Claude Louis Berthollet – Quem foi
PUBLICIDADE
Nascimento: 9 de dezembro de 1748, Talloires, França.
Falecimento: 6 de novembro de 1822, Arcueil, França.
Claude Louis Berthollet foi um químico francês que se tornou vice-presidente do Senado francês, em 1804.
Ele é conhecido por suas contribuições científicas para a teoria do equilíbrio químico através do mecanismo de reações químicas inversas, e por sua contribuição para a nomenclatura química moderna.
Em termos práticos, Berthollet foi o primeiro a demonstrar a ação de branqueamento de cloro gasoso, e foi o primeiro a desenvolver uma solução de hipoclorito de sódio como agente de branqueamento modernos.
Claude Louis Berthollet
Claude Louis Berthollet – Vida
Claude Louis Berthollet nasceu em Talloires, perto de Annecy, em seguida, parte do Ducado de Sabóia, em 1749.
Ele começou seus estudos em Chambéry e depois em Turim, onde se formou em medicina.
Berthollet grande desenvolvimento em obras sobre química o fez, em um curto período de tempo, um participante ativo da Academia de Ciências em 1780.
Berthollet, juntamente com Antoine Lavoisier e outros, desenvolveram uma nomenclatura química, ou um sistema de nomes, que serve como a base do sistema de nomenclatura moderna de compostos químicos.
Ele também realizou uma pesquisa em corantes e alvejantes , ser o primeiro a introduzir o uso de cloro gás como água sanitária comercial em 1785.
Ele produziu pela primeira vez um líquido branqueamento moderno em 1789 em seu laboratório no cais Javel em Paris , na França, passando de cloro gás através de uma solução de carbonato de sódio. O líquido resultante, conhecido como ” eau de Javel “(” água de Javel “), foi uma solução fraca de hipoclorito de sódio.
Outra forte oxidante cloro e lixívia que ele investigou e foi o primeiro a produzir o clorato de potássio (KClO 3 ), é conhecido como sal de Berthollet.
Bertholett primeiro determinou a composição elementar do gás amônia , em 1785. Berthollet foi um dos primeiros químicos para reconhecer as características de uma reação inversa, e, portanto, o equilíbrio químico.
Berthollet estava envolvido em uma batalha de longo prazo com outro químico francês Joseph Proust sobre a validade da lei das proporções definidas.
Enquanto Proust acredita que os compostos químicos são compostos de uma razão fixa dos seus elementos constitutivos, independentemente dos métodos de produção, Berthollet acreditava que essa proporção pode variar de acordo com a proporção dos reagentes inicialmente tomadas. Embora Proust provou sua teoria por meio de medições precisas, sua teoria não foi imediatamente aceito parcialmente devido à autoridade de Berthollet. Sua lei foi finalmente aceito quando Berzelius confirmou que em 1811. Mas descobriu-se mais tarde que Berthollet não estava completamente errado, porque existe uma classe de compostos que não obedecem a lei das proporções definidas. Estes compostos não-estequiométricos são também denominados berthollides em sua honra.
Berthollet foi um dos vários cientistas que foram com Napoleão ao Egito, e era um membro da seção de história natural da física e Institut d’Égypte.
Em abril de 1789 ele foi eleito membro da Royal Society de Londres.
Em 1801, foi eleito membro estrangeiro da Academia Real Sueca de Ciências. Ele foi eleito membro honorário estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences , em 1822. Berthollet era ateu.
Ele morreu em Arcueil , França, em 1822.
Claude Louis Berthollet – Biografia
1748-1822
Claude Louis Berthollet
O químico francês Claude Berthollet fez muitas contribuições originais tanto para a parte teórica e também para a química aplicada. Ele foi um dos principais discípulos de Lavoisier.
Ele freqüentou a Universidade de Turim, na Itália, onde se formou em medicina em 1770. Mudou-se para Paris em 1772 para estudar química.
Por volta de 1780 sua pesquisa publicada na química lhe valera admissão para a Academia Real de Ciências, em Paris.
Em 1785 Berthollet adotou o novo sistema de química com base na teoria da oxidação de combustão, desenvolvida pelo químico francês Lavoisier.
No mesmo ano Bertholet publicou um papel importante em cloro, descrevendo a ação de branqueamento deste gás numa solução de um álcalina, que revolucionou a indústria do branqueamento.
Claude Louis Berthollet
O interesse de Berthollet pela pesquisa contemplou diversos campos da química, tanto a teórica como a experimental, e levou-o a descobrir a estrutura de compostos de grande importância industrial, como o amoníaco ou o ácido sulfídrico.
Claude-Louis Berthollet nasceu em 9 de dezembro de 1749 em Talloires, França.
Estudou nas universidades de Chambéry e de Turim, em que se doutorou em medicina. Colaborou com Antoine Lavoisier na reforma da nomenclatura química. Suas pesquisas sobre os compostos do cloro levaram-no a experiências com as propriedades descorantes dos hipocloritos e com os efeitos explosivos dos cloretos.
Além dos trabalhos práticos, suas principais contribuições à química basearam-se na observação de que as massas das substâncias que intervêm numa reação influem sobre ela, e ainda na exposição da reversibilidade das reações. A primeira dessas contribuições constituiu importante abordagem da chamada lei de ação das massas.
Junto com o matemático Gaspard Monge, foi encarregado de organizar os aspectos científicos da expedição de Napoleão ao Egito, onde colaborou no projeto de criar um instituto de pesquisas.
Durante o período imperial foi nomeado senador e, mais tarde, recebeu o título de conde. Retirado em sua casa de campo de Arcueil, morreu atacado de carbúnculo em 6 de novembro de 1822.
Fonte: en.wikipedia.org/biomania.com/biography.yourdictionary.com
Redes Sociais