Guaiaco

PUBLICIDADE

O nome científico do guaiaco é Guaiacum officinale e é também chamado guaiacum.

Guáiaco é uma árvore pequena. A madeira é considerada uma das madeiras mais resistentes do mundo. Historicamente, a planta possui muitos benefícios medicinais.

Pertence à família de árvores Zigofiláceas que crescem lentamente até 12 metros de altura.

História e simbolismo da árvore

A planta é também chamada de Pau Santo ou Árvore da Vida. Ela foi muito utilizada por indígenas americanos devido seus benefícios para o tratamento de infecções como o herpes e sífilis.

Guaiaco foi inserido pela primeira vez pela Espanha em 1508 como uma cura definitiva para a sífilis. Atualmente guaiaco é mais usado na medicina homeopática devido a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas. A vitae lignum ou Guaiacum officinale é a flor nacional da Jamaica. Guaiacum officinale é um nativo da América tropical, ou seja, Jamaica e Santo Domingo e é encontrado em arbustos cultivados em solo pedregoso em baixas planícies.

Extração

A madeira, casca, resina e o óleo essencial são usadas mundialmente devido às suas propriedades medicinais.

Benefícios

Estimula a transpiração e é usado no tratamento de reumatismo crônico. A resina estimula o sistema digestivo e em altas quantidades é um purgante.

É usado para tratar dores de garganta e laringite.

O seu óleo essencial é empregado para o tratamento de doenças respiratórias.

Externamente, o óleo essencial é empregado para dor de dente e artrite reumatóide e doenças fúngicas da pele.

A sua resina é um antioxidante natural, com um alto nível de compostos fenólicos, além de propriedades anti-inflamatórias.

Utilização

Como possui propriedades antioxidantes, auxilia no combate aos radicais livres. A erva é um antiinflamatório e analgésico.

Guaiaco

Guaiacum officinale, vulgarmente conhecido como Roughbark Lignum-vitae , ou Gaïacwood , é uma espécie de árvore da família Zigofiláceas, que é nativa do Caribe e da costa norte da América do Sul.

Descrição

Esta árvore de pequeno porte é de crescimento lento, chegando a cerca de 10 m de altura com um diâmetro de tronco de 60 cm. As folhas são compostas, 2,5 a 3 cm de comprimento e 2 cm de largura. As flores azuis têm cinco pétalas que produzem um fruto brilhante amarelo-laranja com carne vermelha e sementes pretas.

Simbolismo

Guaiacum officinale é a flor nacional da Jamaica .

Usos

G. officinale é uma das duas espécies produzindo o verdadeiro pau-santo, sendo o outro Guaiacum sanctum. Guaiaco, uma resina natural extraída da madeira, é um composto incolor, que se torna azul quando colocado em contato com substâncias que possuem atividade de peroxidase e em seguida são expostos a peróxido de hidrogênio. Guáiaco é impregnado com a resina e é utilizado para determinar se fezes contêm sangue. A porção heme da hemoglobina contém peroxidase e catalisam a oxidação de ácido quando o peróxido de hidrogênio é colocado sobre a placa de Guáiaco, para ver se o sangue está presente nas fezes.

 Guaiaco

Planta/Parte

Árvore/durame

Nome latino

Guaiacum officinale, Guaiacum sanctum, Bulnesia sarmienti

AROMA

Penetrante, forte e terroso, com um toque de baunilha queimada.

CARACTERÍSTICAS

Nativa da América do Sul, a Bulnesia sarmienti parece produzir a maior quantidade de resina oleosa. No entanto, boa parte do óleo de guáiaco que encontramos no mercado é obtido da Guaiacum sanctum que provém do sul da Flórida e das Bahamas. Trata-se de uma árvore pequena, com cerca de três metros e meio de altura, de folhas de tonalidade verde-clara, tronco de casca branca, durame marrom-esverdeado e flores azuis. Em geral, a madeira é vendida em tiras ou raspas. Sua resina escoa naturalmente, porém, muitos produtores ainda queimam suas toras para obtê-la. O óleo é sólido em temperatura ambiente e normalmente precisa ser aquecido para ser dissolvido. É utilizado como ingrediente de perfumes e apresenta atividade repelente contra alguns pulgões e antifúngica.

