PUBLICIDADE
Dr. Ing. H.C. F. Porsche AG, geralmente abreviado para Porsche AG, é um fabricante de automóveis alemã especializada em carros esportivos de alto desempenho, SUVs e sedãs.
Porsche AG está sediada em Stuttgart, e é de propriedade da Volkswagen AG, que é a própria participação majoritária da Porsche Automobil Holding SE.
Formação atual inclui o Porsches 911, Boxster, Cayman, Panamera, Cayenne, Macan, eo 918.
O nome Porsche é sinônimo de perfeição técnica e design elegante. Então, não é nenhuma surpresa que a Porsche exigiria o mesmo tipo de perfeição de seus processos logísticos em sua fábrica de Leipzig.
O objetivo: fazer o mais rápido, mais precisos e modernos, instalações de produção em todo o mundo.
A história da empresa Porsche começou muito antes de Ferdinand Porsche pensou em começar seu próprio negócio de fabricação de automóveis. Como um jovem engenheiro, ele projetou o primeiro híbrido elétrico/gasolina – em 1900. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou com Daimler, Mercedes, Daimler-Benz, Volkswagen, Auto Union, e outros por quase 50 anos.
Sua empresa de design independente foi ainda responsável pela criação do Volkswagen Beetle em 1931.
Ao longo dos anos, a Porsche produziu vários modelos icônicos.
Aqui estão quatro dos favoritos:
Porsche 356 de 1948: O Porsche 365 de 1948 foi o primeiro modelo da Porsche, tornando-se um modelo importante na história da Porsche.
Porsche 550 Spyder de 1952: O 550 Spyder era muito apreciado pelos pilotos devido à sua carroçaria leve e equilíbrio superior. O 550 Spyder foi totalmente redesenhado, com o motor agora à frente da transmissão do veículo.
Porsche 911 Turbo 3.0 de 1975: O Porsche 911 original era um favorito entre os consumidores, e o Porsche 911 Turbo 3.0 de 1975 foi turboalimentado e se tornou o carro mais rápido da Alemanha na época.
Porsche Macan Turbo 2014: O Macan Turbo é um crossover SUV que não é apenas suave e elegante, mas também extremamente potente, com o Macan Turbo 2014 alcançando 400 cv com seu motor V6 3.6L.
Porsche – Linha do tempo
1900 – 1948
A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche.
Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas, tais como a Mercedes-Benz. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.
Logo da Porsche
Embora hoje o logotipo da Porsche seja um emblema de luxo, ele foi originalmente baseado no “Brasão do Estado do Povo Livre”.
A inspiração para o logotipo deveu-se ao fato de o logotipo da Porsche ter sido criado durante um período de guerra.
A saga da Porsche nasceu muito antes do lançamento do primeiro carro da marca.
Um dos pioneiros da indústria automobilística, o professor Ferdinand Porsche (1875-1951) tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo.
Em plena virada do século, é anunciado o lançamento do carro elétrico Lohner-Porsche, o primeiro projeto desenvolvido pelo professor Porsche, aos 25 anos de idade e trabalhando para uma companhia austríaca.
O início de 1900 Lohner-Porsche, originalmente elétrico-motorizado, em seguida,
com um hub alimentação motor de combustão interna montado motores elétricos
Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche. Anos mais tarde, trabalhando como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche se lança no desenvolvimento de carros de corrida. Ele se divide entre a função de projetista e piloto de testes. Nessa época colaborou para o surgimento dos lendários Mercedes SS e SSK.
Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente com apenas 12 projetistas.
Nessa época, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, passa a assumir os primeiros projetos da nova empresa, com pouco mais de 20 anos de idade.
Das pranchetas da Porsche nasce o projeto “Type 60”, uma encomenda para ser finalizada em apenas 10 meses e que deveria resultar na criação de um veículo com preço-limite de 1.000 marcos imperiais alemães.
Nascia o Volkswagen (Carro do Povo, em alemão) que ficou pronto para a produção em série em 1938.
A guerra, no entanto, atrasou o lançamento e a produção do veículo. O Volkswagen foi transformado para fins militares, dando origem ao Kübelwagen, uma espécie de jipe com tração traseira apenas, mas de grande mobilidade devido ao peso do motor e transmissão sobre as rodas motrizes. Depois foi a vez do Schwimmwagen, um jipe anfíbio. Só em 1946 o Volkswagen teria sua produção civil retomada, para se tornar um dos maiores fenômenos de venda da história.
