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Estas três letras mágicas representam Bayerische Motoren Werke, ou em Inglês, Bavarian Motor Works.
O “Motor” é o núcleo desta sigla e é a base; a parte fundamental em torno do qual BMW constrói cada produto.
Linha do Tempo
BMW na década de 1910 – o início
1913
Nem todo mundo sabe que a BMW começou como um fabricante de motores de aeronaves.
Em outubro 1913 Karl Friedrich Rapp estabelece “Rapp-Motorenwerke” em uma antiga fábrica de bicicletas, perto de Munique. Rapp era um engenheiro que surgem através thr sistema Daimler e “Rapp-Motorenwerke” foi criada uma subsidiária da asa “Flugwerk”, um fabricante de aviões. Ele começa a fabricar seus próprios motores de aviões, mas infelizmente eles sofreram problemas de formulário com vibrações.
Karl Friedrich Rapp
Perto de Rapp’s fábrica, Gustav Otto, filho do inventor do motor de combustão interna de quatro tempos, define-se um negócio da construção de pequenas aeronaves. Otto desfruta de grande sucesso com “Gustav Flugmaschinefabrik”.
1916
A empresa de Rapp garantiu um contrato com a Prússia e Austro-Hungria para produzir 25 grandes motores de aviões V12.
Rapp Motoren Werke teve problemas com a confiabilidade dos motores para que eles começaram a comprar motores de aeronaves refrigerado a água de quatro cilindros da fábrica Gustav Otto.
Nos meses seguintes, a empresa de Otto é absorvida. Gustav Otto’s “Gustav Flugmaschinefabrik” fundindo-se com “Rapp-Motorenwerke” formado “Bayerische Flugzeug-Werke” ou BFW, em Inglês “Obras Bavarian-aviões”
Franz-Josef Popp, um engenheiro austríaco, dirigiu os negócios da Rapp. Ele foi garantir os contratos militares all-importnt. Popp tranformed então, a empresa já existente em “Bayerische Motoren Werke GmbH.” BMW reconhece formalmente o seu aniversário como 7 de março de 1916.
Logo após a fusão, Popp percebeu que a empresa expandiu-se muito rapidamente e eles precisavam de ajuda financeira. Ele se virou para Camillo Castiglioni, um financista Viena, que foi chefe da Wiener Bankverein.
Popp e Castiglioni recapitalizados a empresa.
Franz-Josef Popp
1917
Popp e Castiglioni forçado Rapp fora da empresa que precisa se afastar neste ano.
Em 1917, o primeiro motor de aeronaves da BMW, o Tipo III-A, entra em produção. É um motor de seis cilindros em linha refrigerado a água, possui um exclusivo “de alta altitude carburador”, desenvolvido bychief engenheiro Max Friz que lhe permite desenvolver o poder completo em altitude.
Max Friz foi uma grande mente de engenharia que iria dominar a cultura de desenvolvimento de produtos da BMW no em 1960.
Popp convenceu o governo alemão para comprar o motor BMW IIIa.
1918
Em 1918, este motor alimentado um biplano de 5.000 metros de altitude em apenas 29 minutos. Foi um desempenho impressionante na história da BMW, que levou a uma forte demanda por motores BMW.
“Bayerische Motoren Werke GmbH” torna-se BMW AG (O termo alemão Aktiengesellschaft significa uma corporação que é limitada por ações, ou seja, de propriedade de acionistas. Pode ser negociadas no mercado de ações. O termo é usado na Alemanha, Áustria e Suíça. O termo equivalente dos EUA é “empresa pública”) a empresa que conhecemos e admiramos hoje.
1919
Após o armistício foi assinado, os Aliados proibida militar alemão para produzir motores de avião. Therefor BMW virou-se para barcos e caminhões motores e equipamentos agrícolas. Enquanto isso, em segredo, Popp continuou a trabalhar com o seu diretor de engenharia Friz em motores de aeronaves.
Um sucessor para o motor IIIa Tipo nasce. É nomeado naturalmente Tipo IV. Com este motor, Franz Zeno Diemer define um recorde de altitude de 9.760 metros.
Franz Zeno Diemer
1920
BMW em 1920 – o primeiro carro de BMW, o Dixi 3/15
O ambiente de negócios difícil no final de WW1 feita Castiglioni para vender suas participações para 28 milhões de marcos para o presidente-executivo da Knorr Bremsen AG. Com apenas alguns motores de aeronaves em fim, a BMW estava lutando e começou a fabricar sistemas de freio para vagões ferroviários, mobiliário de escritório e bancadas de trabalho, bem como motores de corte-down de aviação para marinha e uso industrial.
1921
Primeira bicicleta motorizada da BMW é chamado de “Flink” e vê a luz em 1921. Eles eram movidos por um motor de dois tempos Kurier.
1922
1922 é mais um marco na história da BMW A primeira fábrica da BMW é construído sobre Neulerchenfeldstrasse.
O local da antiga fábrica de aviões de Otto – perto do dia atual complexo Olímpico de Munique.
1923
Porque as motos anteriores BMW teve problemas de suspensão que eles não foram capazes de vender muito. Então eles começam a desenvolver a moto “R32”, que foi a primeira moto BMW vendidos a um montante no valor de mencionar (3.100 bicicletas até 1926). A motocicleta BMW R32 provoca uma forte impressão em sua estréia mundial no Salão do Automóvel de Berlim em 1923. Com o R32, BMW consegue mover-se em construção veículo, mesmo antes do desenvolvimento de automóveis. Este é o momento em que a história do motor boxer BMW começa e vai continuar até os dias atuais. A velocidade máxima deste 2 cilindros 494cc motocicleta estava em torno de 59 mph (95 km / h).
1924
Em 1924, podemos testemunhar o primeiro vôo intercontinental para a Pérsia movidos por motores BMW.
1925
Um ano depois, 1925, a motocicleta R37 emite o dobro da potência de seu antecessor: 16bhp a partir de um motor de 500ccm. Esta moto fornece a base para as máquinas de corrida da BMW e torna a marca bem conhecida em todo o mundo de moto todo.
O resultado: 1924-1929, todos os Campeonatos Alemão na categoria 500 ccm são ganhas pela BMW.
1926
BMW mantém uma posição de liderança na indústria aeronáutica. O mesmo compromisso com a inovação e perfeição é recompensado com cinco recordes mundiais para o hidroavião O Rohrbach Ro VII com um motor BMW VI.
1927
BMW mantém o mesmo ritmo e eles quebram outro mundo vôo registra o próximo ano de 1927. De um total de 87 recordes mundiais na aviação, 29 deles foram criados com motores BMW.
1928
1928 marca o início em termos do carro BMW.
BMW compra a fábrica de automóveis em Eisenach / Thuringia e com ela a licença para construir um carro pequeno chamado o Dixi 3/15 . A BMW Dixi foi o concurso para o Austin 7. A BMW Dixi DA / 1 (DA permanente para a Deutsche Ausführung) é, essencialmente, a versão francesa. O primeiro Dixis usou um teto aberto e foram alimentados por uma 743cc motor de 4 cilindros produzir 15 cavalos de potência. A velocidade máxima era, no bairro de 50 mph (80 km / h). O Dixi 3/15 PS foi construído sob licença da Austin e era essencialmente o mesmo modelo que o Bantam EUA eo Datsun japonês. Em 1929, uma nova versão melhorada foi lançado, o DA / 2 , que empregava um órgão e 4 rodas freia totalmente em aço, e em 1930 o Dixi marcou seus primeiros vitórias no automobilismo.
Produção total: 18.976 unidades.
1929
1929 é o ano em que Ernst Henne montando um 750 cc BMW estabelece um novo recorde de motocicleta em 19 de setembro de 1929, atingindo uma velocidade de 134,65 mph (216,75 km / h). Isso supera o recorde mundial existente por 10 kph.
