Genghis Khan – História
PUBLICIDADE
Temujin, também conhecido como Genghis Khan ou Gengis Khan, Chita, a Rússia agora, h. 1167-Gansu, China Atual, 1227). Fundador do Império Mongol.
Yesugei filho, um membro do clã real Borjigin, religião, xamã, que havia dominado a Mongólia até que foi praticamente destruída pelos tártaros em meados do século XII.
Ele perdeu o pai quando tinha nove ou dez anos, que mergulhou na miséria a sua família, que teve que enfrentar grandes dificuldades de sobrevivência.
Alguns anos mais tarde, o Temujin jovem encontrou refúgio em Ulan Bator, entre Kerait tribo liderada por Toghril Beg. Ajudado por isso e Jamuka, um amigo de infância, ele reuniu um formidável exército que derrotou o Merkit, tribo do norte da Mongólia, e tártaros (1198-1202). A coragem e astúcia mostrado por Temujin levou muitos nobres a se juntar a ele e aclamá-lo como chefe, uma decisão que provocou a rivalidade de seus antigos aliados. Ele enfrentou e venceu-os e matou Toghril, Jamuka e outros, e ordenou a dispersão de Kerait entre diferentes tribos mongóis (1203-1204).
Em 1206, Temujin, senhor do estepe, foi proclamada Genghis Khan, ou Khan, uma grande assembléia de príncipes mongóis se reuniram na Onon rio.
Tendo tribos mongóis e unificou os turcomongolas Gobi sob seu comando e reorganizou o seu exército como a divisão decimal de unidades de combate, encontrou tempo para realizar seu empreendimento mais ambicioso: a conquista do mundo.
O épico de Genghis Khan começou com a conquista da China, que foi dirigido para o oeste a apresentar o reino de Hsia Tangut Hsi no rio Amarelo (1209), e depois para o nordeste a fim de dominar a Manchúria. Em 1215, a cidade de Cambaluc (hoje Beijing) caiu em seu poder. Então, instruiu a conquista Mukali Geral sistemática do norte da China, como ele entrou no reino de Kara-Kitay, no Cazaquistão.
Depois de mais para as terras do oeste da Ásia, entre 1219 e 1221 enfrentou o Khwarezm chas, que arrebatou as cidades de Bukhara, Samarkand e Urgench, e saquearam Tbilisi, Geórgia, e Sudak na Criméia. Posteriormente devastou o Afeganistão em uma campanha rápida, enquanto o exército de uma coalizão de príncipes ucraniano foi derrotado por seus generais sobre as margens do Kalka e Jhorezm filho Tului invadidas, o mais poderoso muçulmano da Ásia Central.
Em 1225, Gengis Khan voltou triunfante para a Mongólia, e dois anos mais tarde, estava preparando uma nova expedição contra o reino de Hsia Hsi.
Ele não sabia que isso: a 18 de agosto de 1227 morreu em conseqüência de ferimentos sofridos após cair de seu cavalo.
Depois de sua morte, o Império Mongol, forjando, alongamento da Coreia para o Mar Cáspio, foi dividido entre seus quatro filhos, sob a autoridade de um terceiro, Ogodei, que foi eleito pelos grandes montagem príncipes janeiro mongóis ( 1229). Ogodei consolidou as conquistas de seu pai, concluída a apresentação do norte da China (1234) e Coréia (1236), expandiu o império, estabeleceu o protetorado mongol sobre a Geórgia, Armênia e do Cáucaso e na Rússia e na planície do Danúbio ( 1237-1240).
Apesar de sua reputação como conquistador cruel e impiedoso, Genghis Khan foi um soberano hábil e inteligente, a paz ea ordem imposta em seus domínios, terminou as rivalidades tribais seculares e banditismo, criadas novas vias de comunicação, respeitar diferentes crenças de seus sujeitos e, incapaz de ler, poderia apreciar a utilidade da linguagem escrita.
Genghis Khan – Biografia
Genghis Khan
Quem foi chamado para forjar o maior império jamais conhecido pela humanidade nasceu nas estepes desertas da Mongólia, onde o frio eo vento fazem os homens duro quanto o diamante, insensível tão resistente como pedras e grama áspera que cresce sob a neve congelada.
O povo mongol foi um dos nômades menor vagando com seus rebanhos através dos confins do deserto de Gobi, em busca de pasto. Cada um tinha sua própria kan ou príncipe, responsável por cuidar de seu território que reinou em uma determinada ordem.
Os kiutes, tribos do sudoeste do Lago Baikal, elegeu Yesugei chefe, que tinha conseguido reunir com ele 40 mil lojas.
Ao retornar de uma batalha com os tártaros, o guerreiro encontrou o seu favorito Oelon-Eke (Mãe Cloud), havia lhe dado um herdeiro, que deram o nome Temujin.