HISTÓRIA E MITO

A árvore também é conhecida como Pau Santo ou Holly Tree, o que indica um possível uso em cerimônias mágicas e/ou religiosas. Os paraguaios consideram-na valiosa no tratamento de doenças graves, como câncer e sífilis – provavelmente em virtude de suas propriedades sudoríferas. A madeira de lei é usada para entalhar tigelas e outros objetos decorativos. Foi levada para a Europa para extração do óleo por volta de 1891, embora a destilação no Paraguai tenha começado um pouco antes da deflagração da Segunda Guerra Mundial. Sua propriedade fixadora é reconhecida em perfumes e era usado como agente adulterante do Atar de Rosas, perfume italiano.

COMPONENTES QUÍMICOS

Apresenta uma composição bastante complexa. Seu óleo é constituído fundamentalmente por sesquiterpenos derivados biogeneticamente do germacreno e guaienos como os compostos majoritários guaiol e bulnesol.

PROPRIEDADES

Antiinflamatório, anti-reumático, afrodisíaco, adstringente, balsâmico, diurético, repelente, laxativo e sudorífero.

PRECAUÇÕES

Pode provocar uma sensação de desânimo, impedindo a concentração. E o aroma tende a ser prolongado, o que pode não agradar a algumas pessoas.

MENTE

Sua qualidade relaxante pode aliviar a tensão nervosa.

CORPO

Suas excelentes propriedades sudoríferas ajudam a expelir as impurezas do sangue. É usado há muito tempo no tratamento da gota e artrite reumatóide, sendo especialmente benéfico para os casos de inflamação. Pode ter efeito tônico sobre os fluidos corporais e pode ajudar no tratamento de problemas sexuais, como a falta de secreção vaginal no período da menopausa. Suas qualidades terrosas confirmam sua reputação como afrodisíaco. Tem efeito positivo sobre um sistema geniturinário preguiçoso, recuperando seu ritmo normal – atuando como diurético e laxante.

EFEITO NA PELE

Parece enrijecer os tecidos e pode ser benéfico a peles maduras.

Em inglês: Guaiacwood Oil

Uma adaptação do texto escrito por Wanda Sellar

NOMES COMUNS

Guaiacum
Pau-santo

Pau-santo (nome botânico Guaiacum officinale) é uma árvore perene que pode crescer até uma altura de 60 metros.

Inicialmente, o pau-santo foi transportado do Caribe para a Europa na forma de um remédio extremamente valioso para a gota, assim como a doença sexualmente transmissível (DST) sífilis.

Durante os tempos atuais, os cientistas descobriram que esta resina envolve dois elementos muito ativos – ácido guaiaconic e guaiaretic, que são, na verdade, altamente eficazes agentes anti-inflamatórios e também funcionam como estimulantes locais. Eles também possuem propriedades laxativas. Devido ao seu atributo anti-inflamatório, estas substâncias são feitas de utilização em formulações farmacêuticas para o tratamento da garganta de encargos , bem como uma série de doenças inflamatórias, incluindo a gota e artrite reumatóide.

PARTES USADAS

Madeira, casca, resina.

USO

Os povos indígenas da América empregam pau-santo para curar doenças tropicais. A casca de pau-santo se tornou extremamente popular na Europa durante o período entre meados de século 16 como um remédio para a doença sexualmente transmissível (DST) sífilis. Além disso, a casca da árvore é também uma cura tradicional para a gota e artrite reumatóide na Grã-Bretanha.

Na medicina tradicional, as pessoas empregadas a resina que emana de guaiaco ou lignum vitae para curar problemas respiratórios, assim como doenças de pele. Um derivado da resina foi também usado como medicamentos para tosse. Além disso, o pau-santo também tem sido empregado com sucesso sob a forma de um anestésico local, um agente anti-inflamatório, assim como uma ajuda para o herpes. Em vários países, o uso de reparação de pau-santo é dependente de restrições legais.