O primeiro carro BMW viu a luz em 1928 – o Dixi 3/15
1930
BMW na década de 1930 – a lenda do 328 roadster
Até 1932 BMW consegue vender muito bem o seu motor radial graças refrigerados a ar à sua excelente relação potência-peso. Eles também ganhar a 6.000 milhas Alpine Rally através de quatro países.
1932
Um novo modelo de carro da BMW é lançado em 1932. Ela é chamada de 3 / 20PS. O motor era uma unidade de 782cc de 4 cilindros que contou com válvulas de suspensão e uma cadeia dupla de condução das árvores de cames, produzindo 20 cv a 3500 rpm e fornecendo o saloon com uma velocidade máxima 50 mph. É o primeiro modelo a ser desenvolvido inteiramente pela BMW em Munique, também conhecido como o BMW AM 4 (Ausführung Munchen 4 Gange – Munique Versão 4 velocidades). Com este carro BMW ganha o Concours d’Elegance em Baden-Baden.
1933
No ano seguinte, 1933, marcou a introdução do 303 berlina e a primeira unidade de cilindro poder BMW inline-seis, uma configuração que permanecerá mesmo para os carros contemporâneos BMW. Projetado por Fritz Fiedler, o motor 303 tinha uma árvore de cames corrente conduzida, com varetas e balancins para válvulas no cabeçote verticais. O virabrequim do novo BMW 303 motor de 6 cilindros foi projetado por Rudolph Schleicher.
O 303 foi também o primeiro BMW para usar os twin-em forma de rim do radiador, outra marca atual. Usando um quadro tubular de aço soldadas, suspensão dianteira independente e de pinhão e cremalheira, o 303 foi um marco em conquistas tecnológicas. Seu motor de 1173cc desde 30 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 56 mph (90 km / h).
1934
Com base na Pratt & Whitney design, BMW faz o motor radial refrigerado a ar em 1934. Três destes motores de potência do famoso avião JU52, que serviu tanto o serviço civil e militar durante os anos 1930 e 1940.
É o ano em que o 315/1 roadster aparece no mercado. Tinha um design elegante bonito para ele é tempo com as portas de corte baixo. O motor era um 40bhp 1,5 litros, em linha de 6 cilindros em desenvolvimento. A velocidade máxima era de cerca de 125 kmh tornando o 315/1 um dos carros esporte mais competitivo da era ganhar os Trials Alpine internacionais. Foi também um claro vencedor na corrida 2.000 km em toda a Alemanha.
1935
1935 marca outra inovação da BMW na indústria de motocicleta. O K12 é a primeira motocicleta com um garfo da roda dianteira telescópica hidraulicamente umedecido. Ele substituiu o antigo garfo mola de lâmina. O roadster 315 torna-se o campeão indiscutível na categoria carro esporte 1,5 litros.
O sucessor do 315 foi o 326. O desenvolvimento deste carro começou no final de 1934 por Fritz Fiedler e designer-chefe Alfred Böning. O projeto foi um trabalho Peter Schimanowski ‘s. O motor teve uma saída de 50bhp. Ele apresentava também algumas inovações técnicas avançadas para a época, como o sistema de travagem hidráulica e de pinhão e cremalheira. A 326 estava disponível como um saloon, um de duas portas ou quatro portas conversível.
1936
BMW vem com a incrível 328 roadster em 1936. Este carro é uma lenda na história de corrida, um dos melhores e um dos mais belos carros que a BMW já criou. Como reconhecimento, a 328 roadster foi nomeado para o Carro do Século. O carro faz sua estréia competição na pista de Nürburgring famoso em junho de 1936, e mostrou-se imbatível em corridas de carros desportivos internacionais na classe de dois litros. As belas linhas, como os faróis integrados definir uma tendência que foi para sobreviver bem nos anos cinquenta. Em 1940, ele ganha a famosa corrida Mille Miglia. O motor foi de 2 litros, 6 cilindros em linha com 80bhp.
1937
Embora os números não estão em uma sucessão regular, o 327 apareceu no mercado em 1937, um ano após a 328. O styling teve a mesma assinatura, Peter Schimanowski, o que significava que ele estava deslumbrante com dois tons de pintura. Ele veio com um corpo coupé ou cabriolet. O 327 tinha uma versão curta do chassis do 326 da. O motor topo desenvolvido 80bhp. Um total de 1.396 carros foram feitos.
Um novo recorde mundial de velocidade é definido pela BMW em 1937. Ernst Henne torna-se o homem mais rápido em duas rodas que montam uma máquina compressor 500 ccm desenvolver 108bhp. Esta moto tinha um corpo aerodinâmico para melhor pierce através do ar em altas velocidades. Na auto-estrada Frankfurt-Darmstadt, Henne atende 173,686 mph (279,508 kmh), um registro que vai ficar para os próximos 14 anos.
1938
1938 vê mais vitórias do desporto motorizado para o 328 roadster.
1939
George Meier é o primeiro estrangeiro a ganhar o Isle of Man TT Senior em 1939 – mais difícil competição de moto do mundo de sua época. Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, a BMW assume a Brandenburgische Motorenwerke em Berlim-Spandau e fábricas em Basdorf e Zühlsdorf perto de Berlim.
As belas linhas do 328 roadster
1940
BMW na década de 1940 – ganhos no Mille Miglia
Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, a BMW assume a Brandenburgische Motorenwerke em Berlim-Spandau e fábricas em Basdorf e Zühlsdorf perto de Berlim.
Dirigir um 328 com um corpo aerodinâmico feito de liga ultra-leve de alumínio e magnésio, o Barão von Fritz Huschke Kanstein vence em 1940, a famosa corrida Mille Miglia com uma velocidade média de 103,4 mph.
Na sequência do BMW 132 e os motores Bramo, a produção em série do motor da aeronave BMW 801 começa em 1940. Até o final da guerra, mais de 20.000 desses motores radiais duplos 14 cilindros terá sido construído em Munique, Allach, Berlin e Dürrerhof, todos os quais estão equipados com um tipo de computador mecânico para a sintonização automática.
1941
Em 1941, todas as instalações de produção de motocicletas e documentação do projeto são transferidos para Eisenach, devido à guerra. A produção dos carros BMW está parado. BMW começa a produção da motocicleta militar R57 Wehrmacht. Ele tinha um motor de 750cc com sete à frente e duas de ré. O motor foi bolt-on quadro que permite fácil desmontagem e manutenção. A versão sidecar impulsiona com bloqueio do diferencial e freios hidráulicos conjuntas para sidecar e roda traseira.
1942
Para satisfazer a demanda em tempo de guerra, a produção de motores de foguete começa nas plantas Basdorf e Zühlsdorf em Berlim em 1942. Embora apenas um pequeno número destes motores são usados, construção de foguetes é uma das razões pelas quais, em 1945, Bayerische Motoren Werke estão fechados e depois desmontadas.
1943
BMW trabalha simultaneamente no inovador 109-003 motor a jato, um dos primeiros motores a jato de produção em massa em todo o mundo, e no maior motor de pistão já aeronave, o BMW 803. A 28 cilindros, quatro linha motor radial, a BMW 803 força básica de 4.000 cv a 85,5 l deslocamento; o motor a jato 003 tem uma turbina a gás movidos a diesel. Seu vôo inaugural é em outubro de 1943 em um Ju 88.
No início dos anos 1940, a BMW desenvolve a 28 cilindros, motor de quatro marchas 803 com duas hélices contrarrotativos e também inicia o trabalho sobre motores a jato. Os testes com o motor de 003 começam em outubro de 1943, seguido, em 04 de fevereiro de 1944, pelo vôo inaugural do Arado 234 V avião de reconhecimento de longa distância com quatro motores BMW 003.
1944
Ataques aéreos destruir a fábrica de Munique, em 1944, mas a planta Allach é praticamente ileso no final da guerra. BMW começa planos para reconstruir sua Munique planta de produção. Enquanto isso, eles testar foguetes para o esforço de guerra no Basdorf e Zühlsdorf.
