinton trabalhou em vários empregos durante os verões como um estudante universitário.
Em 1971, ela veio pela primeira vez a Washington, DC para trabalhar no sub-comité de EUA senador Walter Mondale sobre os trabalhadores migrantes.
No verão de 1972, ela trabalhou nos Estados Ocidentais para a campanha do candidato democrata, George McGovern.
Na primavera de 1974, a Rodham tornou-se um membro da equipe do inquérito do impeachment presidencial, aconselhando o Comité Judicial da Câmara dos Representantes durante o escândalo Watergate.
Depois que o presidente Richard M. Nixon renunciou em agosto, ela se tornou um membro do corpo docente da Universidade de Arkansas Law School em Fayetteville, onde o seu colega de Yale Law School e namorado Bill Clinton estava ensinando também.
O casamento com Bill Clinton
Hillary Rodham se casou com Bill Clinton em 11 de outubro de 1975 em sua casa em Fayetteville.
Antes dele lhe propor casamento, Clinton secretamente comprou uma pequena casa que ela tinha comentado que gostava. Quando ele propôs casamento a ela e ela aceitou, ele revelou que ele proprietário da casa.
Sua filha, Chelsea Victoria, nasceu em 27 de fevereiro de 1980..
Em 1976, Hillary trabalhou na campanha de sucesso de Jimmy Carter para o presidente quando o marido Bill foi eleito procurador-geral.
Bill Clinton foi eleito governador em 1978, aos 32 anos, perdeu a reeleição em 1980, mas voltou a vencer em 1982, 1984, 1986 (quando o mandato foi ampliado de dois para quatro anos) e 1990.
Primeira dama
Durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1992, Hillary emergiu como um parceiro dinâmico e valorizado de seu marido e, como presidente, ele a nomeou para dirigir o Grupo de Trabalho sobre a Reforma Nacional de Saúde (1993).
Em 1998, a Casa Branca foi envolvida no escândalo das relações sexuais de Monica Lewinsky, com Bill Clinton.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br
Redes Sociais