PUBLICIDADE
Definição
Ilusionismo é uma técnica de usar métodos pictóricos para enganar o olho.
Ilusionismo éo uso de técnicas artísticas (como perspectiva ou sombreamento) para criar a ilusão da realidade, especialmente em uma obra de arte
O que é o Ilusionismo?
Ilusionismo, na arte, é uma espécie de truque visual em que formas pintadas parecem reais. Às vezes é chamado de trompe l’oeil (engana o olho). O desenvolvimento da perspectiva de um ponto
O termo ilusionismo é usado para descrever uma pintura que cria a ilusão de um objeto ou cena real, ou uma escultura onde o artista retratou a figura de maneira tão realista que parece viva
O termo é frequentemente usado especificamente em relação aos esquemas decorativos usados em edifícios de arte barroca, especialmente pinturas de teto, nas quais o artista usa a perspectiva e o escorço para criar, por exemplo, a ilusão de que o teto está aberto ao céu e povoado por figuras como anjos ou santos.
Altos níveis de ilusionismo também são tipicamente encontrados em pinturas de naturezas-mortas do século XVII, por exemplo, no trabalho de Edward Collier.
Tais efeitos também são por vezes referidos como “trompe l’oeil”, uma expressão francesa que significa “engana o olho”.
Na teoria da arte moderna, o ilusionismo tem sido desaprovado com base no fato de negar a verdade básica da planura da tela.
No entanto, artistas surrealistas, como Salvador Dalí e René Magritte, utilizaram-no com grande eficácia para evocar o mundo alternativo do inconsciente.
Ilusionismo – Salvador Dalí
Metamorfose de Narciso 1937
Termos e conceitos relacionados
Trompe l’oeil
Frase francesa que significa “engana o olho” usada para descrever pinturas que criam a ilusão de um objeto ou cena real
Obras selecionadas na coleção
Edward Collier – A Trompe l’oeil de Jornais, Cartas e
Implementos de Escrita em uma Placa de Madeira
Lago da Montanha
Salvador Dalí – 1938
Francesco Sleter – Uma Representação das Artes Liberais:
Projeto de Teto para a Sala de Jantar do Estado no Castelo Grimsthorpe
Ilusão na arte
A arte é ilusionista por natureza. No caso de uma pintura, uma cena tridimensional é representada por uma imagem bidimensional. O artista usa ilusões que aceitaremos para implicar uma cena realista.
Uma das primeiras técnicas empregadas foi o uso de delineamento para sugerir a forma. Desde as primeiras pinturas rupestres até os desenhos animados modernos, os artistas descobriram intuitivamente que informação é crucial para o reconhecimento. A ciência moderna descobriu que tais desenhos de contorno podem realmente ser reconhecidos pelo cérebro mais rapidamente do que uma fotografia do objeto.
Pintores afresco greco-romanos e artistas de mosaico usado tons escuros para sugerir sombras e forma. O uso de tons escuros para sugerir a forma não era óbvio; até recentemente, as sombras não eram usadas na arte chinesa e japonesa.
Antes da descoberta da perspectiva, pintores europeus asiáticos e medievais usaram a técnica de levantar figuras no plano da imagem para sugerir profundidade.
Eles, no entanto, não diminuíram o tamanho de objetos distantes consistentemente. Isso fez com que a cena parecesse irreal e plana. Não foi até a descoberta da perspectiva no Renascimento que esse problema foi resolvido. Pela primeira vez, as imagens sugeriram profundidade.
Cor e contraste também foram usados por artistas para sugerir profundidade. Os tons quentes (vermelhos e amarelos) não apareceram à distância. Isso porque os artistas haviam observado o azul dos objetos distantes. Os cientistas descobriram mais tarde que esse elenco azul é devido à dispersão da luz através de uma maior distância da atmosfera.
Artistas retratariam uma montanha ao longe, tornando-a mais clara e baixa em contraste. Objetos iluminados em primeiro plano são sempre doloridos com o maior contraste. Áreas em primeiro plano que estavam na sombra foram pintadas de maneira menos definida. Isso simula a incapacidade do olho de se ajustar completamente a áreas escuras em uma cena de luz. Por exemplo, em uma sala escura, seu olho acomoda-se ao escuro e você pode ver bem. Em uma área de iluminação brilhante, seu olho acomoda a luz e você não pode ver nas sombras também. Em uma luz brilhante, o olho é mais capaz de se concentrar.
As bordas pintaram-se suavemente para sugerir a curvatura gradual, como em uma face, e agudamente para sugerir uma curva súbita, como ao longo da ponte de um nariz. Bordas duras poderiam ser feitas para parecer ainda mais nítidas, aumentando o contraste.
No século XIX, os impressionistas começaram a olhar para as relações de cores e reconhecer que uma imagem não é necessariamente percebida como um todo integrado, como nas representações clássicas; o que realmente percebemos é a mudança de padrões de cor e tom. Assim, eles começaram a explorar as propriedades da cor e a sugestão de forma. Descobriu-se que o uso de tons frios faz com que um objeto pareça mais distante do que um objeto semelhante pintado em tons quentes. Um tom neutro pintado ao lado de uma cor assumiria a aparência da cor complementar.
Com o advento da arte abstrata, muitas dessas técnicas ilusionistas foram exploradas mais sistematicamente, e foram usadas para evocar a percepção da forma sem sugerir um significado literal. A Op Art nos anos 60 foi dedicada à exploração de ilusões discerníveis.
Fonte: www.tate.org.uk/www.merriam-webster.com/encyclopedia2.thefreedictionary.com/psylux.psych.tu-dresden.de
Redes Sociais