No final da Segunda Guerra Mundial, a BMW está em ruínas. As obras em Eisenach e Dürrerhof, Basdorf e Zühlsdorf são perdidas. A fábrica em Munique é desmontado. Os Aliados vitoriosos impor uma proibição de três anos sobre a produção por causa do envolvimento da empresa na construção de motores de aviões e foguetes.
1945
Em meados de 1945 BMW recebe permissão para começar a reparar US veículos do exército em Allach. Ele também pode fazer peças de reposição para máquinas agrícolas e bicicletas. Thatâ, “é como a primeira bicicleta BMW com um quadro de alumínio leve vem à vida.
Motocicletas também pode ser feita de novo, mas BMW inicialmente não está em condições de fazer isso.
Inicialmente usando peças de reposição, a fábrica de Eisenach continua a construir carros de BMW para uso Soviética, mas em 1951 a marca Eisenacher Motorenwerke (SEM) é introduzido. A sociedade anônima Soviética chamado Awtowelo está configurado como apoiador. A fábrica está nacionalizado em 1952, e desde 1955 ele começa a produção de marca de carro do “Wartburg”.
Em outubro de 1945, o exército norte-americano ordena o desmantelamento das fábricas da BMW em Munique e Allach. Isto priva BMW de seu controle sobre suas posses em Munique até 1949 – controle dos EUA durou até 1955 em Allach. Quase todas as máquinas intacto é removido e transportado de forma reparações em todo o mundo, atingindo a planta Milbertshofen em Munique especialmente difícil.
Não há quase nenhuma atividade para a BMW nos anos seguintes.
1948
No Salão Automóvel de Genebra, em 1948, as empresas de automóveis britânicas Arlington-Fraser-Nash e Bristol desenvolver modelos licenciados com base em BMWs anteriores, desde que a BMW não é nem capaz, nem permitido, para fabricar após a guerra.
Há no entanto uma grande demanda por R24 motocicleta da BMW, equipado com um quatro-gear, monocilíndrico com 247 cc, motor 12 HP. Projetos de construção para a primeira motocicleta BMW do pós-guerra está pronto até ao Verão de 1947, e o primeiro R 24 é sorteado para os funcionários pouco antes do Natal de 1948. O primeiro modelo padrão da produção vende espetacularmente em um país de longa privados por causa da guerra e da sua sequelas.
1949
BMW está de volta: apresentar a sua primeira moto desde 1941 em Nova York.
1940 BMW 328 Mille Miglia coupé
1950
BMW na década de 1950 – a partir do carro-bolha Isetta ao 507 roadster
O limite de 250 cc imposta pelos aliados foi levantada. BMW está produzindo a primeira motocicleta com motor Boxer; R51 a 500 cc / 2. Isto é seguido em 1951 pela R51 / 3 e R 67, com variantes / 2 e / 3 ostentando 600 cc motores. Com a demanda superando a oferta longe, estas motocicletas são um sucesso de vendas rugindo.
1951
O primeiro modelo de carro do pós-guerra, o V8 equipado 501 sedan de luxo produzido em 1951 foi uma escolha de produção pobre para um país que também foi devastada pela guerra. A procura foi baixa e o 501 nem sequer com e perto de satisfazer as expectativas da BMW. Com a fábrica de Eisenach agora sob controle soviético, é também o primeiro automóvel BMW a ser construído totalmente em Munique. Os carros da série 500 pode não ter sido os produtos mais glamourosas da BMW, mas essas máquinas grandes e robustos de classe média foram o sustentáculo da divisão de carros da empresa de 1951 até 1964. Eles foram apelidados Barockengel – Barroco Angels – porque sua forma e fluindo linhas olhou como as figuras esculpidas em madeira em igrejas do sul da Alemanha e da Áustria de volta no período barroco. A partir de 1954, ele é acompanhado pelo 502, que possui primeiro V8 motor ligado, a luz do mundo.
1952
Entre 1952 e 1954, a BMW produz o excepcionalmente rápido BMW R68, capaz de fazer cerca de 160 km / h em marcha mais alta. Esta moto 600 cc com 35 cv, que estabelece um novo padrão para os fabricantes de motocicletas internacionais. Vendendo a 4.000 DM, a exclusividade também é parte integrante do motociclo, bem como, uma vez que apenas 1.452 já foram construídos. Produção de motocicletas da BMW aumentou de 10.000 a 30.000 unidades.
1953
100000 moto da BMW, uma R67 / 2, sai da linha de montagem.
1954
Três anos após a BMW retomou a produção de carro, motor V8 primeiro all-alumínio do mundo, entra em produção em Munique, em 1954. Esta peça em bom funcionamento de máquinas combina força e silêncio; inicialmente produz 100 cv e pode impulsionar o BMW 502 a uma velocidade de 160 km / h. O BMW 507 mais tarde pode até mesmo chegar a até 220 km / h.
Em 1954, a BMW estabelece um centro de pesquisa para a construção do motor na planta Allach, que sobreviveu à guerra sem danos. Em 1957, isso se torna BMW Triebwerkbau GmbH. A MAN empresa compra 50% da empresa em 1960. Sob licença da Lycoming, a empresa inicia a produção com um 264 cavalos de potência do motor boxer de seis cilindros. Ele também desenvolve uma pequena turbina a gás para aeronaves leves, e para uso estacionário.
BMW é o Motorcycle Sidecar Campeão do Mundo e permanece assim durante os próximos vinte anos.
1955
Em 1955 BMW Isetta conquistou o coração do público. Apenas 2,29 m de comprimento, a empresa obtém a licença para construir o motocoupé de ISO na Itália. Alimentado por um 12 ou 13 hp BMW motor de moto, mais de 160.000 pessoas compram um Isetta nos anos cinquenta, tornando-se o BMW mais vendido da década e um símbolo para os anos de boom do pós-guerra.
A suspensão de braço completo sobre o R50, R60 e R69 leva o mercado pela tempestade. Correr swing-braço de suspensão da roda dianteira e longo braço de suspensão da roda posterior pagar motocicletas BMW anteriormente níveis não alcançados de estabilidade.
Mas a bolha motocicleta parece ter estourado: o número de motocicletas BMW produziu quedas de 30.000 em 1954 para um mero 5.400 em 1957.
Wilhelm Noll estabelece um novo recorde mundial de 280,2 kmh. De um início de pé, ele chega a 139 kmh depois de um quilômetro e 166 kmh depois de uma milha. Sua velocidade média após cinco milhas relógios em a 266 km / h.
1956
O 507 é provavelmente o BMW clássico mais amplamente reconhecido da década de 1950. Como é grande rival do Mercedes-Benz 300SL, foi inspirado pelo importador US Max Hoffmann, que disse a BMW que ele poderia vender um carro esportivo de alta performance em grandes quantidades, se a empresa poderia entregar.
Projetado em menos de um ano por Albrecht Goertz, o BMW 507 é um carro esportivo muito exclusivo: somente um total de 252 são construídas. A maior parte do trabalho é realizado à mão, personalizado para atender os desejos de cada comprador. Seus eternos boa aparência, com uma silhueta elegante, curvas flexíveis e capota expansiva, garante que ele continua a ser a forma de realização do carro de sonho para este dia. A unidade de energia era o então novo V8 de 150 cv do 502 3.2 litros super, com um 10 hp adicional.
1957
Projetado por Willy Preto, o BMW 600 foi concebido como um Isetta três rodas ampliada com mais poder e uma configuração de quatro rodas mais convencional. A extremidade dianteira do 600 foi praticamente inalterado desde o Isetta, mas a distância entre eixos 600s foi esticado para acomodar quatro assentos.
1958
Ernst Hiller, andar de BMW, vence o Grande Prêmio da Áustria.
