Holismo

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O que é

Holismo é a idéia de que sistemas naturais (físico, químico, biológico, social, econômico, mental, linguístico, etc) e suas propriedades, devem ser vistos como um todo, não como coleções de peças. Isto inclui geralmente a ideia de que os sistemas de alguma forma funcionar como conjuntos e que o seu funcionamento não pode ser totalmente entendida unicamente em termos das suas peças componentes.

Reducionismo é muitas vezes visto como o oposto do holismo.

REDUCIONISMO na ciência diz que um sistema complexo pode ser explicado pela redução de seus componentes fundamentais. Por exemplo, os processos de biologia são redutíveis a química e as leis da química são explicados pela física.

Cientista e médico social, Nicholas A. Christakis explica que “durante os últimos séculos, o cartesiano projeto na ciência vem tentando quebrar a matéria para baixo em pedaços cada vez menores, em busca de compreensão. E isso funciona, até certo ponto … mas colocar as coisas de volta em conjunto, a fim de entendê-los é mais difícil e, normalmente, vem mais tarde no desenvolvimento de um cientista ou no desenvolvimento da ciência ”

Na ciência

Status científico geral

Na segunda metade do século 20, o holismo levou a sistemas de pensamento e seus derivados, como as ciências do caos e complexidade.

Sistemas em biologia, psicologia ou sociologia são frequentemente tão complexos que o seu comportamento é, ou é apresentado, “novas” ou ” emergente “: ele não pode ser deduzida a partir das propriedades dos elementos sozinhos.

Holismo foi assim usado como um chavão. Isso contribuiu para a resistência encontrada pela interpretação científica do holismo, que insiste que há ontológicas razões que impedem modelos reducionistas, em princípio, de prestação de algoritmos eficientes para a previsão do comportamento do sistema em certas classes de sistemas.

Holismo científico afirma que o comportamento de um sistema não pode ser perfeitamente previsto, não importa o quanto os dados estão disponíveis. Sistemas naturais pode produzir um comportamento surpreendentemente inesperado, e suspeita-se que o comportamento de tais sistemas pode ser computacionalmente irredutível, o que significa que não seria possível, mesmo aproximado do estado do sistema, sem uma simulação completa de todos os eventos ocorridos no sistema. Propriedades fundamentais do comportamento de nível superior de certas classes de sistemas pode ser mediada por raros “surpresas” no comportamento de seus elementos, devido ao princípio da interconectividade, fugindo, assim, previsões, exceto por meio de simulação da força bruta. Stephen Wolfram tem fornecido exemplos de simples autômatos celulares, cujo comportamento é, na maioria dos casos igualmente simples, mas em raras ocasiões altamente imprevisível.

A teoria da complexidade (também chamada de “ciência da complexidade”), é um herdeiro contemporânea do pensamento sistêmico. É composto por duas abordagens computacionais e holística, relacional para a compreensão de sistemas adaptativos complexos e, especialmente no último, seus métodos podem ser vistos como o oposto aos métodos reducionistas. Teorias gerais da complexidade têm sido propostas, e institutos de complexidade numerosos e departamentos surgiram ao redor do mundo. O Instituto Santa Fe é sem dúvida o mais famoso deles.

Na antropologia

Há uma disputa sobre se a antropologia é intrinsecamente holística. Os defensores deste conceito considerar holística antropologia em dois sentidos. Primeiro, ele se preocupa com todos os seres humanos em todo tempo e lugar, e com todas as dimensões da humanidade (evolutiva, biofísica, sociopolítica, econômica, cultural, psicológico, etc) Além disso, muitos programas acadêmicos que seguem esta abordagem ter um “quatro-campo “A abordagem da antropologia que engloba a antropologia física, arqueologia, linguística e antropologia cultural ou antropologia social.

Alguns dos principais antropólogos discordam e consideram o holismo antropológico para ser um artefato do século 19 evolutivo social, pensamento que indevidamente impõe científica positivista sobre a antropologia cultural. O termo “holismo” é adicionalmente utilizado dentro da antropologia social e cultural para se referir a uma análise de uma sociedade como um todo, que se recusa a dividir a sociedade em suas partes componentes.

Uma definição diz: “como um ideal metodológico, o holismo implica … que a pessoa não permitir-se a acreditar que os nossos próprios limites institucionais estabelecidos (por exemplo, entre a política, sexualidade, religião, economia), necessariamente, podem ser encontradas também nas sociedades estrangeiras.”

