Blazar

PUBLICIDADE

Definição

A palavra blazar é apenas um rótulo para uma galáxia ativa onde o jato aponta para a Terra.

Um blazar uma região no centro de uma galáxia que emite jatos extremamente poderosos de radiação na direção da Terra

Um blazar é um buraco negro supermassivo (SMBH ou às vezes SBH) no coração de uma galáxia distante que produz um jato de alta energia visto de frente na Terra.

Um blazar é núcleo galáctico compacto, extremamente brilhante e ativo, caracterizado por fortes e rápidas mudanças na intensidade da radiação eletromagnética emitida por uma gama muito ampla de frequências que variam de ondas de rádio a raios gama.

Embora a fonte de energia do blazar seja o material em torno de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia, grande parte da luminosidade do blazar se origina em jatos poderosos de material que se movem ao longo da linha de visão em direção à Terra na velocidade da luz próxima.

O que é um Blazar?

Blazar está entre os fenômenos mais luminosos do universo, além do Big Bang.

Blazars são um subtipo de núcleos galácticos ativos, criados quando grandes nuvens de poeira e gás geram um tremendo atrito à medida que são sugadas para um buraco negro supermassivo.

Esse acréscimo de matéria forma uma estrutura em forma de anel chamada disco de acréscimo. Perpendiculares ao plano do disco, são liberados poderosos jatos de plasma relativísticos (velocidade da luz), que podem ser observados da Terra usando telescópios ópticos/radio, se o jato estiver apontando em nossa direção. Caso contrário, o blazar pode ser inobservável da nossa perspectiva.

Como um grupo, objetos com as propriedades acima são chamados de galáxias ativas. A luz liberada pelos jatos relativísticos é tão poderosa que pode ser observada a bilhões de anos-luz de distância.

Os blazares são uma subclasse de galáxias ativas, incluindo dois tipos de objetos – quasares OVV (variável opticamente violenta) e objetos BL Lacertae.

Ambos são caracterizados por luz polarizada e alta variabilidade na produção de energia. Essa variabilidade é causada pela “fragilidade” da matéria que cai no buraco negro central do blazar.

Os blazares foram identificados incorretamente pela primeira vez como estrelas variáveis em nossa própria galáxia. Medir o desvio para o vermelho provou o contrário – esses objetos são vistos a bilhões de anos-luz de distância, o que também significa que têm bilhões de anos.

Blazares e outras galáxias ativas são muito mais comuns no universo primitivo do que hoje, provavelmente porque o assunto nas galáxias se estabeleceu em órbitas estáveis ao redor do buraco negro supermassivo central (que é suspeito de existir em todas as galáxias) ou foi sugado há muito tempo.

Blazars são ainda mais brilhantes por um efeito chamado raio relativístico. Como Einstein demonstrou, o tempo diminui a velocidades próximas à da luz.

Os jatos de plasma estão se movendo a uma porcentagem substancial da velocidade da luz; portanto, da nossa perspectiva, mais plasma é ejetado em um determinado período de tempo e, como resultado, o feixe parece mais brilhante. Outro fator altamente importante é a orientação do jato em nossa direção & mdash; até alguns graus podem fazer diferença na ordem de magnitude como fator de brilho.

Blazar – Objeto

Um objeto extremamente brilhante, semelhante a uma estrela, caracterizado por rápidas mudanças na luminosidade e um espectro plano.

Originalmente consideradas estrelas variáveis irregulares comuns, suas propriedades espectrais agora levam os astrônomos a considerar os blazares como uma classe de núcleos galácticos ativos.

Os blazares emitem radiação em uma ampla gama de frequências, do rádio aos raios gama, com seus jatos apontados para o observador. Essa orientação explica suas propriedades peculiares, especificamente a variabilidade e intensidade de seu brilho, e também distingue os blazares de outra classe de núcleo galáctico ativo, os quasares.

Qual é a diferença entre um blazar e um quasar?

Um blazar é um tipo de quasar que tem maior densidade e pode produzir rajadas muito mais poderosas (geralmente raios gama) do que um quasar típico.

Blazares e quasares são a mesma coisa: núcleos de galáxias ativos. A única diferença é que eles são orientados em diferentes ângulos.

Fonte: news.wisc.edu/www.blazarventures.com/www.bu.edu/socratic.org/www.wisegeek.org/www.dictionary.com/www.pbs.orgwww.pbs.org

Veja também

Cratera

Cratera

PUBLICIDADE Cratera – Definição Uma cratera é uma depressão em forma de tigela, ou área oca, produzida …

Tempestade Solar

Tempestade Solar

PUBLICIDADE Tempestade Solar – Definição Uma tempestade solar é um termo usado para os efeitos atmosféricos sentidos …

Satélite

Satélite

PUBLICIDADE Satélite, objeto natural (lua) ou nave espacial (satélite artificial) orbitando um corpo astronômico maior. …