CORDÃO DE FRADE – (Leonotis nepetaefolia)
PUBLICIDADE
Essa planta é utilizada há muito tempo na medicina tradicional africana como tratamento para febres, dores de cabeça, malária, disenteria e picada de cobra.
Tem um efeito no útero – dependendo da dose que irá estimular ou suprimir a menstruação.
Estudos sugerem que chás ou tinturas feitos com a folha possuem propriedades antinociceptivas (inibem a sensação de dor), são antiinflamatórios e hipoglicêmicos.
Também é usada para doenças cardíacas associadas à ansiedade e tensão e acalmam palpitações, taquicardia e batimentos cardíacos irregulares.
Também chamado de Cordão de São Francisco
Essa erva é ótima para os pulmões e articulações.
USO MEDICINAL
O cordão faz parte de uma série de trios para bronquite, asma e infecções pulmonares. Limpa os pulmões e reduz o catarro pulmonar.
Também é ótima para artrite e gota, acúmulo de ácido úrico, para quem elimina pouca urina, cistite.
É ótima para gases e dores abdominais.
É ótima para nevralgias.
Deve ser ministrada em crianças que estão saindo de doenças debilitantes, pois aumenta os glóbulos vermelhos no sangue, e a capacidade de resistir as doenças.
USO ENERGÉTICO
O Cordão de Frade é a erva da frustração. Tanto pode ser usada para crianças, que toleram pouco as frustrações da vida, como para adultos que não têm resistência às intempéries e qualquer problema é motivo para parar um projeto. É usada para pessoas que nunca conseguem chegar ao fim de nada que se propuseram, e sempre encontram argumentos sólidos para justificar o que não deu certo.
Bom para pessoas que projetam sempre no externo suas dificuldades. Todos são culpados menos eles.
Ótima para quem tem medo de vencer e ter brilho, e por isso não leva nada adiante.
A planta
Conhecida mundialmente como Leonotis nepetifolia, o Cordão de frade é uma planta tropical da família da menta (Lamiaceae) que tem origem na África tropical e Índia meridional, embora possa ser encontrada também em certas regiões subtropicais da Ásia, África e América. No Brasil ela ocorre em quase todas as regiões, com exceção do Sul, por ser muito frio e a planta não se adaptar e tais condições. O cordão de frade é muito utilizado em certos casos de doenças nas vias respiratórias.
Confira o uso dessa planta para o bem da saúde a seguir:
Indicações medicinais do cordão de frade
Antiespasmódico
Asma
Bronquite
Ácido úrico
Tosse
Catarro
Problemas no estômago
Cólicas
Fraqueza
Reumatismo
Cistite
Gases
Dores abdominais
Nevralgias
Febre
Malária
E mais! O cordão de frade deve ser ministrado em crianças que acabaram de sair de doenças debilitantes, pois ele ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e ainda aumenta a capacidade de resistência às demais doenças.
Outros usos da planta
O cordão de frade ainda tem outros usos além do medicinal, como na culinária, pois as folhas podem ser usadas em saladas. Outro uso da planta é para tratar crianças que têm pouca tolerância a certos fatos da vida e estão sempre muito frustradas. Adultos que têm problemas psicológicos ligados a suas capacidades profissionais e pessoais também podem fazer uso dessa planta, pois ela tem propriedades calmantes e que dão certa coragem. Um uso pouco indicado do cordão de frade é como fumo, pois devido as suas propriedades psicoativas a planta pode ser um pouco perigosa, tendo até mesmo seus efeitos comparados ao da maconha.
Como fazer o chá de cordão de frade
Coloque duas colheres de sopa da erva em cada litro de água utilizado. Leve ao fogo e assim que levantar fervura desligue. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.
Referência
Cordão de frade – Usos dessa planta medicinal
Fonte: www.herbgarden.co.za/www.chacarapleiades.com.br/www.remedio-caseiro.com
Redes Sociais