Em branding

A marca holística está a considerar a marca ou imagem da empresa inteira. Por exemplo, uma imagem de marca universal em todos os países, incluindo tudo, desde estilos de publicidade para o papel de carta que a empresa fez, com as cores da empresa.

Em ecologia

A ecologia é uma das aplicações mais importantes do holismo, enquanto tenta incluem vistas biológicas, químicas, físicas e econômicas em uma determinada área.

A complexidade aumenta com a área, de modo que é necessária para reduzir a característica do ponto de vista de outras maneiras, por exemplo, para um determinado tempo de duração.

John Muir, os escoceses nascido conservacionista cedo, escreveu: “Quando tentamos pegar alguma coisa por si só achamos atrelado a tudo o mais no universo.”

Mais informação pode ser encontrada na área de ecologia de sistemas, um campo interdisciplinar influenciado pela teoria geral dos sistemas .

Na economia

Com raízes na Schumpeter, a abordagem evolutiva pode ser considerada a teoria holista em economia. Eles compartilham certa linguagem da abordagem evolutiva biológica. Eles levam em conta a forma como o sistema de inovação evolui ao longo do tempo. Conhecimento e know-how, sabe-quem, know-what e know-why fazem parte de toda a economia empresarial. Conhecimento também pode ser tácita, tal como descrito por Michael Polanyi . Estes modelos estão abertas, e consideram que é difícil prever com exatidão o impacto de uma medida política. Eles também são menos matemática.

Na filosofia

Em filosofia, uma doutrina que enfatiza a prioridade de um todo sobre suas partes é o holismo. Alguns sugerem que tal definição deve sua origem a uma visão não holística da linguagem e coloca-lo no campo redutora. Alternativamente, uma definição “holística” do holismo nega a necessidade de uma divisão entre a função de partes separadas e os trabalhos do ‘todo’. Ele sugere que a característica reconhecível chave de um conceito de holismo é um sentido da verdade fundamental de qualquer experiência particular. Isso existe em contraposição ao que é percebido como a dependência redutora sobre o método indutivo como a chave para a verificação do seu conceito de como as partes funcionam dentro do todo.

Na filosofia da linguagem isso se torna a alegação, chamado holismo semântico, que o significado de uma palavra individual ou frase só pode ser entendida em termos de suas relações com um conjunto maior de língua, mesmo toda uma teoria ou uma linguagem de todo. Na filosofia da mente, um estado mental podem ser identificados apenas em termos de suas relações com os outros. Isto é frequentemente referido como “holism conteúdo” ou “holism do mental”. Esta noção envolve as filosofias de figuras como Frege, Wittgenstein e Quine. Epistemológica e holismo confirmação são idéias dominantes na filosofia contemporânea. Holismo ontológico foi defendida por David Bohm em sua teoria sobre a ordem implícita.

Aplicação

Agricultura

Existem vários métodos mais recentes em ciências agrárias, como permacultura e holística que integram a ecologia e ciências sociais, com a produção de alimentos. agricultura biológica é muitas vezes considerada uma abordagem holística. De acordo com o USDA, “A agricultura orgânica é um sistema de gestão da produção ecológica, que promove e melhora a biodiversidade, os ciclos biológicos ea atividade biológica do solo. Baseia-se na utilização mínima de insumos não-agrícolas e de práticas de gestão que restaurar, manter e melhorar a harmonia ecológica “…” O objetivo principal da agricultura orgânica é otimizar a saúde ea produtividade de comunidades interdependentes da vida do solo, plantas, animais e pessoas “.

Arquitetura

Arquitetura é frequentemente argumentado por acadêmicos de design e aqueles que praticam no projeto para ser uma empresa global. Usado neste contexto, o holismo tende a implicar uma perspectiva de design all-inclusive. Essa característica é considerada exclusiva para arquitetura, distinta das outras profissões envolvidas em projetos de design.

Reforma da educação

A Taxonomia de Objetivos Educacionais identifica vários níveis de funcionamento cognitivo, que podem ser usados para criar um ambiente mais educação holística . Na avaliação autêntica, ao invés de usar computadores para marcar testes de múltipla escolha, a avaliação baseada em padrões usa artilheiros treinados para marcar itens de resposta aberta, utilizando métodos de pontuação holísticas. Em projetos como o Projeto Redação Carolina do Norte, artilheiros são instruídos a não contar os erros, ou contar o número de pontos ou declarações de apoio. O marcador está em vez instruídos a julgar de forma holística se “como um todo” é mais um “2” ou “3”. Críticos questionam se tal processo pode ser tão objetiva quanto scoring computador, eo grau em que tais métodos de pontuação pode resultar em pontuações diferentes de diferentes marcadores.