A criança tinha uma mancha no pulso encarnado, então o xamã previu que seria um guerreiro famoso.
Anos mais tarde, com efeito, Temujin se tornou Genghis Khan, o conquistador mongol famoso. Sua figura nascimento em anais chineses no ano de 1162, Ano do Cavalo.
Genghis Khan
Ele tinha nove anos quando seu pai, de acordo com a Mongólia costume, levou-o em uma longa marcha para buscar a esposa. Eles cruzaram as vastas estepes e do deserto de Gobi, e veio para a região onde viviam chungiratos, na fronteira com a muralha da China. Lá eles encontraram Burte, uma menina de sua idade que, segundo a tradição, seria “a mulher mãe foi dada por seu pai nobre”.
O destino de Temujin sofreu um sério revés quando Yesugei, seu pai, foi envenenado pelos tártaros. Ele foi, então, 13 anos de idade e tinha que ir para a ruína dele, e que as tribos que haviam se reunido em volta de seu pai começou a deserto, não querendo pagar homenagem a uma mulher ou um menino.
Logo Oelon-Eke estava sozinho com seus filhos. Eles tiveram que reunir-se esgotado o rebanho que se manteve, e comer peixes e raízes em vez da dieta usual de leite e carne de carneiro égua. Foi um momento de dificuldade real em que um texugo foi uma peça de grande valor, para que os irmãos poderiam enfrentar a morte juntos.
A situação foi ainda mais agravada quando a família foi atacada pelo chefe da tribo dos taieschutos, Tartugai, que o levou ao seu acampamento amordaçado por um jugo pesado de madeira ao redor de seu pescoço e pulsos enfaixados para ser vendido como escravo.
Temujin quebrou uma noite livre: guardião seu chão e esmagou seu crânio com o jugo, e se escondeu no leito seco de um riacho que não saiu até o amanhecer.
Depois de convencer um caçador errante para libertá-lo do jugo e oculto por uma prudente, Temujin foi capaz de voltar para seu acampamento. Essa façanha lhe deu grande fama entre os outros clãs, e em outros lugares começaram a chegar mongóis jovens a se juntar a ele.
Representação de Genghis Khan em uma tapeçaria
Vida de Genghis Khan é uma série ininterrupta de batalhas vitoriosas: Merkid o primeiro lutou contra, como punição por Burte seqüestrada, sua esposa, eo sucesso é devido à ajuda que ele deu as keraitos tribo, turcomongol uma cidade que tinha muitos cristãos nestorianos e muçulmanos.
Os keraitos principais, Toghrul, disponibilizou uma grande tropa para atacar Merkid, e tem a “saga Mongol” que, como resultado da expedição punitiva, 300 homens foram abatidos e as mulheres foram transformadas em escravas.
Depois de bater o Merkid, o futuro Genghis Khan foi o único não mais: tribos inteiras se juntaram a ele. Seu acampamento cresceu dia a dia e em torno de planos ambiciosos foram forjados, como Tartugai fazer a guerra.
Em 1188, reuniu um exército de 13.000 homens para enfrentar Tartugai 30.000 guerreiros, e facilmente derrotado, marcando o que seria o seu destino: lutar contra os inimigos de sempre, muito superiores em número e vencer. Como resultado desta vitória restabelecida nos territórios de sua família perto do rio Onon, e todas as tribos da morte de seu pai o tinha abandonado novamente convocado ao redor, reconhecendo-o como o único líder legítimo.
Genghis Khan – Rei dos mongóis
O ano era 1196, e entre a palavra mongóis espalhar que era hora de escolher um novo rei dos mongóis entre as cabeças dos campos. Quando o xamã disse que o céu eterno azul Temujin tinha a intenção de ninguém do escritório, tais objeções, ea eleição do novo Khan, que era então 28 anos de idade, foi comemorado com grande esplendor. Temujin estava preocupado acima de tudo, para fortalecer sua própria tribo, para formar um exército e também para ser informado do que estava acontecendo em suas tribos vassalos.
Sob sua liderança, conseguiu unir todas as tribos mongóis para ir à guerra contra os povos nômades do sul, os tártaros, e infligiu uma derrota severa em 1202.
Em troca, o imperador chinês, inimigo jurado dos tártaros, foi agraciado com o título de Tschaochuri, plenipotenciário entre rebeldes da fronteira. Sua aliança com o Khan dos keraitos, além disso, deu poder crescente. As aldeias não foram submetidos a ele derrotado no campo de batalha e levados para a selva ou no deserto, e suas propriedades distribuídas nas mãos dos vencedores. Assim, a fama mongóis eclipsou a de todas as outras tribos, se espalhando para as extremidades das estepes.