A essa altura, a Porsche já havia se transferido para Gmünd, na Áustria. O carro esporte continuava na alma e nos sonhos da equipe de projetistas. Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros monopostos da Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h.
Carro esportivo Porsche
O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche.
Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.
1948 – 1991
Porsche 356
O nascimento do primeiro Porsche 356 é marcado por grandes transformações na empresa.
Acabada a guerra, a Porsche está de volta à Alemanha, em Zuffenhausen, na região de Stuttgart, onde se estabelece como uma fábrica independente. Inicia-se também a construção do mito Porsche na 24 Horas de Le Mans, com a primeira vitória do 356 na sua classe, já no ano de 1951.
O legado do professor Ferdinand Porsche, falecido em janeiro de 1951, já tinha encontrado na própria família um solo fértil para as ideias e conceitos que ergueram a Porsche desde os primeiros projetos no início do século.
Seu filho Ferry assume definitivamente a administração dos negócios, enquanto os netos Ferdinand Alexander e Ferdinand Piëch preparam no começo dos anos 60 do século passado a próxima revolução a ser anunciada pela empresa.
Porsche 911
Porsche 911 conversível
Em 1963, é lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o 911, legítimo sucessor do 356, um carro que durante quase duas décadas foi sinônimo de Porsche nas ruas e nas pistas.
O 911 nasce com o fascínio que faz desse automóvel um objeto de desejo ainda nos dias atuais. Como seu antecessor, o carro possui motor traseiro e logo brilha nas pistas, vencendo competições importantes como o rali de Monte Carlo, em 1968 e 1969.
Em meados da década de 70, uma revolução. Surge em 1976 o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água.
No ano seguinte é lançado o 928 com a mesma configuração de projeto inteiramente Porsche. Sob o mesmo conceito de motor dianteira, o 928 foi o primeiro e até agora único automóvel esporte a levantar o prêmio de Carro do Ano na Europa. Foi produzido por 18 anos, com mais de 60 mil unidades vendidas nesse período.
Porsche 928
A década seguinte levou ao lançamento, em 1984, do 959, uma série especial dotada de tração nas quatro rodas, e que venceu o Rali Paris-Dacar, a mais famosa prova do gênero, em 1986. Também nos anos 80 a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren.
1991 – Hoje
O octogésimo aniversário de Ferry Porsche, no final da década de oitenta, marca também o lançamento do primeiro 911 Carrera com transmissão Tiptronic, em 1989.
Mas as grandes inovações tecnológicas e de segurança ainda iriam marcar a década seguinte. Em 1991 a Porsche é o primeiro fabricante alemão a incluir airbags para motorista e passageiro como itens de série.
Em 1993, o protótipo de um modelo para marcar época foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o Boxster, roadster com motor central. O mesmo ano marca a remodelação da linha 911, que incluía o primeiro redesenho da parte frontal e uma suspensão traseira em alumínio considerada estado-da-arte em termos de desempenho.
Porsche Boxster
Em 1995 é relançado sob novo conceito o 911 Targa, agora com teto de vidro, de maior dimensão e totalmente elétrico.
O Boxster, por sua vez, chega finalmente ao mercado em 1996, um carro descontraído, com dois lugares e inigualável esportividade. É uma tacada certeira da empresa, que conquista uma valiosa fatia do mercado jovem.
As inovações não param por aí. O 911 passa por mais uma reformulação e chega em 1997 mais leve, potente rápido e seguro do que nunca. Um ano mais tarde é a vez do novo Cabriolet, com teto elétrico que requer não mais que 20 segundos para abrir ou fechar. No mesmo ano as versões 4×4 do 911 introduziam no mercado o Gerenciamento Porsche de Estabilidade (PSM, em inglês).
Em 1998, aos 88 anos, Ferry Porsche faleceu na Áustria. A Porsche ultrapassa a linha dos 50 anos de fundação absolutamente preparada para enfrentar o novo século. Seus carros conseguem, a cada lançamento, se superar em segurança e respeito ao meio ambiente, sem perder de vista o ar de puro esporte, a força e o charme que nasceram junto com 356, o primeiro Porsche.
Porsche Cayman
História final da Porsche
Desde o início, a marca Porsche foi associada ao luxo e aos carros de corrida, uma tradição que resistiu ao teste do tempo ao longo dos tempos. O fundador, Ferdinand Porsche, já foi engenheiro-chefe da Mercedes-Benz e até passou algum tempo trabalhando em veículos da Volkswagen. Porsche começou sua própria empresa em 1931, nomeando a empresa em sua homenagem quando foi incorporada. Depois disso, a Porsche começou a produzir veículos que se tornariam lendários por seu desempenho e qualidade.
