PUBLICIDADE
Rolfing® é um sistema de manipulação de tecidos moles e educação do movimento que organiza todo o corpo em gravidade.
Rolfismo é um método utilizado para organizar todo o corpo.
Esta técnica utiliza a manipulação física e sensibilização movimento para trazer cabeça, ombros, tórax, pélvis e pernas em alinhamento vertical.
Ela permite um uso mais eficiente dos músculos com menos energia despendida, levantando a cabeça e no peito e alongamento do tronco do corpo.
Quando a terapia Rolfing é bem sucedida, o corpo é gravitacionalmente reequilibrada e capaz de funcionar de forma mais suave e mais eficiência.
O que é
A Integração Estrutural Rolfing® tem este nome por causa da Dra. Ida P. Rolf.
Ela começou suas investigações há mais de 50 anos atrás, dedicando sua energia na criação de um sistema holístico da manipulação do tecido mole e na educação do movimento que organiza toda a gravidade do corpo; ela finalmente chamou este sistema de Integração Estrutural.
Dra. Ida P. Rolf descobriu que poderia atingir excelentes mudanças na postura e na estrutura corporal através da manipulação do sistema miofascial do corpo.
“Rolfing” é o apelido que muitos clientes e praticantes deram a este trabalho e agora um serviço registrado em 27 países. A Integração Estrutural Rolfing tem uma inigualável e sem precedentes habilidade de mudar dramaticamente a postura e estrutura da pessoa. Atletas profissionais, dançarinos, crianças, homens de negócios e todo tipo de pessoa se beneficiaram do Rolfing. As pessoas procuram o Rolfing como uma forma de amenizar as dores crônicas e o estresse e melhorar a performance em suas atividades diárias e profissionais.
Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas já foram tratadas com o Rolfing. Pesquisas demonstraram que o Rolfing cria um melhor eficiência do uso dos músculos, ajuda o corpo a conservar energia e cria padrões de movimentos mais refinados e que necessitam menos energia.
Pesquisas mostram que o Rolfing reduz significativamente o estresse crônico e melhora a funções neurológicas.
Teoria e Princípios do Rolfing
Princípios de intervenção
O treinamento do Rolfing começa com uma série de10 sessões que Dra. Rolf desenvolveu. Com o passar dos anos, baseados nos princípios originais nos quais a série de Rolfing foi criada, o Instituto Rolf desenvolveu os princípios do Rolfing. Entendendo estes princípios é possível aos praticantes desenvolver as estratégias das intervenções voltadas para a necessidade única do cliente e trabalhando assim as séries de 10 sessões totalmente voltada a cada cliente.
Técnicas
Devido ao fato do Rolfing trabalhar com as estruturas miofasciais profundas, algumas pessoas podem experimentar um desconforto. As manipulações profundas e a intensa tração ocorrida nos tecidos moles podem provocar eritema agudo e intenso e frequentemente sangramento local. Um desconforto intenso para o cliente é um efeito colateral desfavorável e alguns podem mesmo ter como experiência uma resposta de catarse e efeitos psicológicos negativos intesnso, por exemplo depressão e ansiedade. O praticantes do Rolfing têm desenvolvido uma gama de técnicas que produzem resultados profundos com menos desconforto para o cliente.
Mobilização das Juntas: O Instituto Rolf criou uma variedade de técnicas suaves de manipulação dos tecidos para a liberação dos movimentos das articulações que estão restritos, os quais impedem a organização do equilíbiro do corpo. Estas habilidades aumentam a eficácia no trabalho de muitos problemas estruturais comuns.
A reeducação dos movimentos Rolfing podem ajudar você a:
Identificar hábitos ruins que criam as tensões na região lombar, ombros arqueados e tornozelos virados.
Aprender os movimentos e a postura correta que irão substituir os velhos hábitos.
Aprenda a partir do conhecimento do que o seu corpo pode fazer ao invés de tentar adivinhar o que é saudável para suas costas (por exemplo).
Método
Dra. Ida P. Rolf
O Rolfing® é uma marca registrada, de propriedade do Rolf Institute for Structural Integration, utilizada para designar o trabalho de integração estrutural criado originalmente por Ida Rolf.