Genghis Khan levando suas tropas
Mas a ambição de seu chefe chegou mais longe: em 1203, ele se voltou contra seus antigos aliados, os keraitos: Toghrul atacaram de surpresa com o apoio do leste tribos e destruiu o exército que tinha ajudado muitas vezes.
No ano seguinte, liderou a luta contra o Naiman, turcos que vivem no oeste da Mongólia Altai montanhas. Desta vez, o líder mongol demonstrou magnanimidade incaracterístico, esforçando-se para facilitar a passagem dos dois povos e se assimilaram sua cultura superior do vencido. Mas este não foi o seu padrão habitual de conduta, como o líder mongol tinha todas as características de um guerreiro implacável e cruel, Amante de execuções coletivas e destruição sistemática dos territórios conquistados. Com o seu, Temujin também foi inexorável e impiedoso como o estepe e tempo terrível. Invariavelmente matou poucos queria compartilhar com ele o poder ou simplesmente desobedeceu.
Tal foi o caso de Yamuga, seu primo e companheiro de brincadeiras na infância, com quem tinha compartilhado a cama nos dias de adversidade e fraternalmente compartilhado comida escassa disponível. Insatisfeito com o seu papel subordinado, ele se levantou e Yamuga, depois de várias escaramuças, se refugiou nas montanhas seguidas por cinco homens apenas. Um dia, cansada de fugir, seus companheiros foram jogados sobre ele, firmemente amarrado a seu cavalo e entregou para Temujin. Quando os dois primos foram encontrados, Temujin Yamuga repreendeu aqueles que estavam com cinco criminosos que ousaram levantar a mão contra o seu mestre. Reconhecendo a justiça de tais críticas, Temujin ordenou traidores de prisão e decapitados. Então, implacável, ele ordenou que seu primo querido estrangulada.
Imperador Universal
Em 1206, ano do Pantera, quando todas as tribos da Mongólia superior sob o seu nome de domínio tornou-se Temujin Grande Khan, ou imperador dos imperadores, com o homem de Genghis. No curso de um conjunto importante de chefes, Temujin declarou sua opinião de que o interesse público exigia kan nomear um supremo, capaz de reunir toda a força para conquistar nômade jogar cidades fabulosas, planícies prósperas pontilhadas com quintas e porta delicioso onde navios estrangeiros ancorados. Na enumeração dessas possibilidades, os mongóis foram abalados pela ganância. Quem poderia ser o líder dos líderes? O nome de Temujin, que tinha sido chefe aclamado de uma confederação de tribos e grande foi respeitada e temida, voou de boca em boca. Opondo-se a idéia pode ser perigoso, e apoio só foi dedicar um estado de coisas e botas talvez grandes.
Ao lado dele na cerimônia de coroação eram sua esposa e quatro filhos homens Burte tinha falado com ela: Yuci, Yagatay, Ogodei e Tuli. Eles eram os únicos de seus descendentes poderia herdar o título de Grande Khan, um privilégio que não foi suficiente para que ele teve com suas outras esposas (incluindo algumas princesas chinesas e persa), nem para o seu Chalan favorito, o merkita princesa usado para acompanhá-lo em suas campanhas de guerra. Após sua coroação, foi cercado por um guarda-costas incorruptível e começou a ensinar seus antigos companheiros o que ele entende por disciplina.
A proclamação de Genghis Khan
Genghis Khan dedicou seus esforços para trazer para as estepes, impondo uma hierarquia grave no mosaico de tribos e territórios que estavam sob seu controle.
Reinou de acordo com as leis fixas da severo código conhecido Mongol homem Yasa, que foi a base para as instituições civis e militares, e organizou seu reino para que servem exclusivamente para a guerra. Seus temas incutiu a idéia de nação e colocá-los para trabalhar na produção de alimentos e material para o seu exército, reduzindo as necessidades mínimas necessárias para a vida diária de modo que todos os esforços e riqueza servirá para apoiar o combatentes.
Com eles foi capaz de criar um verdadeiro estado de armas, em que cada homem, tanto em tempos de paz e de guerra, foi mobilizada 15-70. As mulheres também entraram na organização com o seu trabalho, e para que os direitos concedidos desconhecidos em outros países orientais, como a propriedade.
O fim do andaime social e política foi projetado para atingir a meta de eterna nômades: aproveitar o império chinês, por trás da Grande Muralha. Antes de seus 44 anos, Genghis Khan já havia preparado sua formidável máquina de guerra. No entanto, se no momento em que uma seta inimigo tinha penetrado uma das articulações de sua armadura, a história não teria sequer escolheu seu nome, para as maiores conquistas de sua vida foram a ocorrer após esse período.
