Noite Polar

PUBLICIDADE

Noite Polar – Definição

noite polar é um período anual durante o qual o sol não se eleva acima do horizonte. O círculo polar é uma latitude que, na prática, coincide com a inclinação axial da Terra em relação ao Sol e marca a fronteira desse fenômeno. Devido a essa inclinação, temos diferentes estações do ano, quando diferentes partes da Terra recebem diferentes quantidades de energia do Sol durante o ano.

No Hemisfério Norte, o solstício de inverno, ou solstício de inverno, ocorre em 21 ou 22 de dezembro, e correspondentemente no Hemisfério Sul, em 21 ou 22 de junho, marcando a metade da noite polar.

Quanto mais ao norte você estiver, mais longa será a noite polar. Por exemplo, em Sodankylä, Finlândia, a noite polar dura 4 dias, mas em Utsjoki, Finlândia, 52 dias.

Isso significa essencialmente que no município de Utsjoki, o sol não pode ser visto por quase dois meses! Durante esse período, o sol não pode ser usado como medida de tempo, e esse fenômeno natural de alta latitude é expresso pelo mostrador superior do relógio Rohje. Ao viajar para o Pólo Norte, você experimentaria a noite polar mais longa possível, desde o equinócio de outono em setembro até o equinócio de primavera em março – em outras palavras, meio ano.

O oposto da noite polar é o dia polar, também conhecido como sol da meia-noite. Durante este tempo, o sol não se põe. O sol pode ser visto descendo em direção ao horizonte e depois subindo novamente.

Noite Polar – O que é

noite polar refere-se às noites de mais de 24 horas que ocorrem sazonalmente nas regiões polares da Terra. Como o eixo da Terra tem uma inclinação de 26 graus em relação ao plano da elíptica, há partes dos pólos cujo caminho de rotação nunca fica exposto à luz. Os polos Norte e Sul são as áreas mais escuras de todas, cada uma recebendo seis meses de noite contínua e seis meses de dia contínuo.

A profundidade da noite polar nas regiões polares é quando as temperaturas mais baixas da Terra já foram registradas, 89 graus Celsius abaixo de zero, ou 23 128 graus Celsius negativos, medidos na Estação Vostok, na Antártida. Sem peles pesadas, isso pode levar à morte em menos de dois minutos.

A definição formal do Círculo Ártico e Antártico tem a ver com a noite polar. Dentro do círculo, há pelo menos um período de 24 horas de escuridão completa no ano, enquanto fora dele, a escuridão dura menos de 24 horas. Alguns assentamentos do extremo norte e do extremo sul experimentam noites muito longas, com apenas algumas horas de sol durante o dia durante o inverno. Os exemplos incluem Hammerfest, Noruega e estações de pesquisa na maior parte da Antártica. Ser privado de luz nesse grau pode ser um fator de risco para depressão.

O inverso da noite polar é chamado de sol da meia-noite, ou dia polar, onde há um dia prolongado durante o verão. Isso pode tornar o ambiente (relativamente) quente e permitir longas caminhadas sobre o gelo, como a realizada por Roald Amundsen, o explorador polar norueguês que foi o primeiro a chegar ao Pólo Sul, em 1911. Sem noite para falar, os viajantes podem partir quando quiserem e não têm que enfrentar a escuridão congelante.

Em algumas áreas, em vez da noite polar, ocorre um crepúsculo polar, onde o Sol mergulha abaixo do horizonte, mas menos de 10 graus, banhando toda a paisagem em um crepúsculo surreal e prolongado. Essa luz é suficiente para as pessoas andarem nas ruas e trabalharem, e algumas cidades do extremo norte convivem com esse crepúsculo por meses.

Alguns outros planetas, como Plutão, têm uma inclinação axial tão grande que grandes porcentagens de sua superfície experimentam noite e dia polares. No caso de Plutão, isso pode levar a temperaturas tão baixas quanto 33 graus Celsius acima do zero absoluto.

