PUBLICIDADE
Nascimento: 12 de março de 1824, Königsberg.
Falecimento: 17 de outubro de 1887, Berlim, Alemanha.
Físico alemão Gustav Kirchhoff nascido 1824, tornou-se o primeiro cientista a demonstrar que a corrente elétrica flui à velocidade da luz através de um condutor.
Além disso, Kirchhoff trabalhou com Robert Bunsen para provar elementos aquecidos a temperaturas específicas emitem luz colorida, o que levou à descoberta de césio e rubídio.
Os seus trabalhos científicos mais notáveis tiveram lugar no domínio da radiação térmica e da análise espectral, tendo descoberto, em 1861, juntamente com Bunsen, o rubídio e o cério; no decurso destes trabalhos, apresentou a primeira explicação das riscas de absorção ou riscas de Fraunhofer.
Realizou também estudos sobre a teoria dos circuitos eléctricos.
Foi professor de Física na Universidade de Heidelberg.
Em 1874 passou para a Universidade de Berlim e foi eleito sócio da Academia.
Gustav Robert Kirchhoff – Vida
Gustav Kirchhoff
Há grandes nomes do mundo da ciência e um dos mais notáveis é Gustav Robert Kirchoff.
Este físico alemão fez enormes contribuições para a compreensão fundamental da radiação de corpo negro emitida por objetos aquecidos, espectroscopia e circuitos elétricos.
Ele também trabalhou com outros nomes famosos em ciência e veio com outras descobertas profundas e teorias.
Na verdade, ele é um homem que fez grandes passos largos no mundo da física e da química e há coisas que vale a pena descobrir sobre este cientista.
Nasceu na atual cidade de Kaliningrad na Rússia. Apesar de maior parte da sua vida ter andado de muletas ou cadeira de rodas foi um cientista muito produtivo.
Começou por ser aluno de Gauss tendo trabalhado nas Universidades de Berlim, sem auferir ordenado, e de Breslau.
Em 1854 foi contratado pela Universidade de Heidelberga onde colaborou com Bunsen no desenvolvimento da técnica de espectroscopia, técnica esta que permite analisar a composição química de uma substância a partir da luz que esta emite.
Aplicou esta técnica no estudo da composição química do Sol explicando a origem do seu espectro de absorção.
No mesmo ano, publicou as chamadas leis de Kirchhoff como resultado do desenvolvimento do trabalho de Ohm sobre a teoria de circuitos. Teve um papel importante no estudo da radiação do corpo negro, uma das bases da futura teoria quântica.
Entre outras das suas famosas obras destacam-se os 4 volumes sobre física-matemática e o Tratado de Mecânica (1876) que em conjunto com os trabalhos de Mach e Hertz, marcaram uma nova era na interpretação da mecânica.
Gustav Robert Kirchhoff – Biografia
Gustav Robert Kirchhoff
O físico alemão Gustav Robert Kirchhoff é mais lembrado por seu trabalho pioneiro em espectroscopia, que permitiu a investigação da composição química das estrelas.
Nascido em 1824, na atual cidade de Kaliningrad na Rússia, Kirchhoff foi um cientista extremamente produtivo.
Começou por ser aluno de Gauss, tendo trabalhado nas Universidades de Berlim e de Breslau.
Em 1854 é convidado para trabalhar na Universidade de Heidelberga onde colabora com Bunsen no desenvolvimento da técnica de espectroscopia, através da qual é possível analisar a composição química de uma substância a partir da luz que esta emite. Nesse mesmo ano, e como resultado do desenvolvimento dos trabalhos sobre a teoria de circuitos iniciados por Georg Simon Ohm, publicou as chamadas leis de Kirchhoff.
Outro importante contributo para a ciência foi o seu papel no estudo da radiação do corpo negro, uma das bases da teoria quântica que se viria a desenvolver algumas décadas mais tarde.
Algumas das suas obras de maior destaque foram os quatro volumes sobre física-matemática e o Tratado de Mecânica, os quais, juntamente com os trabalhos de Mach e Hertz, marcaram o início de uma nova era no estudo da mecânica.
Fonte: www.biography.com/aginas.fe.up.pt/www.famousscientists.org
Redes Sociais