Ao pé da Grande Muralha
Em 1211 Genghis Khan reuniu suas forças. Ele convocou os guerreiros que viviam das montanhas Altai para Chinggan para apresentar-se em seu campo pela Kerulo rio. Para o leste de seu império foi a China, com sua antiga civilização. Ocidente, o Islã, ou o grupo de nações que haviam surgido na sequência de Maomé. Alargado à Rússia a oeste, que era então um pequeno grupo de Estados e Europa central. Genghis Khan decidiu atacar a China em primeiro lugar.
Em 1211 atravessou o deserto de Gobi e atravessou a Grande Muralha. A maior conquista dos mongóis, que transformou em uma potência mundial, estava na mão. Mesmo que o país estava em guerra civil, foram dirigidas contra a China do Norte, governado pela dinastia de Kin, em uma série de campanhas que terminaram em 1215 com a captura de Pequim.
Genghis Khan deixou para sua dominação Muqali geral e sistemática do território, e no ano seguinte retornou à Mongólia para sufocar rebeliões de algumas tribos mongóis refugiados dissidente falado nos confins ocidentais, com algumas tribos turcas. A partir daí começou a conquista do Karhezm império muçulmano, governado pelo sultão Mohamed, que se estendia desde a região do Mar Cáspio para baixo, e dos Urais para o planalto persa.
Em 1220 o sultão morreu destronado os mongóis, que invadiram e penetrou Azerbaidyán então sul da Rússia, atravessou o rio Dnieper, contornaram o Mar de Azov e chegou a Bulgária, comandante Subitai. Quando toda a Europa tremeu antes de as hordas invasoras, eles voltaram para a Mongólia. Há Genghis Khan preparou o ataque última e definitiva sobre a China. Enquanto isso, outros exércitos mongóis tinham sido submetidos a Coreia varreu o Corassã e entrou nos territórios do Afeganistão, Ghazni, Herat e Merv.
Campanha de Genghis Khan entre 1211 a 1226
Em pouco mais de dez anos, o império tinha crescido para incluir a partir da costa do Pacífico ao coração da Europa, incluindo a maior parte do mundo conhecido e mais da metade dos homens que povoavam. Karakorum, a capital da Mongólia, era o centro do mundo oriental, e até mesmo os mongóis ameaçou aniquilar as forças do cristianismo. Genghis Khan nunca tinha perdido uma batalha, apesar de enfrentar nações que possuíam forças superiores em número.
Provavelmente nunca conseguir colocar mais de 200 mil homens em armas, mas esses exércitos relativamente pequenos, impérios pulverizadas de muitos milhões.
Um exército invencível
Por que seu exército era indestrutível? A matéria-prima de Genghis Khan eram os cavaleiros e cavalos de tártaros. Os primeiros eram capazes de permanecer em seus cavalos por dia e uma noite inteira, dormir na neve, se necessário e igualmente emocionado quando eles comeram impulso tanto quando eles passavam fome.
Os cavalos poderia passar até três dias sem água e soube encontrar comida nos lugares mais improváveis. Além disso, Genghis Khan, desde os seus soldados com uma crosta de couro endurecido e envernizada e dois arcos, um para atirar do cavalo e aço mais pesado outro atirando flechas para combater de perto. Eles também realizaram uma ração de coalhada seca, cordas de reposição para arcos e cera e agulha para reparos de emergência. Toda a equipa manteve-o em uma bolsa de couro que serviu, hinchándola, atravessar rios.
As táticas implantadas por Genghis Khan foi sempre um modelo de precisão. Ele colocou suas tropas em cinco ordens, com unidades separadas por espaços amplos. Na frente, as tropas de choque, poderosamente armados com espadas, lanças e porretes. Na traseira, montado arqueiros. Eles começaram a galope através dos espaços deixados entre as unidades mais avançadas, disparando uma saraivada de flechas. Quando chegaram perto do inimigo desmontado, empunhando arcos e mais pesado dardos solta uma chuva de biqueira de aço. Depois foi tempo para as tropas de assalto. Após a legião romana e falange macedónia, a cavalaria tártara surgiu como um exemplo importante de arte militar.
Genghis Khan no campo de batalha
Mas Genghis Khan também sabia fazer mais de uma batalha sem enviar um único soldado para a frente, usando apenas propaganda. A caravana comerciantes formaram sua quinta coluna, porque através deles contrataram os serviços de agentes planejavam invadir os territórios. Só vim a conhecer em pormenor a situação política do país inimigo, descobriu o que as facções descontentes com os reis e ele conseguiu provocar guerras. Também serviu como propaganda para espalhar o medo, lembrando seus inimigos tinham desencadeado os horrores que as nações que ousaram enfrentá-lo. Enviar ou perecer, disse que suas advertências.