1959
Financier Herbert Quandt adquire um grande número de ações da BMW e, posteriormente, inicia a reorganização da empresa, levando a sua independência. O acionista majoritário, Quandt é a primeira de um membro do conselho consultivo e depois senta-se no conselho de supervisão, contribuindo grandemente para a ascensão da BMW como uma empresa de importância global.
Após sofrerem pesadas perdas financeiras no setor grande limusine, uma fusão com a Daimler-Benz é planejado. Mas o presidente do Conselho Kurt Golda juntamente com a força de trabalho e os sindicatos, convence acionista majoritário Herbert Quandt que a BMW tem um futuro. Quandt rejeita oferta da Daimler-Benz no último minuto.
O modelo 700 foi o carro que colocou BMW volta em seus pés novamente.
É o primeiro veículo a ter um corpo unitário: piso, paredes laterais e teto são soldados para a célula dos ocupantes.
Obra-prima de Albrecht Goertz – o BMW 507
1960
BMW na década de 1960 – o primeiro “sedan desportivo”, BMW 1500
Em julho de 1960, 20.000 BMW de 700 são produzidos. Ela tinha o motor da motocicleta R67 e foi montado na parte traseira. O estilo do modelo 700 foi fornecido pelo italiano Giovanni Michelotti. Ele veio como um coupé 2 + 2 e como um sedan de 2 portas. A versão de corrida chamado de 700RS também foi usado principalmente em monte-escala e eventos de rali alemães.
A partir de 1960, a parte superior da motocicleta BMW é o R69, com 42 cv.
Após BMW retira de competência da trilha, a empresa volta sua atenção para a coleta de uma infinidade de vitórias de cross-country e títulos nos anos sessenta.
Os resultados: doze campeonatos Alemão vence entre 1960 e 1966, nada menos que cinco deles por Sebastian Nachtman n e quatro indo para os esforços da equipe de Ibscher / Hintermaier e Ibscher / Rettschlag.
1961
É o ano em que a BMW lança o BMW 1500, desenvolvido por Hofmeister, Fiedler, Wolff e von Falkenhausen. É o primeiro BMW “sedan desportivo” marcando um ponto de viragem na empresa bávara. A suspensão excelente e design marcante para a época, empregando uma cintura baixa com um compartimento rebaixado motor e tampa traseira caracterizou a 1500. É a primeira BMW moderno com um 80bhp motor de quatro cilindros em desenvolvimento.
Wilhelm Hofmeister introduz a curva para a frente, na base da coluna C: esse recurso hoje leva seu nome. Juntamente com a grelha de ar da frente, é uma das características inconfundíveis que definem BMW automóveis.
Paul G. Hahnemann junta-se ao conselho de administração BMW. O talentoso chefe do departamento de vendas apresenta estratégias de marketing profissional em BMW e reestrutura gama de produtos da empresa a apelar para nichos de mercado promissores. Sob sua liderança, a BMW se compromete expansão sistemática em mercados fora da Alemanha.
1962
Alexander von Falkenhausen, um engenheiro de design da motocicleta da BMW a partir de meados dos anos trinta em diante, funda a marca motorsport AFM após a Segunda Guerra Mundial. Após seu retorno à BMW, ele desenvolve o motor da New Class, revelado em 1962. Mais tarde, como chefe da BMW desenvolvimento motor, ele é o homem por trás de sucessos lendários da BMW motores do mundo de Formula Two racing.
1963
BMW 1800 vem como uma evolução para o modelo 1500. É dez cavalos de potência mais forte. Modelos de alta performance produzido muitas vitórias de corrida.
1964
Diferentes versões do original 1500 são lançados. BMW 1600 usou o motor 1500 e os pistões 1800 para produzir 83bhp. O 1800ti (ti significa turnê internacional) tem uma potência de 110bhp. Hubert Hahne vence o Circuito Campeonato Alemão dirigindo um 1800ti.
1965
Fábrica de motores da BMW em Allach, fundada em 1955, é vendido. BMW se retira da construção de motores a jato durante 25 anos, concentrando-se no carro e moto de produção.
1966
BMW compra a em crise Hans Glas GmbH, com suas fábricas em Dingolfing e Landshut.
Ambas as plantas são reestruturados, e nas próximas décadas a maior fábrica da BMW no mundo toma forma em Dingolfing.
Janelas laterais sem moldura, duas portas e superfícies lisas, sem adornos: as marcas do BMW 1600, inaugurada em 9 de março de 1966 para marcar o 50º aniversário da BMW. Isto irá formar a base para o Série 3.
Chefe da BMW Motors, Alexander von Falkenhausen, cria um novo motor: baseado no motor de 2 litros da BMW 2000 TI, o motor de 16 válvulas produz 260 hp. Conhecido como o motor Apfelbeck, que impulsiona um Brabham Formula Two carro modificado através de oito recordes mundiais, só em 1966. Este motor é o bilhete Formula Two for BMW e pilotos como Hubert Hahne, Dieter Quester, Jacky Ickx e Jo Siffert.
1967
BMW decide fazer uma versão conversível do modelo 1600. Eles foram construídos por Baur e apenas 1.682 já foram produzidos. Muito poucos foram exportados para os Estados Unidos.
1968
BMW lançou seus grandes sedans “New Seis”, 2500, 2800 e americana Bavaria, e coupés, o CS 2.5 e CS 2800.
Ao volante de um BMW Bergspider Monti, piloto de corridas austríaco Dieter Quester reivindica várias vitórias na Fórmula Duas corridas.
Ele também ganha o título europeu de carros de turismo três vezes: em 1968, 1969 e 1977.
1969
BMW segue até o 1600ti e 2002ti com o 2000tii. O segundo “i” representa a injeção eo motor agora desenvolve 130bhp.
De produção do carro precisa de mais espaço na fábrica de Munique, por isso, em 1969 a produção BMW transferências motocicleta para Spandau, em Berlim.
Esta planta se torna a nova casa de motocicletas BMW.
O primeiro BMW “sedan desportivo” – 1500
1970
BMW na década de 1970 – BMW E21 marca o lançamento do Série 3
Por 1970 BMW foi um sucesso comercial. Construção de uma nova HQ começa em Munique. O edifício é arquitetonicamente modelado após quatro cilindros.
1971
Em dezembro de 1971 BMW coisas se muda para a nova sede. Ele ainda está em uso hoje e se tornou um verdadeiro ícone para a BMW.
Já em 1971, o BMW 3.0 Si atinge a marca de 200 kmh sem esforço. Motores de seis cilindros também são incorporadas na nova linha de coupés. Dando continuidade a esse desenvolvimento, o BMW 3.0 CSL construção leve coupé provoca Furors em 1971, quando estréia na pista e as ruas com 180-206 hp.
1972
É o ano dos Jogos Olímpicos de Verão em Munique. Paul Bracq, chefe de design da BMW, é o criador do protótipo Turbo. Tinha interior futurista, um design exterior elegante com asa de gaivota-portas. O carro foi alimentado por 4 cilindros, 1990cc motor turbocharged 280bhp em desenvolvimento.
O primeiro BMW Série 5 (assim chamados porque ele foi o quinto nova série após o V-8 e era Isetta) modelo é apresentado. Nome de código E12 (“E” significa “Entwicklung”, a palavra alemã para o desenvolvimento), este carro foi alvejado principalmente para o mercado norte-americano, uma importante fonte de lucros para BMW. O 520 eo 520i foram 4 Sedans portas com motores de quatro cilindros com carburador e combustível injetado.
BMW Motorsport é fundada, inicialmente criado para facilitar o programa de corrida da BMW, que foi muito bem sucedida na década de 1960 e 1970. Nos próximos anos, eles vão dar-nos alguns dos carros mais incríveis do mundo.
BMW constrói uma nova fábrica na África do Sul.
1973
Introduzido no Frankfurt Auto Show, BMW 2002 Turbo foi um dos primeiros turbos produzidos em massa no mundo. Tinha um turbocompressor KKK (Kuhnle, Kopp & Kausch).