Medicina

Na atenção primária, o termo “holístico”, tem sido usado para descrever abordagens que levem em conta os aspectos sociais e outros juízos intuitivos. O termo holismo, e os chamados abordagens, aparecem em psicossomática medicina na década de 1970, quando foram considerados Uma maneira possível conceituar fenômenos psicossomáticos. Em vez de traçar uma forma de nexo causal entre psique a soma, ou vice-versa, é destinado a um modelo sistêmico, onde vários fatores biológicos, psicológicos e sociais eram vistos como interligados.

Outras abordagens alternativas na década de 1970 foram as abordagens psicossomáticas e somatopsíquica, que se concentraram em nexos causais somente a partir psique soma, ou do soma à psique, respectivamente.

Atualmente, é comum na medicina psicossomática afirmar que psique e soma não pode . realmente ser separados para fins práticos ou teóricos. A perturbação em qualquer nível – somático, psíquico ou social – irá irradiar para todos os outros níveis também. Neste sentido, o pensamento psicossomático é semelhante ao modelo biopsicossocial da medicina. Muitos medicina alternativa praticantes adotar uma abordagem holística para a cura . Smuts holism definida como “A tendência na natureza para formar conjuntos que são maiores do que a soma das partes através da evolução criativa.”

História

O termo “holismo” foi cunhado em 1926 por Jan Smuts, um estadista Sul-Africano, em seu livro, Holismo e evolução. Smuts definidos como holismo “A tendência na natureza para formar totalidades que são maiores do que a soma das partes através da evolução criativa “. A idéia tem raízes antigas. Exemplos de holismo pode ser encontrada ao longo da história humana e nos mais diversos contextos sócio-culturais, como foi confirmado por muitos etnológicos estudos. O missionário protestante francês, Maurice Leenhardt cosmomorphism cunhou o termo para indicar o estado de perfeita simbiose com o ambiente circundante que caracterizaram a cultura dos melanésios da Nova Caledônia . Para estas pessoas, um indivíduo isolado é totalmente indeterminado, indistinto e inexpressivo até que ele pode encontrar sua posição dentro do mundo natural e social em que está inserido. Os limites entre o eu eo mundo são anulados a tal ponto que o próprio corpo material não é garantia de um tipo de reconhecimento da identidade que é típico de nossa própria cultura.

No entanto, o conceito de holismo também desempenhou um papel fundamental na Spinoza filosofia ‘s e, mais recentemente, na de Hegel e Husserl.

Na sociologia

Émile Durkheim desenvolveu um conceito de holismo que ele colocou em oposição à noção de que a sociedade não era nada mais do que uma simples coleção de indivíduos. Em tempos mais recentes, Louis Dumont contrastou “holismo” e ” individualismo “como duas formas diferentes de sociedades. Segundo ele, os seres humanos modernos vivemos em uma sociedade individualista, ao passo que a sociedade grega antiga, por exemplo, poderia ser qualificado como “holístico”, porque o indivíduo encontrado identidade em toda a sociedade. Assim, o indivíduo estava pronto para sacrificar a si mesmo para a sua comunidade, como a sua vida sem a polis tinha nenhum sentido.

Estudiosos como David Bohm e MI Sanduk consideram a sociedade através da Física dos Plasmas . Do ponto de vista da física, a interação dos indivíduos dentro de um grupo pode levar um modelo contínuo. Portanto, para MI Sanduk “A natureza da fluidez do plasma (gás ionizado) surge a partir da interação de suas cargas interativos gratuitos, para sociedade pode comportar-se como um fluido devido aos indivíduos interativos gratuitos. Este modelo de fluido pode explicar muitos fenômenos sociais, como instabilidade social, difusão, fluxo, viscosidade … Então a sociedade se comporta como uma espécie de fluido intelectual”.