A prática de terror era para ele um processo eficaz política. Se uma cidade se opôs resistência, foi arrasada e seus habitantes mortos. Ao continuar a marcha o seu exército, deixando um punhado de soldados e alguns prisioneiros escondidos nas ruínas. Os soldados então forçou os cativos a andar pelas ruas gritando a retirada do inimigo. E assim, quando os poucos sobreviventes do massacre se aventurou fora do esconderijo, foram morte. Por fim, para evitar qualquer mortos são fingiu ser cabeças cortadas. Houve cidades em que meio milhão de pessoas pereceram.
Um império em herança
Essa foi a extraordinária máquina militar que Genghis Khan conquistou o mundo. No inverno de 1227, as tropas mongóis, acompanhados de todos os filhos e netos de Genghis Khan, marcharam para o leste, para invadir o reino Tangut na China. Quando nada poderia salvar as populações de fogo e espada, o velho sentiu Kan chegando ao fim. Nenhuma doença manifestou nele, mas seu instinto infalível para a morte avisou que estava perto, e reuniu seus filhos para dividir os territórios de seu vasto império para mais, Yuci, foram as estepes do Cáspio e Aral , para Yagatay representaram a região entre Samarcanda e Tufan, para Ogodei foi concedida a área a leste do lago Baikal, o filho mais novo, Tuli, eram territórios primitivos perto do Onon.
Genghis Khan morreu em 18 de agosto de 1227, antes de conseguir a rendição chinês. Seu último comando não foi a divulgação da notícia de sua morte até que todos os acessórios tinham chegado ao seu destino e todos os príncipes estavam em seus campos.
Por 40 anos ele tinha sido o centro do mundo asiático, que tinha sido transformado com suas guerras e conquistas.
Tribos mongóis eram agora um povo robusto e disciplinado, com generais e estrategistas educados talento em sua escola. Depois de sua morte, o rolo enorme esmagamento povos mongóis e das nações.
Seus sucessores dominaram toda a Ásia, penetraram mais para a Europa e derrotou os húngaros, poloneses e alemães.
Em seguida, o império caiu e desapareceu.
Os mongóis são agora um grupo de tribos nômades insignificantes, e Karakorum está enterrado sob as areias movediças do deserto de Gobi. Até mesmo o nome da cidade foi apagada da memória do homem.
Genghis Khan – Vida
Genghis Khan
Nascimento: 31 de maio de 1162, Delun Boldaq.
Falecimento: 25 de agosto de 1227, Império Tangut.
O nome ecoa através da história da Europa e Ásia, com uma batida de cascos de cavalo, acompanhados pelos gritos dos habitantes da cidade condenada.
Incrivelmente, em um período de apenas 25 anos, cavaleiros de Genghis Khan conquistou uma área maior e de maior população do que os romanos fizeram em quatro séculos.
Para os milhões de pessoas suas hordas conquistados, Genghis Khan foi o mal encarnado. Na Mongólia e em toda a Ásia Central, hoje, porém, o nome do Grande Khan é reverenciado.
Alguns asiáticos Central ainda o nome de seus filhos “Chinguz”, na esperança de que estes homônimos vai crescer para conquistar o mundo, como seu herói século XIII fez.
Início da vida
Registros do início da vida do Grande Khan são escassas e contraditórias. Ele provavelmente nasceu em 1162, embora algumas fontes dão como 1155 ou 1165.
Sabemos que o menino foi dado o nome de Temujin. Seu pai Yesukhei foi o chefe do clã Borijin menor de mongóis nômades, que viviam da caça, em vez de pastoreio.
Yesukhei tinha seqüestrado jovem mãe de Temujin, Hoelun, como ela e seu primeiro marido montou em casa do seu casamento. Ela se tornou a segunda esposa de Yesukhei; Temujin foi seu segundo filho por apenas alguns meses. Mongol lenda diz que o bebê nasceu com um coágulo de sangue em seu punho, um sinal de que ele seria um grande guerreiro.
Dificuldades e Cativeiro
Quando Temujin tinha nove anos, seu pai o levou a uma tribo vizinha de trabalhar por vários anos e ganhar uma noiva. Sua intenção era uma menina um pouco mais velha chamada Borje.
No caminho de casa, Yesukhei foi envenenado por rivais, e morreu. Temujin voltou para sua mãe, mas o clã expulsou dois Yesukhei de viúvas e sete crianças, deixando-os morrer.
A família raspou a vida a comer raízes, roedores e peixes. Temujin jovem e seu irmão completo Khasar cresceu a ressentir-se o mais velho a sua meio-irmão, Begter. Eles o mataram, como punição para o crime, Temujin foi apreendido como um escravo. O cativeiro pode ter durado mais de cinco anos.
Temujin como um homem novo
Gratuito no 16, Temujin foi procurar Borje novamente. Ela ainda estava esperando, e eles logo se casaram. O casal usou seu dote, um casaco de zibelina-pele fina, para fazer uma aliança com a Ong Khan do poderoso clã Kereyid. Ong Khan aceitou Temujin como um filho adotivo.