BMW ganha o Europeu de Formula 2 Championship, campeão de Carros de Turismo Europeu e Mundial Sidecar Champion pela vigésima vez.
A prova da expansão global da BMW é a abertura de mais duas filiais na França e nos Estados Unidos.
1974
Os carros 3.0 CSL corrida foram os primeiros carros a serem desenvolvidos no âmbito do BMW Motorsport GmbH.
Eles também foram os primeiros a ostentar as cores oficiais recém-designadas do BMW Motorsport – vermelho, azul e roxo – e os primeiros a usar ABS.
CSL significa: coupé, esporte, leve. Por causa das asas aerodinâmicas, a CSL 3.0 foi apelidado de “Batmobile”.
1975
BMW lança o carro que irá reunir os maiores vendas nos próximos anos: o Série 3. É a resposta da BMW para um sedan de luxo de nível de entrada. O primeiro modelo foi o E21 como um sucessor para o modelo 2002.
Na época do lançamento que o E21 teve quatro versões: 316, 318, 320 e 320i. Versões mais potentes foram avialable de Alpina.
Alexander Calder , um artista bem conhecido especialmente por suas abstratas “mobiles”, que são descritas como as mais inovadoras esculturas americanos do século 20, é o autor do primeiro BMW “carro de arte” . Ele vira um CSL 3.0 em uma obra de arte sobre rodas.
1976
BMW lança um coupé de luxo, o Série 6, codinome E24. A alta qualidade de construção, o luxo, os motores desportivos; as inovações técnicas continuam a ser um padrão, mesmo no mercado de hoje dos coupés de luxo. O Série 6 foi equipado com uma série de sensores que corriam um controlo sobre a pressão do óleo, pára-brisa nível louça, o nível do fluido de freio, luzes de freio, desgaste das pastilhas de freio, luzes traseiras, e nível de refrigerante ajudando assim o motorista. Este conceito do painel de teste “de controle de verificação” tem sido amplamente utilizada em modelos BMW desde então.
Com os 100 RS, BMW construir a primeira motocicleta do mundo com carenagem integral. O desenvolvimento deste focado principalmente tanto em considerações aerodinâmicas e sobre a proteção do piloto do vento e do tempo. Ao mesmo tempo, o R100 RS é primeiro BMW com capacidade de 1 litro.
Com este modelo, a BMW estabelece, assim, a categoria das motos touring desportivo – segmento no qual a BMW estabelece padrões para este dia.
1977
A full-size sedan de luxo vem no corpo do BMW Série 7. O E23 foi o substituto de BMW para a E3 2500-3.3Li. Os primeiros carros foram a 728, 730 e 733i com o avançado injeção de combustível Bosch.
Em 1977, a BMW é a primeira fabricante de veículos do mundo a oferecer formação de condutor profissional. BMW tem constantemente melhorado e desenvolvido programas de formação de condutores nos anos desde aquela época.
1978
BMW compete na Série Procar com Hans-Joachim Stuck e Niki Lauda dirigindo o BMW M1. A fim de obter a homologação, a BMW produziu 450 versões de rua do M1, tornando-o mais raro de moderno BMW e um sonho para muitos colecionadores. O M1 foi o primeiro carro produzido pela BMW Motorsport.
1979
BMW é um dos pioneiros no desenvolvimento de produtos eletrônicos e computadores do carro. Eles continuam investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
O resultado é o Digital Motor Eletrônicos (DME): um microcomputador sincroniza ignição e injeção de combustível para a economia de combustível, menores emissões e melhor desempenho do motor.
Os bávaros também iniciar a pesquisa nos motores de hidrogênio como uma solução alternativa para os motores do futuro.
Eles começam o fornecimento de carros blindados para os clientes e as instituições exclusivas.
BMW E21, o primeiro do Série 3 da BMW
1980
BMW na década de 1980 – E30 eo primeiro do remarcable Série M3
BMW também é sucesso na moto de corrida off-road vencer a corrida mais difícil neste campo, a Paris para Dakar. Como resultado a sua experiência vai também nos modelos versão de estrada, como os R80 G / S, G para “Gelände” (off-road), S para “Strasse” (estrada). Esta moto é moto é o primeiro a ser equipado com um único swing-braço “monolever” da BMW. BMW estabelece o segmento das grandes e confortáveis motos de enduro de viagem, uma categoria-chave no comércio de motocicleta para este dia.
Eles iniciam o desenvolvimento dos motores de Fórmula 1.
1981
A montadora bávara já é um player global mas eles querem expandir em outros continentes. BMW é a primeira montadora europeia, que vê a oportunidade do mercado asiático. Como resultado, eles estabelecer uma subsidiária no Japão, a economia mais poderosa na Ásia.
1982
O sucessor do modelo E21 é o E30 3 Series. O E30 foi mais de uma E21 atualizado do que um carro totalmente novo e usado alguns dos mesmos motores.
Grandes mudanças incluíram melhoria frente e design suspensão traseira, design interior mais moderno, e um spoiler dianteiro mais profundo.
O E30 3-Series foi produzido em quatro estilos de carroçaria, uma berlina de quatro portas, um ônibus de duas portas, uma propriedade de cinco portas (comercializado como o “touring”), e um conversível de duas portas.
A quinta fábrica da BMW é a facilidade Steyr ea próxima fábrica será construída em Regensburg mostra o sucesso financeiro da montadora alemã.
Pela sexta vez BMW ganha o Campeonato Europeu de Fórmula 2.
1983
É hora para a Série 5 para renovar-se. O novo é chamado de E28 e teve mais opções de motor, mas atualizações styling menores.
Para o mercado norte-americano a versão 528e ou “eta” (a letra grega eta representa a eficiência do motor) estava disponível.
BMW começa a incorporar motores diesel para os carros da sua gama.
Dirigir um Brabham alimentado por um motor BMW de quatro cilindros turbo, Nelson Piquet vence o Campeonato Mundial de Fórmula 1.
A idéia da BMW engenheiro de desenvolvimento de motocicleta Josef Fritzenwenger para montar um motor posicionado longitudinalmente em linha horizontal entra em produção em série em 1983. A Série K recém-desenvolvido junta popular de dois cilindros duplo flat “boxer”.
1984
O E28 recebe novos motores: o 518i de entrada e os poderosos M535i.
O Série 6 recebe a versão top: o M635CSi, essencialmente um E24 alimentado pelo motor do BMW M1. No mercado norte-americano foi simplesmente chamado M6.
BMW Technik GmbH é fundada. Computadores e robôs revolucionar trabalho no planejamento e produção. Os primeiros modelos europeus com conversores catalíticos aparecer.
1985
Com base no E28 Série 5, BMW lança o fenomenal M5 no Amsterdam Motor Show em fevereiro de 1985. Ele tinha a aparência ea capacidade de um sedã familiar, mas o desempenho de um carro esportivo. O M5 utiliza o chassis 535i e uma versão revista do motor do M1. A produção total foi 286bhp tornando o M5 o mais rápido saloon produção (sedan) no mundo.
O BMW 325 iX é o primeiro BMW com tração nas quatro rodas.
BMW Z1 protótipo é um dos primeiros produtos da BMW Technik GmbH.
1986
BMW dá à luz o M3, um carro que vai se tornar um ícone e um etalon no mercado sportcars. A primeira versão 195bhp produzido e modelos posteriores foram atualizados até 238bhp. Em breve, o E30 M3 teve milhares de vitórias que concede o título de um dos carros de turismo de maior sucesso na história.
786 Cabriolet também foram produzidos, tudo à mão em BMWs Garching planta.
O Série 7 E32 foi o próximo BMW luxo sedan de 4 portas. Originalmente equipado com o M30 motor de 6 cilindros, o E32 logo evoluiu com um 8 e mais tarde um motor de 12 cilindros com até 300 hp.
Modelos de base roda longos com mais espaço de cabine traseira foram designados L.
