PUBLICIDADE
A Tipografia, design ou seleção de formulários de letras a serem organizados em palavras e frases a serem descartadas em blocos do tipo como impressão em uma página.
A tipografia e o tipógrafo que a pratica também podem se preocupar com outros assuntos relacionados – a seleção do papel, a escolha da tinta, o método de impressão, o design da encadernação, se o produto em questão for um livro -, mas a palavra tipografia sem modificador geralmente denota as atividades e preocupações daqueles mais envolvidos e preocupados com a determinação da aparência da página impressa.
Definição
O design tipográfico é um conceito básico a ser levado em conta de acordo com o que se pretende transmitir. Bem, como as cores, as tipografias transmitem emoções e sensações. Com efeito, as pessoas experimentam emoções e fazem associações em resposta a diferentes tipos de letras e fontes.
A tipografia é a arte e o ofício de organizar e criar o tipo (letras/fontes).
É extremamente importante para o trabalho de designer gráfico, redatores de conteúdo e profissionais de marketing. As escolhas relacionadas ao layout, esquema de cores e tipo de letra decidirão a diferença entre um design bom e um ruim.
O que é Tipografia?
A Tipografia refere-se ao arranjo de texto em uma página e aparece de alguma forma ou de outra em todas as instâncias da comunicação escrita.
Dependendo do objetivo, ele pode ser usado para melhor legibilidade, impacto ou uma declaração artística.
Alguns designers gráficos trabalham totalmente em texto e estudam como o texto é organizado extensivamente enquanto aperfeiçoam sua arte. O design de qualidade pode fazer uma grande diferença nas comunicações, porque pode afetar a maneira como o leitor vê e sente sobre o tópico em discussão.
No mais básico, a tipografia é uma combinação de fonte, tamanho, espaçamento e cor. Por exemplo, muitos artigos on-line usam uma fonte clara e sem serifas (são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras) em tamanho moderado, organizada na tela para máxima legibilidade. O texto é preto em um fundo claro, aumentando ainda mais a legibilidade, e os links dentro do texto se destacam porque estão sublinhados e em uma cor diferente.
O objetivo geral por trás do layout do artigo é comunicar claramente informações escritas a um leitor.
Tipografia
Esse também é o caso de jornais, livros e outras fontes de informação.
A tipografia jornalística é uma forma de arte cuidadosamente equilibrada, já que os compositores do jornal devem ser capazes de ajustar o texto exigido dentro de certas restrições de página. A equipe do jornal também deve tomar decisões sobre o tamanho das manchetes e a colocação de material na página. As pessoas que examinam os jornais de perto devem ser capazes de ver padrões na forma como os artigos e fotografias são dispostos na página. Eles devem ser capazes de distinguir imediatamente o artigo principal, por exemplo, como ele deve chamar a atenção instantaneamente.
A Tipografia também pode ser elevada em uma forma de arte, e alguns dos melhores exemplos são encontrados em design de publicidade. Por exemplo, a maioria dos consumidores associa fontes específicas a determinados produtos de marca, porque a campanha publicitária apresentava o uso distinto dessas fontes.
As equipes de design por trás da campanha publicitária fizeram uma série de desbastes de design que provavelmente incluíam uma variedade de fontes para que os designers e os executivos da empresa pudessem decidir sobre um design que melhor representasse a empresa.
Especialmente na arte moderna, a tipografia também é usada para transmitir uma declaração artística.
Famosas obras de arte moderna, muitas vezes incluem o uso do texto como um meio visual, às vezes sozinho e às vezes com imagem.
A fonte, o espaçamento entre letras e a cor são considerações importantes para o máximo impacto visual.
Pequenas mudanças podem alterar radicalmente a aparência de uma peça, e muitos programas de design gráfico de computador facilitam a modificação dos textos na perfeição.
A tipografia clássica, usando o tipo móvel e uma prensa, exigia um olhar atento aos detalhes e uma capacidade de extrapolar a aparência final da peça a partir de informações visuais limitadas.
O componente visual da palavra escrita
A Tipografia é o componente visual da palavra escrita.
Um texto é uma sequência de palavras. Um texto permanece o mesmo, não importa como é processado. Considere a frase “Eu gosto de pizza”. Posso imprimir esse texto em um pedaço de papel, ler em voz alta ou salvá-lo em um arquivo no meu laptop. Será o mesmo texto, apenas processado de maneiras diferentes – visualmente, audivelmente, digitalmente.
Mas quando “gosto de pizza” é impresso, a tipografia é envolvida. Todo o texto exibido visualmente envolve tipografia – se estiver no papel, na tela do computador ou em um outdoor.
O que é tipografia e, por extensão, design tipográfico?
Para usar a explicação mais básica, a tipografia é o design e o uso de tipos de letra como meio de comunicação. Muitas pessoas consideram que a tipografia começou com Gutenberg e o desenvolvimento do tipo móvel, mas a tipografia remonta a muito mais do que isso. Este ramo do design realmente tem suas raízes em letras manuscritas. A tipografia engloba tudo, desde a caligrafia até o tipo digital que vemos hoje em páginas da web de todos os tipos.
A arte da tipografia também inclui designers de tipos que criam novas formas de letras que são transformadas em arquivos de fontes que outros designs podem usar em seu trabalho.
Por mais diferentes que esses trabalhos possam ser, os fundamentos da tipografia sustentam todos eles.
A história da tipografia
Como a tipografia é a disposição do texto, você pode imaginar que ela tem uma longa história que está intimamente associada à palavra impressa.
Os primeiros exemplos de tipografia remontam à Grécia e Roma antigas, geralmente na forma de selos e moldes imperiais usados para ganhar dinheiro. Um selo real em um documento, por exemplo, seria criado usando um selo de metal embebido em cera e servido como um tipo de assinatura.
Por volta de 1041, a tipografia começou a evoluir para o que reconhecemos hoje como a invenção do tipo móvel pelo cidadão chinês Bi Sheng. Usando telhas de barro, Sheng criou um sistema onde cada caractere chinês era representado em um único bloco, permitindo assim que palavras e frases fossem impressas em papel usando tinta.
Com o passar do tempo, os ladrilhos de cerâmica foram substituídos por blocos de madeira, mas o processo de impressão ainda era lento e demorado porque precisava ser feito à mão.
Tudo isso mudou por volta de 1440, quando Johannes Gutenberg criou a primeira prensa mecânica. Diferentemente de gravuras feitas à mão anteriores, a gráfica de Gutenberg usava chapas de metal e um sistema mecanizado para reproduzir textos de maneira rápida e mais eficiente do que nunca. Na verdade, o processo de Gutenberg foi tão eficaz e eficiente que muitos elementos ainda são usados hoje no processo de impressão.
Os textos podiam ser reproduzidos antes da imprensa, mas o tempo e o trabalho necessários para que isso acontecesse mais ou menos impediam a produção em massa de textos escritos.
Com a ajuda da imprensa, novas idéias e conceitos poderiam ser compartilhados dentro das comunidades e, quando transportados por viajantes, poderiam percorrer o mundo. Assim, a imprensa de Gutenberg foi uma espécie de ponto de inflamação que desencadeou uma revolução global no compartilhamento de idéias.
Fonte: mott.pe/www.wisegeek.org/practicaltypography.com/www.lifewire.com/www.graphicdesigndegreehub.com
Redes Sociais