Esta aliança provou chave, como Merkid Hoelun clã decidiu vingar seu seqüestro há muito tempo por roubar Borje. Com o exército Kereyid, Temujin invadiram os Merkids, saqueando o acampamento e recuperação Borje.
Temujin tinha também ajuda no ataque de seu irmão de sangue-infância (“anda”), Jamuka, que mais tarde se tornaria um rival.
O primeiro filho do Borje, Jochi, nasceu nove meses depois.
Consolidação do poder
Após resgatar Borje, pequeno grupo de Temujin ficou com o grupo Jamuka por vários anos. Jamuka logo afirmou sua autoridade, em vez de tratar Temujin como anda, e uma briga de duas décadas de desenvolvimento entre os 19 anos de idade. Temujin seguida, deixaram o campo, junto com muitos dos seguidores de Jamuka e pecuária.
Na idade de 27, Temujin realizou uma kuriltai entre os mongóis, que o elegeu khan. Os mongóis eram apenas um Kereyid sub-clã, porém, e Ong Khan jogado Jamuka e Temujin fora um do outro.
Como khan, Temujin concedido alto cargo não apenas para seus parentes, mas para os seguidores, que eram mais leais a ele.
Unindo os mongóis
Em 1190, Jamuka invadiram o acampamento de Temujin, cruelmente cavalo arrastando e até ferver vivos seus cativos, que transformou muitos de seus seguidores contra ele.
Os mongóis Unidos logo derrotou os tártaros vizinhos e Jurchens, e Temujin Khan assimilado seu povo em vez de seguir personalizado estepe de saqueá-los e sair.
Jamuka atacado Ong Khan e Temujin em 1201. Apesar de uma flecha no pescoço, Temujin derrotado e assimilado guerreiros restantes do Jamuka.
Ong Khan então traiçoeiramente tentou emboscar Temujin em uma cerimônia de casamento para a filha de Ong e Jochi, mas os mongóis escapou e voltou a conquistar os Kereyids.
Primeiras conquistas
Unificação da Mongólia terminou em 1204, quando Temujin derrotou o clã Naiman poderoso. Dois anos mais tarde, outro kuriltai confirmou-o como Gengis Khan (“Genghis Khan”), ou Líder Oceânica de todos Mongólia.
Dentro de cinco anos, os mongóis tinha anexado muito da Sibéria e da China moderna Xinjiang.
A Dinastia Jurched, governando norte da China a partir de Zhongdu (Beijing), notou o arrivista khan mongol e exigiu que ele se prostrar diante de sua Ouro Khan. Em resposta, Genghis Khan cuspiu no chão.
Ele então derrotou seus afluentes, o Tangut , e em 1214 conquistou os Jurchens e seus 50 milhões de cidadãos. O exército mongol contados apenas 100.000.
Conquista da Ásia Central, no Oriente Médio e no Cáucaso
Tribos tão distantes como Cazaquistão e Quirguistão ouviu falar sobre o Grande Khan, e derrubaram os seus governantes budistas, a fim de se juntar a seu império crescente. Por 1219, Genghis Khan governou do norte da China para a fronteira com o Afeganistão, e da Sibéria até a fronteira do Tibete.
Ele procurou uma aliança comercial com o poderoso Império Khwarizm, que controlava a Ásia Central a partir do Afeganistão até ao Mar Negro. Sultan Muhammad II concordou, mas depois assassinou o primeiro mongol comércio comboio de 450 comerciantes, roubar seus bens.
Antes do final do ano, o Khan irado tinha capturado cada cidade Khwarizm, acrescentando terras da Turquia à Rússia para seu reino.
A morte de Genghis Khan e Sucessão
Em 1222, o Khan 61 anos de idade, chamado de kuriltai família para discutir a sucessão. Seus quatro filhos discordaram sobre o que deve ser Grande Khan. Jochi, o mais velho, nasceu logo após o seqüestro Borje e pode não ser filho de Genghis Khan, então segundo filho Changatai desafiou seu direito ao título.
Como compromisso, o terceiro filho, Ogodei, tornou-se sucessor. Jochi morreu em fevereiro de 1227, seis meses antes de seu pai, que faleceu naquele outono.
Ogodei tomou a Ásia Oriental, que se tornaria Yuan China. Chagatai tenho Ásia Central. Tolui, o caçula, levou Mongólia adequada. Filhos Jochi está com Rússia e Europa Oriental.
O Legado de Genghis Khan
Após o enterro secreto de Genghis Khan nas estepes da Mongólia, seus filhos e netos continuaram a expandir o Império Mongol.