O 745i BMW com injeção direta de combustível é o primeiro carro europeu com um tanque de hidrogênio líquido e preparação de combustível interno.
BMW também comemora seu ano de maior sucesso no mercado nos Estados Unidos da América – 96.800 inscrições.
1987
Investimento e cuidados para pesquisa e desenvolvimento continua: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Munique (FIZ) emprega cerca de 6.000 pessoas.
O E30 M3 ganha o World Touring Car Championship.
O Série 3 já está disponível também como uma versão da propriedade, chamada “Touring”.
1988
É tempo para a próxima Série 5, o E34. Ele tinha uma tradicional reta seis motor, fornecendo o motor suave e de distribuição de peso ideal clientes BMW tinha vindo a esperar. Ao longo dos anos de produção do Série 5 estava disponível em grande variedade de motores a partir do 518i para o 540i.
Uma versão M5 também estava disponível. As primeiras versões desenvolveu um 315bhp deslumbrante. Mais tarde, o M5 veio com uma versão Touring corpo, mas apenas 891 carros foram feitos.
O E30 M3 está agora disponível como uma versão cabriolet.
Introduzido em 1987 Frankfurt Auto Show, o BMW Z1 era um carro muito caro para a época. Apenas 8000 foram feitas. O Z1 foi um dos primeiros BMW ter suspensão traseira multi-ligação.
BMW é a primeira fabricante de motocicletas do mundo a usar um sistema de travagem antibloqueio-hidráulico (ABS) para bicicletas.
1989
BMW visa o mercado coupé esportivo de luxo e lança o Série 8. A primeira disponíveis foi o E31 850i. Tinha um motor de 5 litros 300bhp v12 em desenvolvimento.
No negócio de motocicleta BMW lança a moto K1.
BMW quebra os recordes de produção, fazendo meio milhão de carros. A montadora bávara tem uma situação econômica saudável, com um volume de negócios de 20 milhões de marcos alemães.
BMW E30 ea versão sensacional M3
1990
BMW na década de 1990 – tudo novo roadster Z3 eo SUV X5
Em novembro de 1990, o Série 3 é renovada pelo modelo E36. Se o E30 foi o primeiro disponível como um coupé, o E36 é lançado como um sedan de primeira.
Havia quatro modelos disponíveis: 316i, 318i, 320i, 325i e. Os seis cilindros todos os modelos tinham um novo motor de 24 válvulas da série E34 5.
Uma versão modificada de quatro válvulas da motocicleta K100 RS é lançado este ano. Ele vai continuar a ser chamado de moto do ano, cinco anos seguidos.
ABS agora é padrão em todas as máquinas K-Series.
1991
Novos motores a diesel estão disponíveis para o Série 3 e Série 5. Os 525tds teve o novo M51 seis cilindros do motor diesel que teve 143bhp. O mesmo motor, mas sem o intercooler equipado 325td.
Modelos Turbo levou o emblema “td”, enquanto os modelos de intercooler são codificados “tds”.
Em 18 de março de 1991, a um milionésimo motocicleta BMW sai da área de produção da fábrica. É uma K75 RT três cilindros que, eventualmente, é doado para a Cruz Vermelha.
1992
BMW apresenta o novo coupé da Série 3 E36. Ele estava disponível como 318is, 320i e 325i. O 318is teve o mesmo motor de 16 válvulas como as 318is E30 mas agora tinha 140bhp.
Introduzido na Europa em 1992 Paris Auto Show, substituindo o E30 M3, o original E36 M3 contou com um motor de seis cilindros com 286 cv e uma velocidade máxima de 250 km/h. O motor foi designado o S50.
O E34 M5 tem agora um maior motor de deslocamento, aumentou de 3.5L a 3.8L, desenvolvendo 340bhp.
A versão Touring para a Série 5 E34 é lançado e também a versão de quatro rodas motrizes para o 525, com o nome “ix”.
O novo 730i e 740i de oito cilindros substituiu o 735i e 735iL. Os oito modelos de cilindro recebeu a mesma grade de rim ampla como o 750i.
1993
O Série 3 E36 recebe novas versões do corpo, como o conversível eo compacto. A versão compacta é, essencialmente, um coupé Série 3 com uma tampa da mala cortada.
Para torná-lo acessível apenas pequenos motores estavam disponíveis como o 316i e 318i a.
Enquanto isso, o Série 5 cresce em termos de motores com o 530i e 540i. Tanto a BMW E34 530i e 540i compartilhado o motor M60. O 530i desenvolvido 218bhp enquanto no 540i desenvolveu 282bhp.
O ultra luxuoso 8 Series recebe um motor v8 no 286bhp modelo 840Ci desenvolvimento. Topo da Series linha 8 foi o 850CSi. É motor v12 desenvolvendo um 380bhp impressionante.
O R1100 RS tourer esportes moto está equipada com tanto Paralever suspensão traseira ea nova suspensão dianteira Telelever.
1994
O conversível e as versões sedan do modelo E36 M3 são revelados.
A Série E38 7 foi introduzido em Agosto de 1994 substituindo o E32. Quase todos os modelos da Série 7 são automáticas com uma transmissão adaptativa de cinco velocidades. Os modelos iL ter um extra de 140 milímetros de distância entre eixos, o que proporciona mais espaço para as pernas traseiro.
Flagship sedan da BMW se tornou o 750iL com seu motor V12 cilindros o mesmo montado no Rolls-Royce Silver Seraph.
Sob a liderança de Bernd Pischetsrieder, BMW adquire o Grupo Rover. Isto trouxe os Rover, Mini e Land Rover marcas ativas, bem como os direitos de outras marcas, como Austin, Morris, Riley, Triumph e Wolseley sob BMW propriedade.
BMW terminou a construção de uma nova fábrica em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
1995
O E36 Série 3 recebe a versão Touring, o estilo de corpo quarto após o sedan, coupé e conversível tornando-a mais completa série da gama BMW.
Com um corpo mais aerodinâmica e um novo design do Série 5 E39 substitui o antigo E34. O modelo básico foi o 520i, que desenvolveu 150bhp nos modelos anteriores e desenvolveu 170 cv em modelos posteriores.
A maior parte do chassis são feitos de alumínio, dando manuseio preciso e ágil para uma condução mais gratificante.
BMW revive o mercado roadster com o modelo Z3. É o primeiro carro produzido na planta de Spartanburg. O Z3 foi desenvolvido a partir da plataforma E36 da Série 3.
A plataforma resultante é por vezes referido como o E36/7 (roadster) ou E36/8 (coupé). Este modelo também apareceu no famoso filme de James Bond, “Golden Eye”.
McLaren F1 GTR ganha o famoso Le Mans 24 horas de corrida. O que nem todos sabem é que este carro impressionante foi alimentado por um motor BMW. A versão de estrada do F1 teve uma BMW motor V12 6.1 litros produz 627 hp. Este motor foi inicialmente designado para uma versão M do Série 8, mas nunca entrou em produção.
1996
É o momento para o E39 Série 5 para receber a versão Touring.
Novos motores estão disponíveis para o Série 5: 535i e 540i. O 540i foi alimentado pelo v8 282bhp 4.4L.
A versão longa (L) está agora disponível para a Série entrada nível 7, o 728i.
BMW apresenta mais poderosa moto da empresa até à data, os quatro cilindros com refrigeração líquida K1200 RS.
1997
Porque a Série Z tinha apenas motores 4cylinder pequenos um maior straight-6 motor 2.8l já está disponível. Este motor, semelhante ao Série 3, excepto com um todo bloco de alumínio e cabeça, foi especialmente desejável com a sua 189bhp.
Em resposta a uma queda na demanda por máquinas desportivas, BMW comercializa pela primeira vez helicóptero/cruiser o R1200 C.
1998
Com um novo design completo, com uma vista agradável interior e alguns motores atualizados.
