PUBLICIDADE
Bolshoi é uma palavra russa que traduzida para o português significa grande, maior. Assim, um nome sugestivo e bem pensado para uma das principais companhias de ballet e ópera de Moscou, a Companhia de Ballet Bolshoi que popularmente é referida como Ballet Bolshoi, conhecida e admirada por todo o mundo.
O início da Companhia se deu com o ensino de ballet clássico em um orfanato, posteriormente esta teve como sede o Teatro Bolshoi, em Moscou na Rússia, quando esse foi recém reconstruído. A companhia se tornou profissional sem perder o caráter social, como é visto até hoje principalmente na sede brasileira; existem projetos que envolvem a comunidade em trabalhos voluntários e hospedagem para estudantes da escola, além de bolsas de estudos. Também envolve a comunidade com ações culturais e eventos gratuitos e regulares.
O marco da criação do Teatro Bolshoi como sede da companhia trouxe consigo a afirmação e valorização do balé russo, pois começou a encarar o ballet francês, o qual era dominante, como algo ultrapassado.
Atualmente é dançado pela Companhia Ballet Bolshoi e ensinado pelas escolas do Teatro Bolshoi o método de ballet clássico Vagonova, o qual foi criado pela bailarina russa Agrippina Vaganova e tem influências do ballet francês, que até então era dançado e ensinado nesse contexto, e do ballet italiano pelo virtuosismo que propõe. Vaganova criou esse método com o intuito de sistematizar o ensino de forma gradual, de constante evolução no aprendizado e que tivesse foco também na consciência corporal, de forma a não machucar os aprendizes.
Com a finalidade de disseminar tal método de ensino e de dança é que o diretor artístico do teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, em 1995 planejou uma escola e por gostar da receptividade do Brasil resolveu ter uma filial aqui, a atual Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville, interior de Santa Catarina.
Luciana Moretti Angelo
Redes Sociais