Na psicologia da percepção

Um movimento holista importante no início do século XX foi a psicologia da gestalt . A reivindicação era que a percepção não é uma agregação de atómicas dados sentido, mas um campo, no qual existe uma figura e um chão. O fundo tem efeitos holística sobre o valor percebido. Psicólogos da Gestalt incluído Wolfgang Koehler, Max Wertheimer, Kurt Koffka . Koehler afirmou que os campos perceptivos correspondeu a campos elétricos no cérebro. Karl Lashley fez experimentos com pedaços de folha de ouro inseridos em cérebros de macacos que pretendem mostrar que tais campos não existissem. No entanto, muitas das ilusões perceptivas e fenômenos visuais exibidos pelos gestaltistas foram tomadas (muitas vezes sem crédito) por psicólogos da percepção posteriores. Gestalt psicologia teve influência sobre Fritz Perls ‘ gestalt-terapia, embora alguns gestaltistas da linha antiga oposição a associação com a contra-culturais e Nova Era tendências mais tarde associados com a terapia gestalt. Teoria da Gestalt também foi influente na fenomenologia. Aron Gurwitsch escreveu sobre o papel do campo da consciência na teoria da gestalt em relação à fenomenologia. Maurice Merleau-Ponty fez muito uso de psicólogos holísticos, como a obra de Kurt Goldstein em sua “Fenomenologia da Percepção. ”

Na psicologia teleológica

Alfred Adler acreditava que o indivíduo (um todo integrado expressa através de uma unidade auto-consistente de pensamento, sentimento e ação, movendo-se em direção, um inconsciente objetivo final fictício ), deve ser entendida dentro das totalidades maiores da sociedade, desde os grupos aos quais ele pertence (começando com suas relações face-a-face), a maior de toda a humanidade. O reconhecimento do nosso enraizamento social e da necessidade de desenvolver um interesse no bem-estar dos outros, bem como o respeito pela natureza, é o cerne da filosofia de Adler de vida e os princípios da psicoterapia.

Edgar Morin, filósofo e sociobiologista francês, pode ser considerado um holista baseada na transdisciplinar natureza de seu trabalho. Mel Levine, MD, autor de A Mind at a Time, e co-fundador (com Charles R. Schwab) da organização sem fins lucrativos All Kinds of Minds, pode ser considerado um holista com base em sua visão de a “criança como um todo”, como um produto de muitos sistemas e seu trabalho de apoio às necessidades educativas das crianças através da gestão de perfil educacional de uma criança como um todo, em vez de fraquezas isoladas nesse perfil.

Em antropologia teológica

Em antropologia teológica, que pertence à teologia, e não para a antropologia, o holismo é a crença de que a natureza dos seres humanos consiste em uma última análise, divisível união de componentes, tais como corpo, alma e espírito.

Na teologia

Conceitos holísticos estão fortemente representados nos pensamentos expressos no Logos (por Heráclito ), panenteísmo e panteísmo .

Em neurologia

Um debate animado foi executado desde o final do século 19 sobre a organização funcional do cérebro . A tradição holística (por exemplo, Pierre Marie ) sustentou que o cérebro era um órgão homogêneo sem subpartes específicos enquanto os localizationists (por exemplo, Paul Broca ) argumentou que o cérebro foi organizado em funcionalmente distintas áreas corticais que estavam cada uma especializada para processar um determinado tipo de de informações ou implementar operações mentais específicas. A controvérsia foi sintetizado com a existência de uma linguagem a área do cérebro, hoje em dia conhecido como a área de Broca.

Conceito

A holística pertence e refere-se ao holismo, que é uma tendência ou corrente que analisa os fenômenos do ponto de vista das múltiplas interações que os caracterizam. O holismo considera que todas as propriedades de um sistema não podem ser determinadas ou explicadas como a soma das suas componentes.

Por outras palavras, o holismo considera que o sistema completo se comporta de um modo diferente da soma das suas partes.

Desta forma, o holismo ressalva a importância do todo como algo que transcende à soma das partes, destacando a importância da interdependência destas. Cabe mencionar que o holos (um termo grego que significa “todo” ou “inteiro”) alude a contextos e complexidades que se relacionam entre si, pelo fato de ser dinâmico.

Na abordagem holística, o todo e cada uma das partes encontram-se ligados com interações constantes. Como tal, cada acontecimento está relacionado com outros acontecimentos, os quais produzem entre si novas relações e fenômenos num processo que compromete o todo.

A percepção dos processos e das situações deve ter lugar com base no próprio holos, já que, na sequência do seu dinamismo, surge uma nova sinergia, ocorrem novas relações e assiste-se a novos acontecimentos. Portanto, o todo é determinante, inclusive se tal reconhecimento não impedir que seja analisado cada caso em particular.

A perspectiva holística implica uma superação dos paradigmas para propiciar a figura do sintagma, vista como uma integração de paradigmas. Uma atitude sintagmática supõe a convergência de diversas perspectivas, o que só é possível com critérios holísticos.

Fonte: en.wikipedia.org/conceito.de

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