O maior preço do novo Série 3 E46 não importava; vendeu bem desde o início.
Os motores seguintes estavam disponíveis desde o início: 318i/320d e 320i/323i/328i.
BMW apresenta o E39 M5 no Geneva Motor Show. Ao contrário de seus antecessores, o E39 M5 não foi handbuilt na fábrica BMW M GmbH; que foi produzida na mesma linha de montagem, como o 5-série normal E39 na fábrica Dingolfing na Alemanha. O E39 M5 também foi o primeiro carro M alimentado por um motor V8. O motor S62 com 400bhp feito o novo M5 sedan mais poderoso do mundo.
As versões de topo da Série Z foram, naturalmente, os que usarem o emblema M. As duas versões do corpo (Roadster Coupe) teve um 240bhp, motor 3.2l.
Em 1998, BMW e Volkswagen tentou adquirir Rolls-Royce Motors. Volkswagen superado BMW e comprou a empresa por £ 430.000.000, mas BMW flanqueados seu rival alemão. Embora Volkswagen tinha comprado os direitos sobre o “Spirit of Ecstasy” mascote e a forma da grelha do radiador, faltava-lhe direitos sobre o nome Rolls-Royce. Rolls-Royce plc (o negócio de motores aeronáuticos) manteve os direitos sobre a marca Rolls-Royce e desejava reforçar a sua parceria de negócios existente com a BMW que se estendeu para a joint venture BMW Rolls-Royce.
Consequentemente, a BMW foi autorizado a adquirir os direitos para a grade e mascote, e licenciou o nome e logotipo “RR” a partir de 2003 por R $ 40 milhões.
Logo da BMW
Volkswagen foi autorizado a construir Rolls-Royces em sua fábrica de Crewe apenas até 2003, mas rapidamente mudou a ênfase para a marca Bentley.
Depois de uma ausência de 12 anos BMW retorna ao Rally Paris-Dakar com motos de competição F650.
1999
A gama Série 3 E46 recebe o coupé e as versões de turismo.
O próximo carro que saiu da fábrica da BMW em Spartanburg Carolina do Sul foi o E53 X5 SUV. BMW chamou-lhe um SAV, Sports Activity Vehicle porque o X5 tinha limitado as capacidades off-road, mas uma manipulação alegre e me sinto muito semelhante com um de um sedan BMW.
Dois motores estavam disponíveis no início: o V8 4,4 litros, produzindo 286bhp e de 3,0 litro diretamente seis com 231bhp.
BMW apresenta um sucessor para o famoso 507. É o chamado E52 Z8. O carro combina perfeitamente as linhas clássicas dos roadsters BMW juntamente com design moderno. As nomeações são excelentes, a partir do interior de couro macio, o volante art deco, para o espelho retrovisor esculpida e metal escovado trim.
O roadster teve um todos os chassis de alumínio e corpo. A usina foi o motor E39 M5 dando-lhe um sprint de 0 a 60 mph em menos de 5 segundos.
O carro foi apresentado no filme de James Bond “The World Is Not Enough” no final de 1999.
Mais uma vez os bávaros ganhar a corrida Horas Le Mans 24 com o carro BMW V12 LMR correndo no 900 (Le Mans protótipo) categoria LMP.
BMW retorna à Fórmula 1. O fabricante alemão assina um acordo de longo prazo com a Williams F1 Team para fornecer motores e experiência por um período de 6 anos.
Divisão de motocicletas da BMW teve o ano mais forte de vendas em toda a sua história.
BMW Série 5 E39 estabelece novos padrões para
passeio, conforto e manipulação
BMW – Origem
BMW foi estabelecido como uma entidade empresarial na sequência de uma reestruturação da empresa de fabricação Rapp Motorenwerke aeronaves em 1917.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, a BMW foi forçado a abandonar a produção de motores de aviões pelos termos do Tratado de Armistício Versailles.
BMW – Aviões
A empresa, por conseguinte, deslocou-se para a produção de motocicletas em 1923, uma vez que as restrições do tratado começou a ser levantada, seguido por automóveis em 1928-1929.
O primeiro carro que BMW produziu com sucesso eo carro que lançou BMW na estrada para a produção de automóveis foi o Dixi, foi baseado no Austin 7 e licenciado da Austin Motor Company, em Birmingham, Inglaterra.
Primeiro motor da aeronave significativa da BMW foi o inline-seis motor refrigerado a líquido BMW IIIa de 1918, preferia muito mais por seu desempenho de alta altitude.
Com o rearmamento da Alemanha na década de 1930, a empresa começou a produzir novamente motores de aeronaves para a Luftwaffe.
Entre seus projetos bem sucedidos da Segunda Guerra Mundial foram o motor BMW 132 e BMW 801 motores radiais refrigerados a ar, eo pioneirismo BMW 003 turbojet Axial-Flow, que alimentado a pequena, 1944-1945-era a jato “lutador de emergência”, o Heinkel He 162 Spatz.
O motor a jato BMW 003 foi testado na versão A-1b do primeiro caça a jato do mundo, o Messerschmitt Me 262, mas os motores BMW falhou na decolagem, um grande revés para o Programa de lutador de emergência até que o teste bem sucedido com motores Junkers.
Para o fim do Terceiro Reich BMW desenvolveu alguns projetos de aviões militares para a Luftwaffe, a BMW Strahlbomber, a BMW Schnellbomber ea BMW Strahljäger, mas nenhum deles foram construídos.
A história da Bayerische Motoren Werke – Fábrica de Motores Bávara, ou BMW – começa em 1916, com a fusão de dois fabricantes de Munique: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik.
A empresa, que dois anos depois assumia a designação conhecida hoje, dedicava-se à produção de motores aeronáuticos — daí seu emblema azul e branco, que representa uma hélice estilizada.
Os primeiros motores para uso terrestre datam de 1922, construídos para as motocicletas Victoria e para caminhões. No ano seguinte surgia a primeira moto BMW, a R 32; em 1928, com a aquisição da fábrica de automóveis Eisenaches, iniciava-se a produção sob licença do Austin Seven inglês, renomeado Dixi.
BMW – Fundação
Fundada em 1916, a Bayerische Motoren Work (Fábrica de Motores da Bavária) iniciou suas atividades fabricando aviões. Por isso o símbolo da empresa é uma hélice estilizada.
Em 1931 nasceu o primeiro BMW verdadeiro, de quatro lugares, com motor de 788 cm³. Hoje, ela é mundialmente famosa por seus automóveis potentes e luxuosos mas, nos anos 50, foram os pequenos modelos, com motores de moto, entre eles o conhecido no Brasil como Romi-Isetta, que salvaram a montadora bávara da ruína.
A BMW (Bayerische Motoren Werke) é hoje uma das empresas mais influentes do mundo no setor automobilístico, no entanto, sua origem foi modesta. A sua história começou em 1916, quando foi fundada na cidade de Munique a Fábrica de Aviões da Baviera, sucessora de uma empresa já existente desde 1913. Pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com o nome que mantém até hoje.
A Primeira Guerra Mundial proporcionou um crescimento rápido à empresa, que logo construiu amplas instalações nas proximidades de um aeroporto. Até 1918, forneceu motores para aviões militares. O Tratado de Versalhes, assinado após o fim do conflito mundial, proibiu à Alemanha de fabricar motores para aviões durante cinco anos.
A BMW então, passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos, sem muito sucesso. A empresa deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz.
Um motor de seis cilindros para aviões desenvolvido por ele valeu à empresa o primeiro recorde mundial de sua história: o de altitude de vôo, com 9760 metros, em 1919.
Foi Friz que desenvolveu também a primeira motocicleta com o nome BMW, a R 32, com motor boxer de dois cilindros, lançada no Salão de Berlim em 1923.
Utilizou então o princípio de construção mantido até hoje nas motocicletas da marca: motor boxer e transmissão secundária por eixo cardã.