Na Europa, especialmente na Grã-Bretanha, pau-santo é empregado sob a forma de um medicamento para o tratamento de doenças artríticas, assim como as doenças reumáticas, como os atributos anti-inflamatórios desta árvore facilitam o alívio de inchaço e articulações dores. Além disso, também possui efeito laxante, e propriedades diuréticas. Ao mesmo tempo, pau-santo também acelera o processo de eliminação das substâncias tóxicas e resíduos do nosso corpo, tornando-a um excelente remédio para a gota. A tintura preparado com lignum vitae é muitas vezes usado sob a forma de um atrito sobre as zonas afetadas pela artrite reumática. Ao mesmo tempo, a decocção preparado com as aparas de madeira de pau-santo funciona sob a forma de um anestésico local e é empregado para curar articulações reumáticas , assim como as bolhas de herpes.

A forma de pó de madeira pau-santo é usado para curar amigdalite . Além disso, a madeira é também particularmente eficaz no tratamento de artrite reumática, reumatismo crônico, bem como a gota. Terapia com madeira pau-santo ajuda no alívio da dor e inflamação que ocorre entre os ataques e também diminui a sua repetição, desde que os pacientes continuam a tomar as doses prescritas. A madeira também funciona sob a forma de um estimulante pungente que aumenta o calor do corpo, assim como a circulação do sangue . Se a decocção preparada com madeira de pau-santo é tomado quente, ajuda a manter o corpo temperado, além de atuar como sudorífico (transpiração indutor). Por outro lado, quando a decocção é tomada fria, que funciona como um diurético e aumenta o fluxo de urina , eliminando assim as substâncias tóxicas e resíduos do corpo. O lignum vitae madeira também é usada para o tratamento de doenças da pele, sífilis secundária e escrófula.

A resina de Guaiacum ou árvores de pau-santo produz um fenólico composto que é empregado em um exame comum para a presença de sangue nas fezes humanas. De fato, a presença do heme (um derivado de hematina) no sangue resulta no desenvolvimento de um produto pigmentado quando o peróxido de hidrogênio está presente. Em 1810, Planche foi o primeiro a perceber a consequência de peroxidases em rábano em guiacum ou vitae lignum.

Guaiacum é também um conservante de alimentos e tem o número de E E314. É classificado sob a forma de um anti-oxidante .

Outros usos médicos

Osteoartrite

HABITAT E CULTIVO

A planta, pau-santo é nativa das ilhas do Caribe, América do Sul, América Central, bem como a região sul da Flórida. Esta planta tem uma preferência por umidade do solo, bem como sombra parcial ou sol. Na Califórnia e na Flórida, esta árvore é cultivada como planta decorativa. Esta planta requer irrigação adequada.

A árvore, pau-santo é propagado por sementes, que germinam muito lentamente e têm uma inclinação para demonstrar germinação imprevisível.

CONSTITUINTES

Lignum vitae contém lignans (como furoguaiacidin e guaiacin), resina de 18-25%, vanilina, e terpenos.

A DOSE HABITUAL

Terapeuticamente, a planta lignum vitae é principalmente utilizada sob a forma de uma decocção. Para preparar esta medicação, adicione uma colher de chá de chips de madeira da árvore em um copo de água e deixe ferver. Deixe-o ferver por cerca de 15 a 20 minutos. Para obter resultados mais extremos deste medicamento herbal, ele precisa ser bebido três vezes todos os dias.

Além disso, uma tintura preparado com lignum vitae é utilizada como um atrito em áreas afetadas por artrite reumática.

COLETA E COLHEITA

A madeira de pau-santo, naturalmente, dá uma resina, que é regularmente recolhido e empregado, por si só. Ou então o próprio cerne é cortado em pequenos fragmentos. Como mencionado anteriormente esta árvore é comumente encontrada na América do Sul e também as ilhas do Caribe.

Fonte: www.herbs2000.com/en.wikipedia.org/oleosessenciais.org/geocities.com

Veja também

Flacidez

O que é PUBLICIDADE A flacidez pode ocorrer tanto na pele como no corpo e …

Veganismo

PUBLICIDADE O veganismo é um sistema de crenças que considera que os animais não devem …

Ergonomia

Ergonomia

PUBLICIDADE Definição Ergonomia é o processo de projetar ou organizar locais de trabalho, produtos e sistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.