A primeira placa de identificação Porsche foi projetada com base na mesma plataforma do VW Beetle.
Chamado de ‘Porsche 64’ e lançado em 1938, o design exclusivo do modelo e a vibração de luxo imediatamente conquistaram os compradores. Claro, o crescimento da empresa foi impedido quando a guerra começou, forçando a Porsche a desenvolver tanques em vez de automóveis. No entanto, a empresa se recuperou já em 1947, quando o carro de corrida Grand Prix fez sua estreia. Pouco depois, em 48, o filho de Ferdinand, Ferry Porsche, criou o primeiro carro esportivo da empresa – o 356.
Nos anos 60, a família Porsche estava projetando e produzindo carros esportivos populares que estreavam com muita expectativa no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt todos os anos. Então, em 1964, uma lenda nasceu quando o primeiro Porsche 911 fez seu primeiro sucesso na indústria. Nas décadas seguintes, a Porsche continuou a expandir e inovar em sua linha, até que o Porsche 911 Turbo lançado em 1995 foi o primeiro veículo a ter diagnóstico por computador de bordo, algo que revolucionaria a indústria de serviços automotivos.
Ainda hoje, a Porsche manteve seu status na indústria como um produtor de supercarros incomparáveis e inovações de corrida. Embora tenha muitas placas de identificação além do Porsche 911, o 911 é talvez o modelo mais icônico e versátil da marca, com mais de vinte e um modelos diferentes e sete níveis de acabamento.
História da Porsche – Resumo
Porsche
O nome Porsche tornou-se sinônimo de carros esportivos e carros de corrida porque é isso que os fundadores da empresa, Ferdinand Porsche e seu filho Ferdinand (“Ferry”) decidiram construir quando abriram uma oficina com 200 trabalhadores em 1948.
Embora seja atualmente uma marca próspera do Grupo Volkswagen Automotive, ao lado de Lamborghini, Audi e Bugatti, esta montadora tem uma história colorida e uma lista de carros icônicos que vai muito mais fundo do que a maioria dos compradores de Cayenne, Macan e Panamera jamais conhecerão.
O primeiro veículo icônico de Ferdinand Porsche não estava sob sua própria marca, mas o que todos conhecemos como “Volkswagen” ou “The People’s Car”.
O Volkswagen Beetle foi sua criação e foi o trampolim para uma história de corrida com o 911 como pedra angular. A Segunda Guerra Mundial mudou as coisas e o homem foi expulso da empresa Volkswagen, forçando ele e seu filho a formar sua própria empresa de automóveis, a Porsche.
O primeiro sucesso foi o 356. Embora ostentando apenas 40 cavalos de potência de um motor Beetle montado na traseira, o primeiro Porsche rapidamente deixou sua marca com manuseio ágil, bem como atributos quase desconhecidos entre os carros esportivos da época – conforto e confiabilidade.
A Porsche introduziu seus próprios motores em meados da década de 1950, juntamente com versões mais potentes do 356. Depois do 356 veio uma verdadeira lenda entre os automóveis modernos, o Porsche 911.
À frente de seu tempo, quando lançado em 1964, o 911 com motor traseiro continuou a evoluir desde então e é considerado pela maioria o melhor carro esportivo.
A Porsche introduziu uma série de modelos com motor dianteiro na década de 1970, começando com o 924 de quatro cilindros (1976) e o 928 não relacionado, movido pelo primeiro motor V-8 da empresa (1978).
Do 924 surgiram os mais potentes e sofisticados 944 e 944 Turbo, e finalmente o 968 no início dos anos 90.
A Porsche aposentou o 968 e o 928 em 1995 para se concentrar no desenvolvimento do 911 com motor traseiro e do Boxster com motor central.
Porsche também é sinônimo de corrida, e os carros da Porsche começaram a competir quase imediatamente. Até o momento, os carros da Porsche venceram cerca de 24.000 corridas de automóveis em todo o mundo, incluindo mais de 50 vitórias na classe em Le Mans. Você pode ver por que a maneira como as pessoas falam sobre a Porsche com reverência.
Nenhuma outra empresa de automóveis tem as mesmas credenciais. Nenhuma outra empresa automobilística tem tantos acessos.
A Porsche construiu alguns dos carros mais incríveis de todos os tempos.
Fonte: exoticcars.about.com/www.porschefremont.com/www.eurobike.com.br/www.stuttcars.com/www.supercars.net
Redes Sociais