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Este carro foi desenvolvido pela BMW para a categoria de protótipos de carros esporte da corrida de carros esporte.
Este carro foi visivelmente um teste da BMW para saber se ainda tinha músculas para a Fórmula 1.
Após a vitória em Le Mans em 99, a BMW abandonou a categoria e concentrou-se no desenvolvimento do motor que hoje equipa os Williams.
Diferente dos carros GT1 e GT2, a BMW não teve que fazer versões de rua do carro para torná-lo apto para a competição.
Em 1999 ele deu a primeira vitória completa de LeMans para a BMW como fabricante (em oposição a um fornecedor de motores).
A vencedora 1995 McLaren F1 tinha um motor BMW tal como fez a turma vencedora do GT1 97 (2º no geral) Gulf McLaren F1 longtail, e, de fato, uma evolução desse motor impulsionando também o vencedor 99.
BMW LMR
MOTORIZAÇÃO | |||
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Motor | 6.0, 12 cilindros em V, 48 válvulas (4 por cilindro), injeção multiponto, gasolina | ||
Cilindrada | 5.990 cm³ | Potência | 580 cv a 6.500 rpm |
Potência Específica | 96,6 cv/litro | Torque | 68,3 kgfm a 4.300 rpm |
CARROCERIA | |||
Comprimento | 4.650 mm | Peso | 900 kg |
Largura | 2.000 mm | Porta-Malas | Não existente |
Altura | 1.020 mm | Tração | Traseira |
Freios | Discos ventilados nas quatro rodas | Câmbio | Seqüencial de 6 marchas |
DESEMPENHO | |||
Velocidade Máxima | Não disponível | Aceleração | Não disponível |
O LMR estreou nas 24 Horas de Le Mans 1999 já com uma vitória, com o alemão Joachin Winkelhock, o italiano Pierluigi Martini e o francês Yannick Dalmas no volante da fera.
BMW LMR – Modelo
O modelo da marca bávara, apelidado de LMR (Le Mans Roadster), possui sua principal atração debaixo do capô: um V12 de 550 cv, evolução da usina de força usada no McLaren que venceu a prova de 1995.
Seu monobloco de fibra de carbono resultou no baixo peso de 900 kg. Mal chegou, o LMR já ganhou as 12 Horas de Sebring, pilotado por J.J. Lehto e Jörg Müller, deixando para trás os modelos mais tradicionais da prova, como Jaguar, Porsche e Ferrari.
O ingresso da BMW em Le Mans marca sua retomada nas competições automobilísticas.
No mesmo ritmo, a marca entrará na Fórmula 1 em 2000. A BMW fez bonito este ano e arrematou em Le Mans, liderando a maior parte da corrida com o carro 17 e vencendo a prova com o carro 15.
BMW V12 LMR
A única vitória da BMW nas 24 Horas de Le Mans foi conseguida com o BMW V12 LMR em 1999. Esse feito alcançado com os pilotos Pierluigi Martini (italiano), Joachim Winkelhock (alemão) e Yannick Dalmas (francês).
A miniatura apresentada é a versão do BMW V12 LMR que venceu em Le Mans.
Depois de ter participado na mítica prova em colaboração com a McLaren, a BMW optou por desenvolver um carro para participar oficialmente como equipa no ano de 1998.
Assim foi desenvolvido o BMW V12 LM.
No entanto a prova não correu como esperado para a equipa germânica e os dois BMW V12 LM inscritos tiveram que abandonar e ambos pelo mesmo motivo: problemas com as rodas.
Para o ano seguinte a BMW apresentou uma versão melhorada do modelo do ano anterior: o V12 LMR.
As primeiras vitórias deste novo modelo surgiram na América, no ALMS (American Le Mans Series).
As provas neste campeonato serviram de preparação para o grande objetivo da BMW: vencer em Le Mans.
E assim foi.
O BMW V12 LMR de Martini, Winkelhock e Dalmas venceram as 24 Horas de Le Mans, sendo esta a única vitória de um BMW no circuito de La Sarthe.
O outro BMW da equipa teve que desistir.
O BMW V12 LMR apresentava umas linhas surpreendentes, robustas e pesadas mas bastante aerodinâmicas. O motor era um 12 cilindros em V de 5990 cc, o que permitia atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
Este trio de pilotos que pilotou o BMW V12 LMR nasceu sensivelmente na mesma altura: Winkelhock a 24 de Outubro de 1960; Martini a 23 de Abril de 1961; e Dalmas a 28 de Julho de 1961.
Os três pilotos passaram, em diferentes anos e nos respectivos países, pelas categorias de formação com o objetivo de chegarem à Formula 1.
Sendo esse objetivo atingido embora sem grande expressão na categoria máxima do desporto automóvel.
Neste aspecto e dos três pilotos, será Martini o que mais tempo esteve na Formula 1 (participou em 118 GPs, dos quais apenas 16 foram feitos pela Dallara em 1992), aliás é um piloto que associo logo à Minardi.
Isto porque foi o primeiro piloto desta simpática (já extinta) equipe na Formula 1 sendo a sua carreira na Formula 1 quase toda feita na Minardi.
BMW LMR V12 venceu em Le Mans
BMW LMR V12
Winkelhock, irmão mais novo de Manfred Winkelhock (que faleceu em 1985 numa de SportProtótipos), é o que menos experiência tem na Formula 1 (em 1989 tentou por sete vezes qualificar-se para o grid de largada sem nunca o conseguir).
Para Martini e Winkelhock esta vitória na edição de 1999 em Le Mans surge como um dos pontos mais altos das suas carreiras. No entanto para Dalmas, que teve também uma passagem na Formula 1 sem grandes feitos (participou em 23 GPs), a vitória em 1999 foi a sua quarta em Le Mans.
Efetivamente, Yannick Dalmas é um dos poucos pilotos que já venceu por quatro vezes a mítica prova, sempre em carros diferentes: 1992 com a Peugeot, 1994 com a Porsche, 1995 com a McLaren e em 1999 com a BMW.
Atualmente, estes três pilotos já encerraram as suas carreiras desportivas.
Fonte: autopics.blog125.fc2.com/djjaragua.vilabol.uol.com.br/www2.uol.com.br
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