Porém a BMW precisava se estabelecer no setor dos carros utilitários com menores dimensões. Deste modo em 1927 a montadora iniciou a fabricação de um pequeno automóvel, baseado no Austin Seven, com motor de válvulas laterais de 15 cv e 748 cc, que recebeu o nome de Dixi 3/15. Posteriormente, lançou-se no mercado o primeiro carro com logotipo BMW, também chamado de 3/15, devido à sua semelhança com o modelo anterior.
Depois desta etapa, os desenhistas da BMW queriam criar sua própria marca animados pelo sucesso e pelos lucros com a fabricação de motores de avião, que gerou um fundo de investimentos para a empresa.
Começou-se a desenhar novos Chassis e motores. Até 1936, o aperfeiçoamento visual e técnico tinha sido tão importante que os automóveis produzidos não lembravam em nada os modelos originais. Eram, no entanto, desenhos provisórios, pois nas oficinas da BMW já estava sendo desenvolvido um exemplar de uma serie de carros com motor de seis válvulas, que fariam a empresa famosa em toda Europa e lhe proporcionariam, inclusive, grande fama nos circuitos esportivos. Portanto, o modelo 303, lançado em 1933, foi o verdadeiro antecessor dos atuais BMW.
Este modelo foi o primeiro automóvel com as tradicionais grades dianteiras gêmeas. No fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a BMW estava totalmente destruída. Perderam-se as fábricas de Eisenach e Dürrerhof, Basdorf e Zühlsdorf.
A sede em Munique também foi destruída. As forças aliadas vitoriosas proíbiram a BMW de operar durante três anos devido à produção de motores de aviões e foguetes. Em 1948 a motocicleta BMW R4 de um cilindro sai da fábrica de Munique sendo o primeiro produto pós-guerra. Somente em 1951 a empresa produziu seu primeiro automóvel pós-guerra, o modelo 501. Entrou em produção no ano seguinte, mas foi um fracasso financeiro. Em 1952, O modelo 1500 estabelece a tendência da filosofia de desenho da empresa. É o primeiro da nova categoria de automóveis esportivos e compactos de turismo. Em 1972, durante o ano das Olimpíadas de Munique, é produzido o primeiro automóvel da série 5.
Em 1975 é lançado o famoso e genial slogan The Ultimate Drive Machine. Em 1976 são apresentados os coupês da Série 6.
No ano seguinte é lançada a Série 7. Em 1979 desenvolve a primeira eletrônica digital para motores, fornecendo o primeiro modelo BMW de carro blindado e começando a pesquisa e desenvolvimento de motores de hidrogênio.
A década de 80 começa com o sistema de freios ABS sendo adotado na produção em série. Em 1984, surgem pela primeira vez os modelos europeus equipados com catalisador. No ano seguinte, o modelo 325 iX torna-se o primeiro com tração nas quatro rodas. Em 1988, aparece o modelo Z1 Roadster. O modelo K 100 é a única motocicleta do mundo equipada com ABS (e, logo, com catalisador também).
No ano da queda do muro de Berlim (1989), a BMW atinge mais um recorde com a produção de meio milhão de automóveis. Nesse ano também são lançados o modelo K1 de motocicletas e o 850i coupê.
Em 1993, a BMW tornou-se o foco de atenção no IAA em Frankfurt, onde lançou um novo conceito sob o slogan “Mobilidade é vida”. Em 1995, o modelo Roadster Z3 é o primeiro carro BMW não produzido na Alemanha. James Bond dirige o modelo Z3 em um de seus últimos filmes bem sucedidos.
Um dos grandes sucessos da marca foi lançado no mercado em 1998, com o nome de BMW X5, primeiro veículo esportivo utilitário da marca.
Foi assim que a marca se tornou um mito dentro do mundo automobilístico.
BMW – O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca BMW está avaliada em US$ 15.88 bilhões, ocupando a posição de número 17 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
Você Sabia?
Em 2003 a montadora alemã encerrou o ano com um recorde de vendas: mais de 1,1 milhão de veículos das marcas BMW, Mini e Rolls Royce, que pertecem a empresa.
Presente em todas as partes do mundo, o grupo BMW emprega mais de 104 mil pessoas.
Uma marca poderosa da Baviera
O fabricante de limusines cobiçadas pelos apreciadores de carros de luxo em todo o mundo começou na segunda década do século 20 com a produção de motores para um meio de locomoção que estava engatinhando: os aviões.
Há mais de 30 anos, chama a atenção de todo visitante da Vila Olímpica de Munique um edifício próximo com quatro marcantes torres cilíndricas, que pretende simbolizar “prosperidade, autonomia e perfeição técnica com um toque de utopia”. Trata-se da sede da Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera), empresa conhecida por sua sigla BMW.
Os dois pontos de referência no norte da capital bávara são contemporâneos. A sede central da BMW ficou pronta por fora em 1972, pontualmente para os Jogos Olímpicos que se realizaram naquele ano em Munique. Quando os funcionários se mudaram para lá, em 1973, as dependências já eram pequenas para a empresa que, com mais de 50 anos de existência e uma história de altos e baixos, estava em fase de franca expansão.
Tudo começou com o avião
O germe do grupo que hoje produz automóveis de alta classe cobiçados em todo o mundo, motocicletas, e inclui as marcas Mini e Rolls Royce, remonta a 7 de março de 1916, quando foi fundada a Fábrica de Aviões da Baviera, sucessora de uma firma já existente desde 1913. Pouco mais de um ano mais tarde, a firma foi rebatizada com o nome que mantém até hoje.
A lembrança do produto original, o avião, está presente no logotipo da BMW, que lembra uma hélice em rotação vista de frente.
O azul e o branco que se alternam nos campo do círculo são as cores do Estado da Baviera.
A Primeira Guerra Mundial proporcionou um crescimento rápido à empresa, que logo construiu amplas instalações nas proximidades de um aeroporto. Até 1918, ela forneceu motores para aeronaves militares.
O Tratado de Versalhes, assinado após o fim do conflito mundial, proibiu porém à Alemanha a fabricação de motores para aviões durante cinco anos.
A BMW passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos, sem muito sucesso. Um motor para motocicletas fabricado a partir de 1920 abriu novas perspectivas à jovem empresa. Mais tarde, a BMW voltou a fabricar motores para aeronaves, tendo entrado para a história da aviação com o modelo 132, que equipava o legendário Junkers 52.
Outros marcos das primeiras décadas
A BMW deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz.
Um motor de seis cilindros para aeronaves desenvolvido por ele valeu à empresa o primeiro recorde mundial de sua história: o de altitude de vôo, com 9760 metros, em 1919.
Foi Friz que desenvolveu também a primeira motocicleta BMW, a R 32, com motor boxer de dois cilindros, lançada no Salão de Berlim em 1923.
Utilizou então o princípio de construção mantido até hoje nas motocicletas da marca: motor boxer e transmissão secundária por eixo cardã. Já em 1929, o piloto Ernst Henne bateu com uma motocicleta BMW o recorde mundial de velocidade sobre duas rodas, com 216 km/h.
No ano anterior, a empresa de Munique comprara no leste do país a Fábrica de Automóveis de Eisenach, que montava o Austin Seven sob licença e o vendia com o nome de Dixi.
A BMW avançou no desenvolvimento do modelo e passou a oferecê-lo com diferentes carrocerias. O carrinho adquiriu grande popularidade, tendo ajudado a superar as dificuldades durante a grande crise econômica da época.
O BMW 328, modelo esportivo lançado já na década seguinte, é mais um marco na história da empresa: entre 1936 e 1940, o arrojado Ernst Henne venceu mais de 130 competições pilotando o automóvel, do qual só foram construídas 464 unidades, mas que continua entusiasmando os aficionados de carros de corrida com suas formas marcantes.
Fonte: www.bmwdrives.com/ www.geocities.com/www.dw-world.de/www.pedeborracha.com/www2.uol.com.br
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