A Noite Polar e o Dia Polar


Noite Polar

A Terra está inclinada em relação ao Sol de tal forma que, sobre o Círculo Polar Norte, em determinados períodos do ano, o Sol nunca nasce. Ou, o Sol está no céu o dia todo e a noite toda.

Esses períodos de tempo são chamados de Noite Polar e Dia Polar, respectivamente. Os períodos noturnos polares ocorrem em torno do solstício de inverno (21 de dezembro), enquanto os dias polares ocorrem em torno do solstício de verão (21 de junho). As típicas noites polares são as luzes do norte e, durante o dia polar, o sol da meia-noite brilha no céu durante toda a “noite”.

duração do Dia/Noite Polar aumenta à medida que o local onde ocorrem é mais próximo do Pólo Norte. Como Varanger está bem acima do Círculo Polar, toda a região vive essas duas estações polares, durante um período de tempo considerável.

Um dia na Noite Polar


Noite Polar

Um “dia” normal durante a Noite Polar, começa com a noite astronômica que se estende pela meia-noite, e é seguido por um período de crepúsculo astronômico (manhãs bem cedo), depois por um período de crepúsculo náutico (que dura até quando as pessoas começar a trabalhar de manhã). Depois disso, o crepúsculo civil traz um pouco de luz, devido ao Sol estar mais próximo do horizonte (mas ainda abaixo dele), que costuma cobrir o período do meio-dia. Depois disso, o crepúsculo náutico começa durante as tardes e é seguido pelo crepúsculo astronômico durante as noites e, finalmente, a noite astronômica assume e o ciclo se repete.

Quando o céu está claro, há mais luz do que quando o céu está coberto por nuvens. A Noite Polar é um belo período, quando a aurora boreal pode dançar no céu escuro e quando a lua cheia ilumina todo o cenário de inverno.

Noite Polar – Resumo


As luzes do norte (aurora boreal), as estrelas e a Lua iluminam
a noite polar no norte da Noruega

noite polar é o fenômeno das noites com duração superior a 24 horas nas regiões mais ao norte e mais ao sul do planeta. Isso só acontece dentro do círculo polar. O fenômeno oposto, o dia polar ou sol da meia-noite, ocorre quando o sol permanece acima do horizonte por mais de 24 horas. “Noite” é entendida como o centro do sol abaixo do horizonte livre. Como a atmosfera refrata a luz solar, o dia polar é mais longo que a noite polar, e a área afetada pela noite polar é ligeiramente menor que o sol da meia-noite. O círculo polar está localizado a uma latitude de cerca de 66,5° entre essas duas regiões. No Ártico é dia, na Antártica é noite e vice-versa. Planetas e luas com inclinação axial suficiente, girando em relação às suas estrelas com muito mais frequência do que as orbitam (e não há bloqueio de maré entre eles), exibem o mesmo fenômeno (noite por mais de um período de rotação). continuar) são experimentados.

noite polar é o oposto do sol da meia-noite, quando nenhum disco do Sol é visível acima do horizonte. Isso só acontece dentro dos círculos polares.

O oposto da noite polar é o sol da meia-noite ou o dia polar.

As noites polares ocorrem nas regiões polares durante os meses de inverno:

Hemisfério Norte: setembro a março
Hemisfério Sul: março a setembro

Como a região polar se afasta do Sol durante o inverno, mesmo as áreas que estão no lado diurno da Terra não recebem luz solar direta, pois o Sol permanece abaixo do horizonte.

Fonte: www.rohje.com/academic-accelerator.com/www.infobloom.com/www.timeanddate.com/auroralabsnorway.com/storage.googleapis.com/www.netify.ai

Veja também

Tempestade Solar

Tempestade Solar

PUBLICIDADE Tempestade Solar – Definição Uma tempestade solar é um termo usado para os efeitos atmosféricos sentidos …

Satélite

Satélite

PUBLICIDADE Satélite, objeto natural (lua) ou nave espacial (satélite artificial) orbitando um corpo astronômico maior. …

Omega Centauri

Omega Centauri

PUBLICIDADE O aglomerado globular Omega Centauri é uma visão impressionante – milhões de estrelas gravitacionalmente vinculadas a …