Rolfing® é um método de integração das estruturas humanas por meio da manipulação dos tecidos miofasciais (ou conjuntivos) e pela reeducação do movimento.
É um processo que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente. Hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou determinados por traumas físicos e emocionais são alguns dos principais fatores que podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Essa desorganização, por sua vez, é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional. Muitas vezes nos damos conta desse desequilíbrio e tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas a custa de muito esforço. É nesse momento que o Rolfing® pode ajudar.
Como funciona?
Por meio do movimento e da manipulação do tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e tendões, o rolfista libera tensões existentes em segmentos corporais, melhorando a sua relação com as outras partes do corpo. A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos. Assim, o corpo ganha equilíbrio e economia funcional, isto é, não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar, por exemplo. A sensação de liberdade e integridade adquirida com o Rolfing® também contribui para a evolução pessoal, ao estimular o autoconhecimento, abrindo caminho para se adquirir “novas posturas na vida”.
Como surgiu?
O Rolfing® foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1896-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. Não obtendo, com a medicina tradicional, a solução para um problema físico provocado na adolescência por um acidente, Ida começou a investigar trabalhos corporais com bases estruturais ou funcionais, como ioga, osteopatia e quiroprática e, com base nas próprias experiências, acabou por encontrar as bases do método que ela mais tarde chamaria de Integração Estrutural, difundido nos Estados Unidos a partir dos anos 60.
A quem se destina?
O Rolfing® é indicado para aqueles que sofrem de males causados pela má postura; para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos; para os que se submetem a estados de estresse no dia-a-dia e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional. O Rolfing® também é apreciado por pessoas ligadas às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.
Ciência e Técnica
A ciência e técnica que hoje é conhecida como Rolfing® foi originalmente definida e chamada de “integração estrutural” pela bioquímica americana, Ida P. Rolf, Ph.D., na tentativa de diferenciar sua abordagem do corpo humano dos demais sistemas de manipulação e educação do movimento que tratam o corpo sintoma por sintoma.
A adaptação do corpo físico à força da gravidade é uma premissa básica na teoria e prática do Rolfing® que insiste que um corpo flexível, organizado e bem adaptado ao ambiente é essencial para um organismo saudável e eficiente.
As implicações desta visão para a transformação da qualidade de vida do ser humano são profundas: a nossa saúde, bem estar e senso de liberdade estão intimamente relacionadas com o grau de flexibilidade e integridade organizacional mostrado por nosso corpo em relação ao ambiente.
Por meio do toque manual altamente especializado e da educação do movimento com o uso da palavra e do toque, o rolfista trabalha nas fixações do tecido conectivo, nas fixações da forma e da energia da pessoa, de modo a melhorar dramaticamente a postura e a qualidade de seus movimentos.
Essas mudanças permitem que aconteçam importantes alterações na percepção das sensações físicas, emoções e consciência do mundo, que eventualmente se traduzem por melhor equilíbrio emocional.
A relação entre o rolfista e o cliente acontece num contexto especial, em que se enfatiza a atmosfera de confiança, comunicação e respeito, de modo que o rolfista possa desempenhar o papel de colaborador no processo de desenvolvimento global de seu cliente e também complementar de disciplinas ortodoxas.
A série básica de Rolfing® consiste de 10 a 15 sessões, de acordo com as necessidades de cada cliente, e duram entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos. Pode-se receber até duas sessões por semana ou uma sessão a cada duas semanas, porém o mais comum é uma sessão semanal. Terminada a série básica recomenda-se que o cliente volte a cada ano ou a cada dois anos para dar prosseguimento a seu processo de integração estrutural, quando será planejada uma série menos, em geral de três a cinco sessões.
Atualmente, existem rolfistas em mais de 60 países espalhados pelos cinco continentes, todos eles certificados pelo Rolf Insitute, com sede em Boulder, Colorado, nos Estados Unidos que se reúnem anualmente em congressos locais e internacionais para compartilharem os últimos desenvolvimentos do Rolfing®.
No Brasil o Rolf Institute é representado pela ABR (Associação Brasileira de Rolfistas).
Existem, em todo o território brasileiro, profissionais preparados e adequados para ministrar a técnica ao cliente.
Fonte: www.rolfing.com.br/siqueiraerodriguesnaturologia.clickblog.com.br
Redes Sociais