PUBLICIDADE
O sextante é um instrumento que permite medir ângulos entre dois objetos, como dois pontos de uma costa ou uma estrela, geralmente o Sol e o horizonte. Conhecer a elevação do Sol e a hora do dia pode determinar a latitude a que o observador está localizado. Essa determinação é feita com bastante precisão por cálculos matemáticos simples a partir das leituras obtidas com o sextante.
Este instrumento, que substituiu o astrolábio por ter mais precisão, tem sido durante vários séculos de grande importância na navegação marítima e na navegação aérea, até que, nas últimas décadas do século XX , impuseram sistemas mais modernos, como determinação da posição por satélites. O nome sextante vem a partir da escala do instrumento, que abrange um ângulo de 60 graus, que é, um sexto de um círculo completo.
Sir Isaac Newton (1643-1727) inventou um instrumento de navegação de dupla reflexão, mas nunca foi publicado. Mais tarde, dois homens desenvolveram independentemente o octante por volta de 1730: o matemático Inglês John Hadley (1682-1744) e a óptica de Filadélfia Thomas Godfrey (1704-1749). O octant e o sextante mais tarde substituíram o quadrante de Davis como o principal instrumento de navegação.
Forma de operação com o sextante
Para determinar o ângulo entre dois pontos, por exemplo, entre o horizonte e uma estrela, primeiro é necessário garantir o uso de diferentes filtros se a estrela a ser observada é o Sol. Além disso, é necessário fornecer um cronômetro muito preciso e bem ajustado ao segundo, para poder determinar o tempo exato da observação, e assim anotá-lo para os seguintes cálculos que serão feitos.
Para realizar essas medidas, o sextante possui:
Um espelho móvel, com uma agulha (alidade) que indica o ângulo medido na escala (membro).
Um espelho fixo, que na sua parte do meio permite que você veja através dele.
Uma visão telescópica.
Filtros de protecção dos olhos.
Para medir a altura de uma estrela, o sextante é colocado perpendicularmente e o instrumento está orientado para a linha do horizonte. Então a estrela é pesquisada através da visão telescópica, movendo o espelho móvel até que seja encontrado. Uma vez localizado, é feito para coincidir com o reflexo do horizonte que é visualizado diretamente no meio do espelho fixo. Desta forma, uma imagem dividida será vista, de um lado, o horizonte e, por outro lado, a estrela.
O que é
Um sextante é um instrumento de navegação usado para medir o ângulo de elevação dos corpos celestes, geralmente o sol ou a lua, a fim de determinar a localização e a direção de cada um. Mais geralmente, um sextante pode ser usado para medir o ângulo entre dois objetos. O sextante foi desenvolvido pela primeira vez por volta de 1730 e logo depois começou a substituir o astrolábio como instrumento de navegação escolhido. O sextante ainda está em uso hoje, principalmente em contextos náuticos, pois é um bom backup se sistemas mais sofisticados, como o posicionamento global, falham.
Sir Isaac Newton foi o primeiro a conceber o instrumento de navegação duplamente reflexivo, que mais tarde se tornaria o sextante, mas o instrumento não entraria em produção até depois da morte dele.
O matemático inglês John Hadley e o inventor americano Thomas Godfrey desenvolveram de forma independente o sextante ao mesmo tempo. O instrumento é chamado de sextante porque abrange 60 °, ou um sexto de um círculo. Existem instrumentos de navegação semelhantes de diferentes tamanhos conhecidos como o octante e o quadrante.
Fonte: es.wikipedia.org/www.wisegeek.com
Redes Sociais