Ogodei filho de Kublai Khan derrotou os Canção governantes da China em 1279, e estabeleceu o Mongol Dinastia Yuan . O Yuan iria dominar toda a China até 1368. Enquanto isso, Chagatai empurrou sul de suas participações Centrais asiáticos, Pérsia conquista.
Legado em Lei e regras de guerra
Dentro Mongólia, Genghis Khan revolucionou a estrutura social e direito tradicional reformada.
A sua era uma sociedade igualitária, em que o mais humilde escravo pode subir para ser um comandante do exército se mostrou habilidade ou bravura. Butim foi dividido igualmente entre todos os guerreiros, independentemente do status social. Diferentemente da maioria dos governantes da época, Genghis Khan confiável seguidores leais acima seus próprios familiares (o que contribuiu para a sucessão difícil à medida que envelhecia).
O Grande Khan proibiu o rapto de mulheres, provavelmente devido em parte a experiência de sua esposa, mas também porque levou à guerra entre diferentes grupos mongóis. Ele proibiu farfalhar de gado, pelo mesmo motivo, e estabeleceu uma estação de caça-inverno apenas para preservar jogo para os tempos mais difíceis.
Ao contrário do que sua reputação cruel e bárbara, a oeste, Genghis Khan promulgou várias políticas esclarecidas que não se tornaram prática comum na Europa durante séculos mais.
Ele garantiu a liberdade de religião, protegendo os direitos dos budistas, muçulmanos, cristãos, hindus e iguais. Genghis Khan se adoravam o céu, mas ele proibiu a matança de padres, monges, freiras, mulás, e outras pessoas santas.
O Grande Khan também protegidos enviados inimigos e embaixadores, não importa qual a mensagem que eles trouxeram. Ao contrário da maioria dos povos conquistados, os mongóis evitado a tortura ea mutilação de prisioneiros.
Finalmente, o próprio Khan foi obrigado por essas leis, assim como as pessoas comuns.
Legado genético
A 2003 estudo de DNA revelou que cerca de 16 milhões de homens no antigo Império Mongol, cerca de oito por cento da população masculina, carregam um marcador genético que se desenvolveu em uma família na Mongólia cerca de 1.000 anos atrás. A única explicação plausível é que todos eles são descendentes de Genghis Khan ou os seus irmãos.
Reputação de Genghis Khan
Ele é lembrado por alguns como um tirano sedento de sangue, mas Genghis Khan foi um conquistador prático, mais interessado em bens do que em matar. Ele saiu da pobreza e da escravidão para governar o mundo.
Genghis Khan – Fundador do grande Império Mongol
Genghis Khan
Depois de iniciar a partir de origens obscuras e insignificantes, Genghis Khan (Temujin birthname – ele não adquirir o título de “Gengis Khan” até 1206) trouxe todas as tribos nômades da Mongólia sob o domínio de si mesmo e sua família em um estado rigidamente disciplinados militar.
Depois de estabelecer essa unidade, Gengis voltou sua atenção para os povos estabelecidos para além das fronteiras de seu reino nômade e começou a série de campanhas de saque e conquista que levou à criação do Império Mongol grande.
Os quatro legados mais significativos de Genghis Khan são:
Tolerância sua de muitas religiões
Sua criação dos mongóis “primeiro texto”
Suporte para o comércio e seu artesanato
A sua criação de um código legal específica para os mongóis “caminho pastoral-nômade de vida
Nenhum retrato contemporâneo de Genghis Khan sobreviveu até hoje.
Genghis Khan
Grande Matador, Guerreiro Perfeito, Senhor de Tronos e Coroas, Imperador de Todos os Homens – esses foram alguns dos títulos com que passou a História um mongol chamado Temugin, nascido por volta de 1167, e que em seus sessenta anos de vida conseguiu criar um império ocupando metade do mundo.
Mas o nome pelo qual Temugin se tornou realmente famoso é Gengis Khan. A lenda fez Gengis Khan um déspota sanguinário.
Mas se a lenda não é falsa, pelo menos é incompleta: apesar das execuções e massacres que comandou, Gengis Khan deve ser lembrado também pela extraordinária proeza de unificar os mongóis – um povo nômade e antes dividido em dezenas de tribos e clãs.
Quando ele nasceu, as tribos mongóis eram governadas por algumas famílias que de vez em quando conviviam pacificamente, mas em geral dedicavam a maior parte do tempo a combater-se. Uma tribo sujeitava outra, roubava seus rebanhos e outros bens, incluindo neste as mulheres.
E assim foi que, por volta de 1196, a tribo dos Merkitas saqueou o acampamento do clã dos Borgigin e tomou a mulher de um dos seus membros ilustres.
O marido ultrajado resolveu ir à desforra: fez aliança com outra tribo e lançou-se à luta. E venceu, retomou a sua esposa, ganhou muito prestigio e foi nomeado chefe da tribo.
Também mudou de nome: de Temugin para Gengis – palavra que significa em idioma mongol antigo, inflexível.
Atacou os temíveis tártaros, vencendo-os, e ganhou também as simpatias da dinastia Chin que reinava na China setentrional, ou seja, ao sul das terras mongóis, e que também era constantemente ameaçada pelos tártaros. Dominadas, pouco a pouco, todas as tribos mongóis, Gengis Khan decidiu legalizar seu poder.
Em 1206, reuniu um grande kuriltai – Assembléia geral das famílias nobres dessas tribos –, que o proclamou Khan-khan, senhor dos senhores, ou seja, chefe supremo. A assembléia toma a decisão de unificar as tribos e clãs numa única nação, vasta e potente, que recebe o nome de Estado Mongol.
Gengis Khan sentia-se como executor de uma missão divina: “Um único sol no céu, um único soberano na Terra”, costumava dizer sobre si mesmo.
Com esse objetivo, transformou a não desprezível força militar dos mongóis num verdadeiro exercito nacional, estruturando-o sob seu comando pessoal. Reuniu os códigos de leis das diferentes tribos numa só constituição, o Jasak. E julgou que era chegada a hora de expansão.
Temudjin, conhecido na história como Gengis Khan – (1162 – 1227)
Genghis Khan – Biografia
Genghis Khan
Conquistador mongol nascido em Onon, próximo ao lago Baikal, fundador do Império Mongol, que chegou a dominar quase toda a Ásia, apenas com exércitos de Cavalaria. Filho de Yesugei, chefe de um clã mongol, que foi envenenado por uma família rival (1171) que tomou o poder e fez o clã abandonar à sua sorte a viúva e seus cinco filhos. O futuro conquistador viveu na miséria durante alguns anos, mas logo se destacou por sua poderosa personalidade.
Aliou-se a Toghril (1175), khan da tribo dos queraítas, e a Djamuca, seu amigo de infância, e reuniu um exército com o qual derrotaram os merquites, tribo que vivia no norte da Mongólia, subjugou a tribo Naimans, conquistou o Tangut e os Turcos Uigurs. Quando se considerou seguro de seu poder, enfrentou os temidos tártaros, que derrotou no campo de batalha.
Rompeu sua aliança com Toghril e Djamuca e os derrotou no campo de batalha. Procurou então eliminar todos os aristocratas rivais que pudessem constituir um foco de resistência, para obter a união de todas as tribos nômades do centro da Ásia, tornando-se o senhor da estepe. Foi proclamado em assembléia a margem do Rio Onon, pelos chefes dois clãs, Gengis Khan, título que significava soberano universal, dando início, assim, ao nascimento da nação mongol, a Mongólia.
Com a nova nação organizada para a guerra, iniciou a conquista de impérios vizinhos (1206) como o reino tanguto de Xi Xia (Hsi-Shia), no rio Amarelo, e depois o Kara-Chitai (norte da China). Depois subjugou Pequim (1215) e, a seguir encarregou um de seus generais, Mukali, da conquista sistemática do norte, enquanto ele mesmo dirigia a campanha contra as tribos do Turquestão e o sultanato de Khwarizm.
Venceu os russos no rio Kalka (1223), consagrando o Império Mongol que ia do Mar Negro ao Pacífico.
Com um inegável talento estrategista, organizador e líder, inicialmente foi um dominador implacável dos povos submetidos, destruidor de cidades e mandante de execuções coletivas, aos poucos, sob a influência dos povos conquistados, revelou-se um grande administrador. Principalmente a influência da civilização chinesa fê-lo moderar as tradicionais práticas de crueldade das hordas mongólicas e ensinou-o a governar com sabedoria. A princípio, suas tropas eram exclusivamente de cavalaria, próprias para a luta entre nômades, mas não para conquistar cidades e estados.
Pouco a pouco, pelo contato com outros povos mais adiantados, ele descobriu o valor e a utilidade da linguagem escrita, o significado e a importância das cidades e a utilização de camponeses e artesãos como produtores de bens.
Do mesmo modo, reorganizou seu exército segundo uma divisão decimal das unidades de combate e, para isso, contou com a ajuda de vários generais da aristocracia mongólica e de seu filho Ogadai.
Além de Ogadai, teve outros três filhos: Djutchi, Djaghatai e Tului.
Este foi pai de três grandes chefes mongóis: Mangu Khan, Kublai Khan e Hulagu. Em resumo, esse grande conquistador construiu o vasto e poderoso império a partir de um clã nômade, que desconhecia a agricultura e a escrita.
Fonte: www.biografiasyvidas.com/asianhistory.about.com/afe.easia.columbia.edu/clodocris.br.tripod.com
Redes Sociais